Como renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP

Como renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP

Buscando informa√ß√Ķes de como renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA – CTF/APP para ca√ßa de javali? Ent√£o voc√™ chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos mostrar o passo a passo da renova√ß√£o do Certificado de Regularidade do IBAMA – CR e do envio de Relat√≥rio de Manejo no Sistema de Informa√ß√£o de Manejo de Fauna ‚Äď SIMAF. O cadastro no IBAMA permite a ca√ßa de javali com emprego de armadilhas, ceva, espera, c√£es, faca, zagaia, lan√ßa, armas de press√£o, arcos e bestas. Portanto, √© fundamental mant√™-lo atualizado. Se voc√™ ainda n√£o tem o cadastro no IBAMA, veja aqui como fazer.

A renovação do cadastro de caçador no IBAMA pode ser feita totalmente pela web, inclusive via celular. Neste guia, nós vamos lhe mostrar, como fazer a emissão de um novo Certificado de Regularidade do IBAMA e também o envio de Relatório de Manejo no SIMAF.

RESOLU√á√ÉO CONABIO N¬į 07/2018

Javalis (Sus scrofa) s√£o animais origin√°rios da Europa, √Āsia e norte da √Āfrica. Ap√≥s introdu√ß√£o no Brasil, bem como em outros pa√≠ses Americanos, o javali tornou-se uma esp√©cie altamente nociva ao meio ambiente. Eles causam estragos em florestas, nascentes, pastagens, planta√ß√Ķes, al√©m de que tamb√©m atacam animais nativos.

Diante das particularidades do javali, e considerando que esp√©cies ex√≥ticas invasoras est√£o entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extin√ß√£o de esp√©cies, o Minist√©rio do Meio Ambiente e a Secretaria de Biodiversidade elaboraram a Estrat√©gia Nacional Para Esp√©cies Ex√≥ticas Invasoras. Esse programa, lan√ßado atrav√©s da Resolu√ß√£o CONABIO N¬ļ 7, de 29 de maio de 2018, trata da gest√£o e do manejo de esp√©cies ex√≥ticas invasoras no Brasil, entre elas o javali.

O ca√ßador deve ter participa√ß√£o direta nas medidas de erradica√ß√£o, controle e mitiga√ß√£o de impactos de esp√©cies ex√≥ticas invasoras e de invas√Ķes biol√≥gicas no Brasil.

O Passo a Passo para Renovar o Cadastro de Caçador no IBAMA

A renovação do cadastro de caçador no IBAMA é realizada por meio do sistema do Cadastro Técnico Federal (CTF). Após login, o usuário terá acesso a página de renovação do Certificado de Regularidade no CTF e também ao Sistema de Informação de Manejo de Fauna (SIMAF) na qual poderá fazer o envio de Relatório de Manejo de fauna invasora. Tanto o CTF quanto o SIMAF são de propriedade do IBAMA. E o seu acesso deve ser rotineiro por parte dos caçadores de javali.

Para renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA, recomenda-se baixar o navegador Mozilla Firefox em seu computador. No entanto, também é possível fazer a renovação via celular.

Caso você não consiga fazer a renovação pelo celular, recomendo que você tente pelo computador ou peça que outra pessoa faça pra você. Os sistemas do IBAMA não são muito intuitivos e trazem relativa dificuldade aos iniciantes.

Renovação do Certificado de Regularidade do IBAMA РCTF/APP

O Certificado de Regularidade atualizado √© emitido atrav√©s do Cadastro T√©cnico Federal ‚Äď CTF. Este documento comumente √© solicitado pelo Ex√©rcito em procedimentos como pedidos de compra de armas e/ou guias de tr√°fego. Al√©m disso, o ca√ßador tamb√©m precisa estar em posse dos documentos devidamente atualizados durante as atividades de ca√ßa de javali.

Para iniciar a renovação do Certificado de Regularidade do IBAMA, você deve acessar a página do CTF/APP. Informe o seu CPF e senha já cadastrados.

Login CTF/APP
Login CTF/APP

Na tela inicial, voc√™ deve clicar na op√ß√£o ‚ÄúCertificado de Regularidade‚ÄĚ no menu superior ou nas op√ß√Ķes iniciais.

Renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA ‚Äď CTF/APP

Ao acessar a p√°gina, ap√≥s o termino de validade do seu certificado de regularidade, o sistema exibir√° a seguinte mensagem. No entanto, para gerar o novo certificado de regularidade do IBAMA, basta clicar no bot√£o “Emitir Certificado de Regularidade”.

Emitir Certificado de Regularidade do IBAMA

Com o novo Certificado de Regularidade РCR gerado, recomendo que você salve o mesmo em seu computador. Além disso, é importante imprimir o documento atualizado e levar consigo durante as caçadas.

Certificado de Regularidade - CR

O Certificado de Regularidade possui validade de 3 meses, portanto ocasionalmente voc√™ deve entrar no CTF/APP para emitir um novo. Ou seja, fa√ßa isso para manter-se legalizado durante a pr√°tica de ca√ßa ao javali.

Sistema de Informação de Manejo de Fauna РSIMAF

O Sistema de Informa√ß√£o de Manejo de Fauna, ou SIMAF, √© um sistema complementar do IBAMA para os ca√ßadores. Para esclarecer, √© neste sistema que o ca√ßador pode cadastrar as propriedades de ca√ßa, solicitar autoriza√ß√Ķes de manejo e por fim enviar os relat√≥rios de abate.

Nessa etapa, vamos ver como fazer o envio do Relatório de Manejo de Fauna Exótica Invasora. Esse é um procedimento a ser feito 3 meses após a solicitação da respectiva autorização de manejo. No entanto, se você ainda não cadastrou uma fazenda e não solicitou uma autorização de manejo, veja como fazer isso aqui.

Envio de Relatório de Manejo de Fauna Exótica РSIMAF

Para iniciar, você deve acessar aplicativo do SIMAF através deste link. Então faça login com as mesmas credenciais anteriormente utilizadas.

Acesso ao Sistema de Informação de Manejo de Fauna - SIMAF

Ap√≥s logar-se, dever√° aparecer o aviso de redirecionamento acima. Clique em ‚ÄúProsseguir‚ÄĚ.

A p√°gina iniciar do SIMAF deve listar as suas autoriza√ß√Ķes de manejo j√° solicitadas. No entanto, as autoriza√ß√Ķes com validade expirada exibir√£o um √≠cone vermelho. Consequentemente, voc√™ dever√° clicar no respectivo √≠cone para ter acesso ao formul√°rio de Relat√≥rio de Manejo de Fauna Ex√≥tica Invasora.

Autorizacao de Manejo - SIMAF

O formul√°rio aberto permitir√° que voc√™ insira todos os dados relativos aos javalis abatidos no per√≠odo. Ou seja, preencha cuidadosamente as informa√ß√Ķes solicitadas: N√ļmero de bates, munic√≠pio, tipo de manejo, m√©todo de abate, etc. Posteriormente, informe os detalhes individuais de cada javali abatido, utilizando o bot√£o verde. Ent√£o clique em “Relatar atividades”.

Relatório de Manejo de Fauna Exótica Invasora
Relatório de Manejo de Fauna Exótica Invasora

Enfim, o sistema mostrar√° uma mensagem de confirma√ß√£o dos dados relatados. Clique em “Confirmar dados” e o relat√≥rio ser√° enviado.

Confirmar dados do relatorio de manejo

Após o envio dos relatórios pendentes, você estará apto a solicitar nova autorização de manejo no SIMAF. Faça isso para manter-se em dia perante o IBAMA.

Considera√ß√Ķes Finais Sobre a Renova√ß√£o do Certificado de Regularidade do IBAMA

Fazer a renova√ß√£o do cadastro no IBAMA √© um pouco burocr√°tico e demorado, mas n√£o √© t√£o complicado. Em conclus√£o, basta seguir o passo a passo e fazer a renova√ß√£o a cada 3 meses.

Acima de tudo, lembre-se que em uma eventual fiscalização é importante que você tenha em mãos: Documento pessoal com foto e os documentos atualizados do IBAMA.

Como renovar o Cadastro de Caçador no IBAMA

Teve alguma dificuldade ou se deparou com algum problema para renovar o Certificado de Regularidade do IBAMA? Deixe o seu comentário logo abaixo dessa publicação.

Saty Jardim:

Um cidadão comum, praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos no Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Deixe o Seu Coment√°rio:

quatro × 3 =

2021 Legalmente Armado. Desenvolvido por .