Como Tirar a Licença para Porte e Uso de Motosserra no IBAMA

Como Tirar a Licença para Porte e Uso de Motosserra no IBAMA

Motosserra é um equipamento de corte disponível em uma série de modelos, com ação a gasolina, elétrico ou a bateria. Seu funcionamento baseia-se em um conjunto de dentes (corrente) conduzidos sobre uma barra-guia (sabre) e ligados a um rotor. Comumente é utilizado nas atividades florestais, podas de árvores e arbustos e no corte de lenha. No entanto, assim como em muitos países, no Brasil é necessário uma Licença para Porte e Uso de Motosserra – LPU, emitida pelo IBAMA.

Antes de tudo, é bom lembrar que motosserras são máquinas potencialmente perigosas, e que podem causar ferimentos graves ou fatais se não forem usadas corretamente. É essencial que qualquer pessoa que use uma motosserra, tenha recebido o treinamento adequado. Além disso, recomenda-se o emprego dos equipamentos de proteção individual adequados (EPIs).

O cadastro para tirar a Licença para Porte e Uso de Motosserra no IBAMA pode ser feito inteiramente pela internet. No entanto, o IBAMA cobra uma taxa de licenciamento de R$81,40 por equipamento; E a licença tem a validade de 2 anos. Neste guia, nós vamos mostrar à você, como solicitar a Licença para Porte e Uso de Motosserra no IBAMA.

Lei Nº 12.651/2012, Lei Nº 9.605/1998 e Decreto Nº 6.514/2008

A motosserra está entre os equipamentos mais utilizados no campo. No entanto, seu uso está condicionado ao cumprimento de certas regras legais. A Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012 determina a obrigatoriedade do registro no IBAMA, aos estabelecimentos comerciais responsáveis pela comercialização de motosserra e também para quem adquiriu e deseja utilizar. Essa mesma lei também prevê a validade de 2 anos para a licença, podendo ser renovada por igual período.

Por outro lado, quem for pego descumprindo a regulamentação, ao utilizar uma motosserra não licenciada, estará sujeito a certas penalidades. Estas, são previstas pela Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e pelo Decreto Nº 6.514, de 22 de julho de 2008. O artigo Nº 51 da respectiva lei prevê a detenção de três meses a um ano e multa. Já o decreto, estabelece o valor da multa em 1.000,00 Reais em seu artigo Nº 57.

O Passo a Passo para emitir a Licen̤a para Porte e Uso de Motosserra no IBAMA РLPU

A emissão da licença para Porte e Uso de Motosserra do IBAMA (LPU) é realizada após a inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF). Com esse registro, o usuário terá acesso ao Sistema de gerenciamento de Licenças para Porte e Uso de Motosserras. Neste módulo, o interessado deve cadastrar seu equipamento e gerar o respectivo boleto da taxa de licenciamento.

No entanto, antes de realizar qualquer cadastro no IBAMA, é necessário baixar o navegador Mozilla Firefox em seu computador. Até o momento, não é possível realizar a inscrição no Cadastro Técnico Federal utilizando outro navegador ou dispositivo.

Caso não tenha um computador, recomendo que você procure uma lan house ou peça para outra pessoa fazer o seu cadastro. Os sistemas do IBAMA não funcionam corretamente em dispositivos móveis.

Cadastro Técnico Federal para Porte e Uso de Motosserra – CTF

O Cadastro Técnico Federal – CTF permite ao usuário emitir o Comprovante de Inscrição cadastrar as motosserras de sua propriedade e emitir os respectivos boletos das taxas de licenciamento. Acima de tudo, durante as atividades de corte, o usuário precisa estar em posse dos documentos devidamente atualizados.

Para iniciar o cadastro no IBAMA para porte e uso de motosserra, você deve visitar esse link utilizando o navegador Mozilla Firefox. Após acessar, preencha utilizando os seus dados pessoais, conforme exemplo a seguir.

Inscrição de Pessoa Física no CTF/APP - Motosserra
Inscrição de Pessoa Física no CTF/APP do IBAMA

Em “Atividades desenvolvidas” você deve preencher da seguinte forma:

  • Categoria: 21 – Atividades não relacionadas no Anexo VIII da Lei nº 6.938/1981;
  • Descrição: 27 – Porte e uso de motosserra – Lei nº 12.651/2010: art. 69, § 1º;
  • Data de início da atividade: A data em que você estiver fazendo o cadastro;
  • Data de término: Deixar em branco.

Com tudo preenchido corretamnete, clique em “Adicionar”. Consequentemente, a atividade será listada conforme ilustração abaixo.

Atividade: Porte e uso de motosserra - LPU
Porte e Uso de Motosserra РLPU (Categoria 21 e Descri̤̣o 27)

Por último, é necessário definir uma senha e salvar o formulário. Portanto, escolha uma senha forte e fácil de gravar, leia e aceite os termos, informe os caracteres de verificação e clique em “Gravar inscrição”.

Cadastro no IBAMA - CTF/APP

Com o cadastro pronto, a próxima etapa é emitir o Comprovante de Inscrição, cadastrar a sua motosserra e gerar o respectivo boleto da taxa de licenciamento.

O Comprovante de Inscrição no CTF

Primeiro você deve acessar a página do CTF/APP e fazer login com seu CPF e senha escolhida anteriormente.

Login CTF/APP
Login CTF/APP

Após entrar no sistema, você deverá emitir o Comprovante de Inscrição.

Certificado de regularidade e Comprovante de inscrição - CTF/APP IBAMA

Para emitir o Comprovante de Inscrição no CTF, basta acessar a página correspondente através do menu “Cadastro” e seguir as instruções. Recomendo que você salve o documento em seu computador pessoal. Além disso, é importante imprimir este documento e levar consigo durante os deslocamentos para as atividades com motosserra. O Comprovante de Inscrição não perde a validade.

Cadastro da Motosserra e Emissão do Boleto

Nessa segunda etapa será feito o cadastro do equipamento no IBAMA e a emissão do boleto para pagamento da taxa de licenciamento. Para começar, escolha a opção “Licença para Porte e Uso de Motosserras” disponível no menu “Serviços”.

Licença para Porte e Uso de Motosserras
Licen̤a para Porte e Uso de Motosserras РLPU

Nessa nova tela, você deve escolher a opção “Emissão de Licença”.

Licença para Porte e Uso de Motosserras - LPU
Emissão de Licença para Porte e Uso de Motosserras

O próximo passo será preencher o formulário com os dados do seu equipamento.

Esse formulário simples pede apenas a marca, modelo, número de série e nota fiscal do seu motosserra. Preencha conforme exemplo abaixo e clique em “Adicionar”.

Cadastro de Motosserras
Cadastro de Motosserras

Com o motosserra devidamente cadastrado, é hora de clicar em “Emitir Boleto” para gerar o boleto de pagamento da taxa de licenciamento.

Relação de Motosserras Cadastradas no IBAMA
Relação de Motosserras Cadastradas no IBAMA

Após clicar no botão, será gerada o boleto para pagamento. A taxa de licenciamento é de R$81,40 e poderá ser paga em qualquer banco até o vencimento.

Boleto - Taxa de Licenciamento de Motosserra
Boleto – Taxa de Licenciamento de Motosserra

Por último, lembre-se de imprimir o boleto e anexar o comprovante de pagamento da taxa.

Considerações Finais Sobre Licença para Porte e Uso de Motosserra no IBAMA

Emitir a Licença para Porte e Uso de Motosserra no IBAMA é um pouco demorado e burocrático, mas não é difícil. Portanto, basta seguir o passo a passo para tirar a licença do seu equipamento com validade de 2 anos.

Posteriormente, lembre-se que em uma eventual fiscalização é importante que você tenha em mãos um documento pessoal com foto, o Comprovante de Inscrição no CTF, O boleto da taxa e o respectivo comprovante de pagamento.

Licença porte e uso de motosserra - LPU

Teve alguma dificuldade ou se deparou com algum problema? Deixe o seu comentário no final deste artigo.

Saty Jardim:

Um cidadão comum, praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos no Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Comentários:
  • Mário luis

    Boa noite, para ter uma motoserra numa propriedade rural apenas para poda é necessario fazer o registro dela?
    att

    Responder
    • Saty Jardim

      Mário, a legislação diz que toda motosserra (exceto do poder público) precisa do registro no IBAMA.

      Responder
Deixe o Seu Comentário:

quinze + um =

2021 Legalmente Armado. Desenvolvido por .