Como renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP

Como renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP

Buscando informações de como renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP para caça de javali? Então você chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos mostrar o passo a passo da renovação do Certificado de Regularidade do IBAMA – CR e do envio de Relatório de Manejo no Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF. O cadastro no IBAMA permite a caça de javali com emprego de armadilhas, ceva, espera, cães, faca, zagaia, lança, armas de pressão, arcos e bestas. Portanto, é fundamental mantê-lo atualizado. Se você ainda não tem o cadastro no IBAMA, veja aqui como fazer.

A renovação do cadastro de caçador no IBAMA pode ser feita totalmente pela web, inclusive via celular. Neste guia, nós vamos lhe mostrar, como fazer a emissão de um novo Certificado de Regularidade do IBAMA e também o envio de Relatório de Manejo no SIMAF.

RESOLUÇÃO CONABIO N° 07/2018

Javalis (Sus scrofa) são animais originários da Europa, Ásia e norte da África. Após introdução no Brasil, bem como em outros países Americanos, o javali tornou-se uma espécie altamente nociva ao meio ambiente. Eles causam estragos em florestas, nascentes, pastagens, plantações, além de que também atacam animais nativos.

Diante das particularidades do javali, e considerando que espécies exóticas invasoras estão entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extinção de espécies, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Biodiversidade elaboraram a Estratégia Nacional Para Espécies Exóticas Invasoras. Esse programa, lançado através da Resolução CONABIO Nº 7, de 29 de maio de 2018, trata da gestão e do manejo de espécies exóticas invasoras no Brasil, entre elas o javali.

O caçador deve ter participação direta nas medidas de erradicação, controle e mitigação de impactos de espécies exóticas invasoras e de invasões biológicas no Brasil.

O Passo a Passo para Renovar o Cadastro de Caçador no IBAMA

A renovação do cadastro de caçador no IBAMA é realizada por meio do sistema do Cadastro Técnico Federal (CTF). Após login, o usuário terá acesso a página de renovação do Certificado de Regularidade no CTF e também ao Sistema de Informação de Manejo de Fauna (SIMAF) na qual poderá fazer o envio de Relatório de Manejo de fauna invasora. Tanto o CTF quanto o SIMAF são de propriedade do IBAMA. E o seu acesso deve ser rotineiro por parte dos caçadores de javali.

Para renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA, recomenda-se baixar o navegador Mozilla Firefox em seu computador. No entanto, também é possível fazer a renovação via celular.

Caso você não consiga fazer a renovação pelo celular, recomendo que você tente pelo computador ou peça que outra pessoa faça pra você. Os sistemas do IBAMA não são muito intuitivos e trazem relativa dificuldade aos iniciantes.

Renovação do Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP

O Certificado de Regularidade atualizado é emitido através do Cadastro Técnico Federal – CTF. Este documento comumente é solicitado pelo Exército em procedimentos como pedidos de compra de armas e/ou guias de tráfego. Além disso, o caçador também precisa estar em posse dos documentos devidamente atualizados durante as atividades de caça de javali.

Para iniciar a renovação do Certificado de Regularidade do IBAMA, você deve acessar a página do CTF/APP. Informe o seu CPF e senha já cadastrados.

Login CTF/APP
Login CTF/APP

Na tela inicial, você deve clicar na opção “Certificado de Regularidade” no menu superior ou nas opções iniciais.

Renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP

Ao acessar a página, após o termino de validade do seu certificado de regularidade, o sistema exibirá a seguinte mensagem. No entanto, para gerar o novo certificado de regularidade do IBAMA, basta clicar no botão “Emitir Certificado de Regularidade”.

Emitir Certificado de Regularidade do IBAMA

Com o novo Certificado de Regularidade – CR gerado, recomendo que você salve o mesmo em seu computador. Além disso, é importante imprimir o documento atualizado e levar consigo durante as caçadas.

Certificado de Regularidade - CR

O Certificado de Regularidade possui validade de 3 meses, portanto ocasionalmente você deve entrar no CTF/APP para emitir um novo. Ou seja, faça isso para manter-se legalizado durante a prática de caça ao javali.

Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF

O Sistema de Informação de Manejo de Fauna, ou SIMAF, é um sistema complementar do IBAMA para os caçadores. Para esclarecer, é neste sistema que o caçador pode cadastrar as propriedades de caça, solicitar autorizações de manejo e por fim enviar os relatórios de abate.

Nessa etapa, vamos ver como fazer o envio do Relatório de Manejo de Fauna Exótica Invasora. Esse é um procedimento a ser feito 6 meses após a solicitação da respectiva autorização de manejo. No entanto, se você ainda não cadastrou uma fazenda e não solicitou uma autorização de manejo, veja como fazer isso aqui.

Envio de Relatório de Manejo de Fauna Exótica – SIMAF

Para iniciar, você deve acessar aplicativo do SIMAF através deste link. Então faça login com as mesmas credenciais anteriormente utilizadas.

Acesso ao Sistema de Informação de Manejo de Fauna - SIMAF

Após logar-se, deverá aparecer o aviso de redirecionamento acima. Clique em “Prosseguir”.

A página iniciar do SIMAF deve listar as suas autorizações de manejo já solicitadas. No entanto, as autorizações com validade expirada exibirão um ícone vermelho. Consequentemente, você deverá clicar no respectivo ícone para ter acesso ao formulário de Relatório de Manejo de Fauna Exótica Invasora.

Autorizacao de Manejo - SIMAF

O formulário aberto permitirá que você insira todos os dados relativos aos javalis abatidos no período. Ou seja, preencha cuidadosamente as informações solicitadas: Número de bates, município, tipo de manejo, método de abate, etc. Posteriormente, informe os detalhes individuais de cada javali abatido, utilizando o botão verde. Então clique em “Relatar atividades”.

Relatório de Manejo de Fauna Exótica Invasora
Relatório de Manejo de Fauna Exótica Invasora

Enfim, o sistema mostrará uma mensagem de confirmação dos dados relatados. Clique em “Confirmar dados” e o relatório será enviado.

Confirmar dados do relatorio de manejo

Após o envio dos relatórios pendentes, você estará apto a solicitar nova autorização de manejo no SIMAF. Faça isso para manter-se em dia perante o IBAMA.

Considerações Finais Sobre a Renovação do Certificado de Regularidade do IBAMA

Fazer a renovação do cadastro no IBAMA é um pouco burocrático e demorado, mas não é tão complicado. Em conclusão, basta seguir o passo a passo e fazer a renovação a cada 3 meses.

Acima de tudo, lembre-se que em uma eventual fiscalização é importante que você tenha em mãos: Documento pessoal com foto e os documentos atualizados do IBAMA.

Como renovar o Cadastro de Caçador no IBAMA

Teve alguma dificuldade ou se deparou com algum problema para renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA? Deixe o seu comentário logo abaixo dessa publicação.

Saty Jardim:

Prestador de serviços credenciado no Exército Brasileiro sob Nº 000.116.553-48. Praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos junto ao Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Comentários:
  • Claudio Junqueira

    como faço para fazer alteração de cadastro de propriedade? pois o nome esta incorreto

    Responder
    • Saty Jardim

      Claudio, infelizmente, na maioria das vezes, não é possível fazer essa alteração através do sistema.

      Responder
  • João

    Quais serão os calibres para caçador a partir de 2023?

    Responder
    • Saty Jardim

      A pergunta correta é se a caça de javali vai continuar sendo permitida…

      Responder
  • Marcio Jose Gurski

    Bom dia gostaria de saber sobre esta restrição que esta tendo no simaf APP E AIDA, e não esta abrindo para impreção de autorizacao das fazenda.

    grato
    marcio

    Responder
    • Saty Jardim

      Qual restrição, Marcio? Por aqui está normal…

      Responder
  • Pedro paulo Cerbino Jr

    Parabéns. Excelente.
    Já tem passo a passo para tirar carteira de mestre arais. Para conduzir embarcações? Se não. Fica como sugestao

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações e pela sugestão de artigo, Pedro.

      Responder
  • Mario

    Amigo, e quando perdemos o prazo? como proceder para fazer a regularização?

    Responder
    • Saty Jardim

      Mario, a renovação do Certificado de Regularidade só pode ser feita após o vencimento.

      Responder
Deixe o Seu Comentário:

dezessete − 8 =

2019 - 2024 Legalmente Armado. Desenvolvido por .