Como guardar as armas de maneira segura em casa?

Como guardar as armas de maneira segura em casa?

Ao abordar a questão de guardar armas em casa, é necessário reconhecer a responsabilidade que acompanha a posse de armas de fogo. Este artigo busca esclarecer as melhores práticas para assegurar que armas e munições sejam armazenadas de maneira segura, mitigando riscos e garantindo a segurança de todos os moradores. Desde a escolha do local de armazenamento até as especificações técnicas dos dispositivos de segurança, cada detalhe faz diferença na prevenção de acidentes e do acesso não autorizado.

Um dos pontos críticos na segurança é a escolha do local de armazenamento das armas e munições. Tais itens devem ser guardados em um local seguro, fora do alcance de crianças e protegidos contra acessos indevidos, o que geralmente envolve o uso de cofres. Ao longo deste artigo, discutiremos as diversas medidas para o armazenamento seguro, bem como os cuidados necessários para manter as armas em condições ideais, evitando a deterioração e garantindo sua prontidão para uso.

Por que se preocupar com a segurança das armas?

A segurança das armas vai além da prevenção de possíveis incidentes; representa a cautela com um bem de valor financeiro e emocional considerável. Devem ser resguardadas tanto para evitar o acesso de crianças, movidas pela curiosidade, quanto para não caírem em mãos de criminosos. Além disso, é importante manter as armas seguras em conformidade com as normas legais, evitando consequências. Portanto, a preocupação com a segurança das armas é fundamental, englobando principalmente os seguintes motivos:

  • É um bem de alto valor financeiro;
  • Crianças são curiosas, e podem querer manusear;
  • Pode constituir herança e ter valor emocional;
  • Armas são de de interesse de criminosos;
  • Respeitar as regras estabelecidas.

Suas armas são de sua responsabilidade

Garantir a segurança das suas armas é essencial não só para proteger sua família, mas também para evitar acidentes trágicos. Uma arma guardada de forma segura impede que ela caia nas mãos erradas, como as de crianças ou invasores. Além disso, manter as armas seguras é uma responsabilidade do proprietário, que pode enfrentar sérias consequências legais se negligenciar essa obrigação. Portanto, investir em medidas de segurança é um ato de responsabilidade e prevenção, essencial para qualquer um que possua armas.

E então, como guardar as armas em casa?

Manter armas e munições seguras em casa é um compromisso que você assumiu no momento da aquisição. Talvez, a regra mais importante seja nunca armazenar armas municiadas. Também é importante limpar as armas antes de guardá-las, ter um sistema eficaz de alarme e câmeras e respeitar todas as normas de segurança. Além disso, é preciso ter um cofre adequado para a guarda de todos esses produtos controlados pelo Exército (PCE). A seguir, vamos ver, em detalhes, todas as melhores práticas para a guarda responsável de armas e munições em casa, garantindo a segurança dos equipamentos e a integridade de todos os familiares.

Limpe suas armas antes de guardar

Sempre faça uma limpeza meticulosa das armas antes do armazenamento. Isso é importante para preservar a sua integridade e o bom funcionamento. Materiais com cobre, chumbo, aço e plástico podem puxar umidade, comprometendo a sua durabilidade. A aplicação de uma fina camada de óleo lubrificante nas superfícies metálicas é importantes para proteger contra a oxidação. O tratamento das coronhas ou cabos de madeira com cera, tanto interna quanto externamente, previne inchaços e rachaduras, mantendo-as em boas condições. Também é importante ter uma atenção especial ao cano da arma, removendo o acumulo de restos de chumbo e pólvora do raiamento, com auxílio de uma escova própria. Estes cuidados não apenas asseguram a preservação estética das armas, mas também garante que estejam prontas para uso quando necessário.

Nunca guarde a arma municiada

É fundamental armazenar uma arma sempre descarregada para prevenir acidentes, especialmente em lares com crianças. Em momentos de descuido, uma criança ou familiar pode ter acesso ao equipamento, pense nisso. Armas municiadas representam um risco significativo de disparos acidentais, que podem resultar em ferimentos graves ou fatais. Além disso, manter a arma desmuniciada contribui para uma prática responsável, faz parte do manuseio cuidadoso e do respeito pelas normas de segurança. Essa precaução é simples, mas importante para que todos ao redor permaneçam seguros.

Instale um sistema de alarme e câmeras de segurança

Embora a legislação brasileira não exija, implementar um sistema de alarme e câmeras em casa eleva significativamente a segurança das armas e munições armazenadas. Esses sistemas dissuadem potenciais invasores e aumentam a chance de detecção e resposta rápida, em caso de tentativas de furto ou acesso não autorizado. Além disso, as gravações podem fornecer pistas sobre os eventuais invasores, colaborando para a solução do caso pelas autoridades. Assim, a instalação desses dispositivos de segurança é uma prática recomendável para os possuidores de armas.

Guarde as suas armas em um cofre

Investir em um cofre para armas é mais do que cumprir a obrigação legal; é uma prevenção contra possíveis infortúnios e/ou acidentes domésticos. Ao colocar suas armas de fogo em um “caixa de aço”, você estará protegendo não só as suas armas e munições de caírem em mãos erradas, mas também as crianças e pessoas inabilitadas ao seu redor. Um cofre também possibilita a guarda de outros objetos de valor, como dinheiro, joias, fotografias e documentos importante. Além disso, alguns cofres também resistem a desastres como incêndios e inundações, protegendo seus bens no interior.

Como escolher o melhor cofre para armas?

Ao escolher o melhor cofre para armas, você e sua família precisam avaliar quais são as necessidades e critérios mais importantes. No geral, é recomendável fazer uma boa pesquisa entre os diversos fabricantes e modelos disponíveis no Brasil. Abaixo você encontrará uma lista dos principais critérios que você deve considerar ao procurar um cofre de armas ideal para a sua realidade.

  • Observe o material do cofre. Preferencialmente, busque por metais de alta qualidade que sejam muito resistentes;
  • Encontre um cofre com preço que se ajuste ao seu orçamento;
  • Escolha o tamanho que atenda às suas necessidades de armazenamento. Existem cofres específicos tanto para armas longas, quanto para armas de porte, como pistolas ou revólveres;
  • Prefira cofres com algum tipo de vedação e controle de umidade;
  • Veja o mecanismo de travamento que melhor atenda às suas necessidades;
  • Considere cofres com proteção contra fogo;
  • Escolha parafusos e fixadores de alta qualidade para fixar o seu cofre.

Aparafuse o cofre no concreto

Os ladrões terão dificuldade em tirar o cofre do lugar ou removê-lo de sua casa se ele estiver aparafusado. É recomendável aparafusar o cofre em uma parede de concreto ou em uma viga para que fique muito difícil de ser retirado do local. Além disso, certifique-se de que o piso onde você planeja colocar o cofre para armas possa suportar o peso.

Siga as normas de segurança

O respeitos às normas de segurança é essencial para evitar acidentes e garantir a proteção do usuário e de terceiros. Fundamentalmente, toda arma deve ser tratada como se estivesse sempre carregada, uma abordagem que elimina surpresas perigosas. Essa precaução é reforçada ao apontar a arma somente em direção ao que se pretende atirar, mantendo o dedo fora do gatilho até o momento do disparo. Além disso, verifique se a arma está descarregada antes de limpá-la ou manuseá-la. Faça essa vistoria com o cano sempre voltado para uma direção segura. Por último, nunca manuseie armas sob efeito de álcool, drogas ou medicamentos que alterem a sua capacidade de percepção. Essas e outras normas de segurança você confere na cartilha de armamento e tiro. Aquela mesma que você estudou para o teste de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo.

Ensine seus filhos a lidarem com armas

A inocência infantil muitas vezes mascara uma curiosidade aguçada, que pode levar os pequenos a descobrirem e manusearem as armas de fogo sem o conhecimento dos pais. Estudos revelam que a suposição de pais sobre a ignorância dos filhos em relação ao local de guarda das armas é frequentemente equivocada. Tudo isso ressalta a importância de uma educação rigorosa sobre a segurança no manuseio de armas. Conversas abertas e instruções claras são medidas importantes para garantir que os menores compreendam os perigos envolvidos.

Quando tiverem idade suficiente, faça com seus filhos conheçam e entendam as diretrizes de segurança relativas a armas de fogo. A maioria das crianças chega a esse ponto quando demonstra bom comportamento, raciocínio e autocontrole quando você lhes mostra suas armas ou outros itens perigosos, como facas. Em outros países é normal que crianças de 10 anos comecem a ter contato com armas de fogo e praticarem na companhia dos pais. Normalmente iniciam com o calibre .22 LR. No entanto, estamos no Brasil e tudo por aqui é burocrático, atrasado e complicado.

Aos que estiverem tendo contato pela primeira vez com as armas de fogo, é importante que decorem três regras básicas:

  • Mantenha sempre o cano da arma apontado para uma direção segura;
  • Sempre mantenha o dedo fora do gatilho até estar pronto para atirar;
  • Mantenha sempre a arma descarregada até estar pronto para disparar.

Utilize travas do tipo cadeado

A aquisição de travas do tipo cadeado para armas é uma medida recomendada. Este dispositivo não só previne acidentes, especialmente em lares com crianças, mas também impede o uso não autorizado da arma. A instalação dessas travas é simples e rápida, oferecendo uma segurança imediata e efetiva. Além disso, é um investimento acessível que proporciona a tranquilidade de saber que apenas indivíduos autorizados tenham acesso à arma.

Travas do tipo cadeado para armas
Travas do tipo cadeado para armas

Trava do tipo cadeado com cabo de aço

A trava para arma tipo cadeado com chave e cabo de aço é um dispositivo de segurança interessante para proprietários de armas. Compacta, mas extremamente eficaz, esta trava utiliza um cabo de aço resistente, que passa pelo mecanismo de disparo ou pelo carregador, impedindo assim seu funcionamento. Acompanhada de um cadeado com chave, ela oferece uma outra camada de proteção, garantindo que apenas indivíduos autorizados possam manusear a arma.

Trava do tipo cadeado para gatilho

A trava de gatilho com chave é um outro tipo de dispositivo de segurança para quem possui armas de fogo. Este mecanismo simples é instalado diretamente no gatilho da arma, impedindo que seja pressionado sem antes ser retirado com a utilização da chave correspondente. É uma solução eficaz e de baixo custo, que previne disparos acidentais, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam operar a arma. Além disso, muitas armas já são vendidas com esse tipo de trava incluída na caixa.

Guarde suas munições em embalagens fechadas e livres de umidade

As munições, como componentes vitais para o funcionamento de uma arma de fogo, exigem certos cuidados para preservarem suas propriedades e garantirem desempenho e confiabilidade ao longo dos anos. A escolha de um local escuro, seco e com temperaturas estáveis é fundamental para evitar os dois grandes vilões da conservação de munições: a umidade e as flutuações térmicas. Ambientes úmidos ou com alterações constantes de temperatura podem levar à corrosão, problemas na vedação e alterações nas propriedades da pólvora, resultando em munições inseguras ou inutilizáveis. Por isso, vale a pena fazer um investimento em recipientes à prova d’água com vedação de borracha, que mantém o conteúdo protegido da umidade. Para aqueles que desejam um nível maior de cuidado, um espaço próprio com controle climático e a utilização de dessecantes ou absorvedores de umidade a base de sílica são estratégias recomendáveis. Essas medidas são essenciais para o armazenamento de munições, principalmente no Brasil, onde muitos Estados apresentam umidade do ar bem elevada.

Onde guardar uma pistola ou revólver para defesa?

Armas para defesa (com registro na Policia Federal) devem estar resguardadas de pessoas não autorizadas e, ao mesmo tempo, prontamente disponíveis para casos de urgência. Sendo assim, a melhor forma de equilibrar a segurança da arma com a pronta disponibilidade é através do cofre biométrico para armas curtas. Tratam-se de pequenas caixas metálicas, com design robusto e abertura por meio de impressão digital e/ou código. Esta solução, além de atender aos parâmetros de segurança exigidos, confere tranquilidade, garantindo que as armas de porte estejam acessíveis em segundos apenas para quem de fato devem estar.

Cofre biométrico para armas curtas
Cofre biométrico para armas curtas

As regras do Exército para a guarda de acervo do CAC

Na busca pela segurança nas atividades com produtos controlados, o Exército Brasileiro, através do Anexo G da Portaria Nº 166/2023 – COLOG/C Ex, estabelece diretrizes para a guarda do acervo dos Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Segundo as novas normas, é essencial que todas as armas e munições sejam mantidas em cofres ou recipientes similares, reforçados e devidamente trancados, e que as armas estejam sempre desmuniciadas. Além disso, ressalta-se a importância de que o local designado para a guarda tenha uma estrutura sólida, com paredes, piso e teto de alvenaria, garantindo uma barreira física adicional contra acessos indevidos.

Confira exatamente quais são as orientações do Exército para a guarda de armas de fogo e munições do acervo de tiro desportivo e caça excepcional:

  • As armas e munições devem ser acondicionadas em recipientes do tipo cofre, caixas metálicas ou outro recipiente que dificulte sua retirada do local de guarda. As armas devem estar desmuniciadas;
  • O recipiente deve possuir fechaduras ou trancas reforçadas, com abertura por meio de código ou chave;
  • O local dos recipientes deve possuir paredes, piso e teto de alvenaria.

Considerações finais sobre como guardar as armas em casa

Ao final deste artigo, é evidente que a segurança na guarda de armas em casa não é apenas uma medida de proteção da família, mas uma prática de responsabilidade social. A implementação de um local seguro de guarda de acervo, acompanhado de um manejo responsável e educação contínua sobre segurança, pode praticamente zerar os riscos envolvidos.

Por fim, é primordial que os possuidores de armas estejam sempre atualizados com as legislações vigentes e participem de treinamentos regulares. A conscientização sobre a importância das boas práticas para a guarda de armas em casa e as técnicas adequadas de manuseio são fundamentais para garantir os benefícios do equipamento. Além disso, manter as armas seguras é um compromisso contínuo que o proprietário assume no momento da sua aquisição.

Tem alguma sugestão para a guarda de armas e munições em casa? Deixe o seu comentário!

Saty Jardim:

Prestador de serviços credenciado no Exército Brasileiro sob Nº 000.116.553-48. Praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos junto ao Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Deixe o Seu Comentário:

cinco × três =

2019 - 2024 Legalmente Armado. Desenvolvido por .