Como Fazer o Cadastro de Caçador no IBAMA?

Como Fazer o Cadastro de Caçador no IBAMA?

Se voc√™ est√° buscando saber como fazer o Cadastro de Ca√ßador no IBAMA, chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos mostrar o passo a passo do Cadastro T√©cnico Federal para ca√ßa de javali – CTF e do Sistema de Informa√ß√£o de Manejo de Fauna – SIMAF. A “carteirinha” de ca√ßador, como √© chamada, permite a ca√ßa de javali com emprego de armadilhas, ceva, espera, c√£es, faca, zagaia, lan√ßa, armas de press√£o, arcos e bestas. Para utilizar armas de fogo, al√©m do cadastro no IBAMA, tamb√©m √© necess√°rio ter o Certificado de Registro (CR) de Ca√ßador do Ex√©rcito. Portanto, caso ainda n√£o tenha o seu, veja aqui como tirar o CR de Ca√ßador no Ex√©rcito.

O cadastro de ca√ßador no IBAMA j√° foi bastante complicado, mas hoje pode ser feito inteiramente pela internet. Al√©m disso, gra√ßas ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, at√© mesmo a inser√ß√£o das propriedades e as declara√ß√Ķes de manejo agora podem ser feitas atrav√©s da web. Neste guia, n√≥s vamos mostrar √† voc√™, como fazer o Cadastro e a Solicita√ß√£o de Autoriza√ß√£o de Manejo de Esp√©cies Ex√≥ticas Invasoras ao IBAMA.

Instru√ß√£o Normativa N¬į 03/2013

Os javalis (Sus scrofa) s√£o animais nativos da Europa, √Āsia e norte da √Āfrica. No Brasil o javali √© uma esp√©cie invasora e altamente nociva ao meio ambiente. Eles causam danos em planta√ß√Ķes, pastagens, florestas, nascentes e amea√ßam a exist√™ncia das esp√©cies nativas, que s√£o mortas ou expulsas do seu habitat. Diante destas caracter√≠sticas, da agressividade, da reprodu√ß√£o descontrolada e da aus√™ncia de predadores naturais, em 2013 o IBAMA passou a autorizar a ca√ßa do javali em todo territ√≥rio nacional. Essa autoriza√ß√£o se deu atrav√©s da Instru√ß√£o Normativa N¬į 03/2013.

Por algum motivo o IBAMA utiliza o termo “Controle de javali” para se referir as atividades de ca√ßa desta esp√©cie. Eu considero que o termo correto para designar a ca√ßa √© “ca√ßa”. Portanto, o controle de javalis √© a consequ√™ncia das atividades de ca√ßa.

O Passo a Passo do Cadastro de Caçador no IBAMA

O cadastro de ca√ßador no IBAMA √© realizado atrav√©s da inscri√ß√£o no Cadastro T√©cnico Federal (CTF). Ap√≥s este registro, o usu√°rio ter√° acesso tamb√©m ao Sistema de Informa√ß√£o de Manejo de Fauna (SIMAF) na qual dever√° cadastrar propriedades e lan√ßar informa√ß√Ķes relativas aos abates. Ambos os sistemas s√£o de propriedade do IBAMA e o uso deve fazer parte da rotina dos ca√ßadores brasileiros de javali.

No entanto, antes de realizar qualquer cadastro no IBAMA, é necessário baixar o navegador Mozilla Firefox em seu computador. No momento, não é possível realizar a inscrição no Cadastro Técnico Federal utilizando outro navegador ou dispositivo.

Caso você não disponha de um computador, recomendo que você procure uma lan house ou peça que outra pessoa realize o seu cadastro. Os sistemas do IBAMA não funcionam adequadamente em dispositivos móveis.

Cadastro Técnico Federal para Caça de Javali РCTF

O Cadastro T√©cnico Federal ‚Äď CTF permite ao usu√°rio fazer a emiss√£o do Comprovante de Inscri√ß√£o e do Certificado de Regularidade. Ambos os documentos costumam ser solicitados pelo Ex√©rcito em procedimentos como pedidos de compra de armas e/ou guias de tr√°fego. Al√©m disso, o ca√ßador tamb√©m precisa estar em posse destes documentos devidamente atualizados durante as atividades de ca√ßa de javali.

Para iniciar o cadastro de caçador no IBAMA, você deve acessar esse link utilizando o navegador Mozilla Firefox. Após acessar, preencha utilizando os seus dados pessoais, conforme exemplo abaixo.

INSCRI√á√ÉO DE PESSOA F√ćSICA NO CTF/APP - IBAMA
Inscrição de Pessoa Física no CTF/APP do IBAMA

Em “Atividades desenvolvidas” voc√™ deve preencher da seguinte forma:

  • Categoria: 21 – Atividades n√£o relacionadas no Anexo VIII da Lei n¬ļ 6.938/1981;
  • Descri√ß√£o: 58 – Manejo de esp√©cie ex√≥tica invasora – Resolu√ß√£o CONABIO n¬ļ 7/2018;
  • Data de in√≠cio da atividade: A data em que voc√™ estiver fazendo o cadastro;
  • Data de t√©rmino: Deixar em branco.

Ap√≥s tudo devidamente preenchido, clique em “Adicionar”. Como resultado, a atividade ser√° listada conforme ilustra√ß√£o abaixo.

Atividade: Manejo de fauna exótica invasora
Manejo de fauna exótica invasora (Categoria 21 e Descrição 58)

Agora √© a hora de preencher a √ļltima se√ß√£o do formul√°rio e enviar os dados. Para tanto, crie uma senha forte e f√°cil de lembrar, leia e aceite os termos, preencha os caracteres de verifica√ß√£o e clique em “Gravar inscri√ß√£o”.

Cadastro de caçador no IBAMA

Feito o cadastro, a próxima etapa é emitir o Comprovante de Inscrição e o Certificado de Regularidade do IBAMA.

Comprovante de Inscrição e Certificado de Regularidade

Primeiro você deve acessar a página do CTF/APP e fazer login com seu CPF e senha anteriormente cadastrada.

Login CTF/APP
Login CTF/APP

Após entrar no sistema, você deverá emitir o Comprovante de Inscrição e o Certificado de Regularidade do IBAMA.

Certificado de regularidade e Comprovante de inscrição - CTF/APP IBAMA

Para emitir cada um dos documentos, basta acessar a p√°gina correspondente atrav√©s do menu “Cadastro” e seguir as instru√ß√Ķes. Recomendo que voc√™ salve o Comprovante de Inscri√ß√£o e o Certificado de Regularidade no seu computador. Al√©m disso, √© importante imprimir ambos os documentos e levar consigo durante os deslocamentos para as atividades de ca√ßa.

O Certificado de Regularidade possui validade de 3 meses, portanto periodicamente você deve entrar no CTF/APP para fazer a renovação. Isto é importante para manter-se legalizado durante as atividades de caça ao javali.

Sistema de Informação de Manejo de Fauna РSIMAF

Embora na etapa anterior seja possível obter os documentos que eventualmente são solicitados pelos Exército e pela fiscalização, para fazer a caça legalizada do javali é necessário um pouco mais. Para tanto, é necessário fazer uso de um segundo aplicativo do IBAMA: O Sistema de Informação de Manejo de Fauna РSIMAF. Digamos que esta é a segunda etapa do Cadastro de Caçador no IBAMA.

O SIMAF √© o sistema pelo qual o ca√ßador j√° inscrito no CTF deve cadastrar as propriedades de ca√ßa, solicitar as autoriza√ß√Ķes e enviar os relat√≥rios de abate. Para acessar este aplicativo voc√™ pode acessar este link e fazer o login com as mesmas credenciais anteriormente cadastradas.

Ap√≥s logar-se, dever√° aparecer o aviso de redirecionamento acima. Clique em “Prosseguir”.

Acesso ao Sistema de Informação de Manejo de Fauna - SIMAF

No primeiro acesso, a tela inicial do Sistema de Informação de Manejo de Fauna РSIMAF será a seguinte:

SIMAF - Autorização de manejo - Cadastro de caçador no IBAMA

Cadastro de propriedade para manejo de javali

O passo seguinte √© fazer o cadastro dos locais onde ser√£o executadas as a√ß√Ķes de ca√ßa para fins de controle populacional de javalis. Portanto, na tela inicial do SIMAF clique em “Propriedades”.

SIMAF - Cadastro de propriedades para manejo de javali

A tela aberta ir√° permitir que voc√™ insira o n√ļmero do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do terreno de ca√ßa. Caso a propriedade ainda n√£o esteja cadastrada na base do sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), informe o n√ļmero da matr√≠cula do im√≥vel. Clique em “Pr√≥ximo”.

Na página seguinte, informe todos os dados da fazenda. Principalmente, a localização e os dados do proprietário.

SIMAF - Cadastro de propriedades para caça de javali

O endere√ßo de e-mail pode ser o seu pr√≥prio, pois √© a forma em que o sistema envia os comunicados aos ca√ßadores. Ap√≥s o preenchimento dos dados, clique em “Salvar”.

√Č necess√°rio realizar o cadastro de cada uma das propriedades em que voc√™ deseja executar a√ß√Ķes de ca√ßa de javali.

Solicitação de autorização de manejo

Com a primeira propriedade cadastrada, j√° √© poss√≠vel solicitar autoriza√ß√£o de manejo. Para isso, basta clicar em ‚ÄúIn√≠cio‚ÄĚ e em seguida clicar no bot√£o ‚ÄúSolicitar nova autoriza√ß√£o‚ÄĚ.

SIMAF - Autorização de manejo - Cadastro de caçador no IBAMA

No formul√°rio, voc√™ dever√° preencher a data, os m√©todos de ca√ßa e as formas de abate. Evite marcar as op√ß√Ķes “Outros” e utilizar os campos de “Informa√ß√Ķes adicionais” e “Observa√ß√Ķes”. Se voc√™ utilizar estes campos, h√° uma grande chance do seu pedido ir para verifica√ß√£o manual de profissionais do IBAMA. Como consequ√™ncia, al√©m da sua autoriza√ß√£o demorar para ser aprovada, ela poder√° ser negada. A negativa vir√° caso voc√™ informe algo em desacordo com as normas vigentes, como uma armadilha n√£o permitida.

Atrav√©s dos √≠cones de “mais”, voc√™ poder√° incluir a propriedade e tamb√©m os demais ca√ßadores que far√£o parte do manejo.

Por fim, clique em “Solicitar autoriza√ß√£o”. Verifique a mensagem informada e siga para a p√°gina inicial.

Solicitação de autorização de manejo de javali

Cada uma das autoriza√ß√Ķes de manejo ter√° validade m√°xima de 3 meses.

Relatório de manejo

Enfim, est√° √© a √ļltima etapa necess√°ria durante o cadastro de ca√ßador no IBAMA. Um relat√≥rio de manejo deve ser enviado para cada propriedade cadastrada, no final de 3 meses.

Voc√™ n√£o dever√° fazer o relat√≥rio agora, pois provavelmente acabou de cadastrar a sua primeira propriedade. Mas lembre-se de fazer isto depois. Caso contr√°rio, voc√™ ficar√° impossibilitado de solicitar novas autoriza√ß√Ķes e o seu cadastro no IBAMA poder√° ter problemas.

Ao lado da autorização de manejo, o ícone vermelho (ponto de exclamação) dará acesso ao formulário do relatório de manejo.

O relat√≥rio de atividades de manejo √© composto por duas partes. Primeiro uma parte geral com o n√ļmero de animais ca√ßados, bem como os m√©todos de ca√ßa e abate. Esta primeira se√ß√£o dever√° ser preenchida com dados semelhantes aos indicados durante a solicita√ß√£o de autoriza√ß√£o de manejo. Na segunda parte, acess√≠vel atrav√©s do √≠cone verde com um “mais”, voc√™ poder√° indicar os dados relativos a cada um dos javalis abatidos. Por √ļltimo, clique em “Relatar atividades”.

Relatório de atividades de manejo

Após a entrega do relatório a respectiva autorização é finalizada. Para continuar com as atividades de caça de javali na propriedade, é necessário realizar outro pedido de autorização de manejo.

Considera√ß√Ķes Finais Sobre o Cadastro de Ca√ßador no IBAMA

Fazer o cadastro de caçador no IBAMA é um pouco demorado e burocrático, mas não é difícil. E já foi pior, antes era necessário entregar os relatórios pessoalmente no endereço do IBAMA. No entanto, agora podemos fazer isso via internet, através do Sistema de Informação de Manejo de Fauna РSIMAF. Não é a maneira perfeita, mas é o que temos no momento.

Caso você teve alguma dificuldade ou se deparou com algum problema, deixe o seu comentário no final deste artigo.

Cadastro de Caçador no IBAMA para a caça de javali

Agora que você conseguiu realizar o cadastro de caçador no IBAMA, que tal conhecer as 4 maneiras mais eficientes para caçar javalis e seus híbridos?

Saty Jardim:

Um cidadão comum, praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos no Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Coment√°rios:
  • ADILAR SITTA

    Bom dia, e quanto ao transporte de carcaça de javali? Posso caçar e levar pra casa pra comer? Se é permitido, sabe como deve ser feito?

    Responder
    • Saty Jardim

      Adilar, como regra geral é permitido o transporte somente de javalis abatidos. A carne deve ser destinada ao consumo próprio e a venda é proibida. No entanto, verifique se o seu Estado possui alguma legislação adicional sobre esse assunto.

      Responder
  • M√°rio luis

    Boa noite, uma duvida sou do estado de SP, posso ir caçar em uma propriedade em outro estado sem problemas ? ou preciso de alguma outra autorização?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Mário. Basta cadastrá-la no SIMAF e emitir a respectiva autorização de manejo.

      Responder
  • LUIZ ANTONIO

    BOM DIA.
    NAO CONSIGO TER ACESSO AO SIMAF,SO CONSIGO CADASTRAR A PROPRIEDADE AI NO INICIO JA FALA QUE O USUARIO EXPIROU.

    Responder
    • Saty Jardim

      Ocasionalmente o SIMAF apresenta esse problema, Luiz. Tente novamente em outro momento.

      Responder
  • Willian Fernando dos Santos

    Uma propriedade já cadastrada no SIMAF, pode ser cadastrada novamente por outro caçador?
    Fui fazer uma cadastro e apareceu a seguinte mensagem:
    “J√° existe uma propriedade com o CAR informado cadastrada em nossa base de dados.”

    Responder
    • Saty Jardim

      Willian, como a propriedade já está cadastrada, você apenas precisa solicitar a autorização de manejo e informar o respectivo CAR no formulário.

      Responder
  • Flavio

    S’o uma duvida, a propriedade esta no nome do meu pai. Eu declaro que sou o propriet’ario ou preciso informar que a propriedade ‘e de terceiro?

    Responder
    • Saty Jardim

      Flavio, voc√™ n√£o sendo o propriet√°rio deve marcar a op√ß√£o “N√£o” em “Sou propriet√°rio ou representante legal da propriedade”.

      Responder
  • Jonathan

    Boa tarde, no caso de controle de B√ļfalos seria o mesmo processo ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Jonathan. Trata-se de outro animal exótico e invasor. Verifique também a necessidade de alguma outra autorização estadual.

      Responder
  • LEANDRO WALDAMERI

    Posso fazer cadastro no ibama antes do meu cr ser autorizado?
    O cadastro pra quem cr e quem vai caçar com arma branca é o memso?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode fazer o seu cadastro no IBAMA a qualquer momento, Leandro. Este lhe permite caçar o javali com armas brancas e armadilha do tipo gaiola ou curral. E para caçar com arma de fogo, além do cadastro no IBAMA, também é necessário tirar o CR de caçador no Exército.

      Responder
  • M√°rcio Douglas Souza Dos Santos

    Tem muita curiosidade seu caçador

    Responder
    • Saty Jardim

      Procure ir junto com algum conhecido que já pratique esta atividade, Márcio. Tenho certeza de que você vai gostar muito.

      Responder
  • Tiago Comim

    Boa tarde,
    estou realizando o cadastro e agora na página do ibama(simaf) tem uma opção que diz especifique o tipo de manejo, o que devo preencher ali?
    E quanto as amostras de sangue? como faço para entregar, os frascos pego no ibama ou preciso comprar?
    O código de etiqueta como consigo?
    Segui os passos do site e até agora deu tudo certo. Muito boa as dicas fica muito fácil,
    Abraço

    Responder
    • Saty Jardim

      Tiago. O “tipo de manejo” diz respeito ao m√©todo que voc√™ vai utilizar para encontrar/capturar/abater o javali. Quanto a coleta de amostras, elas n√£o s√£o obrigat√≥rias.

      Responder
  • Pedro Paulo Bergo de Almeida

    Eu posso me tornar um ca√ßador aut√īnomo, inclusive prestando servi√ßo de controle e manejo para propriet√°rios rurais? Eu n√£o tenho propriedades, portanto parei na primeira etapa, e fiquei em d√ļvida naquela parte de inserir propriedades no segundo sistema.

    Responder
    • Saty Jardim

      Pedro, você pode cadastrar propriedades de terceiros após a solicitação de autorização e dos respectivos dados aos proprietários.

      Responder
  • MATEUS JESUS ALMEIDA

    Quero caçar legalmente

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom, Mateus. √Č importante estar atento as regras para n√£o ter problemas durante a pr√°tica dessa gratificante atividade.

      Responder
  • Daniel Lindenmeyer – 51 992146420

    Bom dia!!! Estou tentando cadastrar uma propriedade, tanto com CAR como com o n√ļmero da matr√≠cula. Ao t√©rmino do cadastro, quando clico em salvar, n√£o d√° mensagem de cadastro concluso com √™xito ou coisa semelhante, apenas fica a tela branca, onde me d√° a possibilidade de ir em in√≠cio ou propriedades.
    Depois quando tento solicitar uma nova autoriza√ß√£o de manejo, e clico no Local do manejo, coloco o n√ļmero do CAR da propriedade ou o n√ļmero da matr√≠cula da propriedade, me d√° a mensagem: Nenhuma propriedade possui o CAR informado ou a propriedade n√£o esta vinculada ao solicitante. Clique aqui para cadastrar uma nova propriedade ou informe um novo n√ļmero de CAR. No Sicar vejo que a propriedade em quest√£o tem registro desde 2016 mas tem a condi√ß√£o de cadastro Aguardando An√°lise. Poderia ser isto? Penso que, se o SIMAF d√° a op√ß√£o de cadastro da propriedade por meio da matr√≠cula, mesmo que o CAR tivesse alguma pend√™ncia, o cadastro deveria ser concluso com √™xito e a propriedade deveria poder ser associada ao solicitante. Concordas? Tens como me ajudar? Obrigado.

    Responder
    • Saty Jardim

      Daniel, acredito que você deve ter preenchido o formulário com algum caractere não permitido. Verifique em especial os campos de Latitude e Longitude.

      Responder
  • Gabriel

    Como quantos anos da pra faze o cadastro

    Responder
    • Saty Jardim

      Não tem idade mínima. Porém no caso de menor de idade, este deverá estar acompanhado de um adulto responsável durante a prática da atividade.

      Responder
  • Emerson Campagneri

    Bom dia Saty, estou realizando o cadastro para um colega meu. Minha d√ļvida √© se eu cadastra-lo para o abate com arma de fogo, o sistema ir√° me pedir o CR do Ex√©rcito? N√£o sei se ele est√° em dia com isso, sei que a arma √© registrada. Ser√° que pode haver um embargo na emiss√£o da autoriza√ß√£o pelo IBAMA? Ou somente se caso ele for abordado por agentes do org√£o fiscalizador.
    Obrigado. O material aqui deixado é muito válido! Meus parabéns!!

    Responder
    • Saty Jardim

      Emerson, o IBAMA não solicita nenhum dado do Exército, CR ou das armas. Apenas é necessário informar o tipo de manejo que será realizado.

      Responder
  • Gabriel

    Fiz o cadastro como eu faço para imprimir a autorização

    Responder
    • Saty Jardim

      Gabriel, através do menu superior você tem acesso aos respectivos documentos.

      Responder
  • Giuliano

    Posso colocar o CAR da mesma propriedade em cada cadastro individual de manejador, ou o sistema n√£o permite utilizar o mesmo CAR mais de uma vez ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Giuliano, voc√™ pode cadastrar a fazenda no SIMAF uma √ļnica vez. Ap√≥s, voc√™ pode solicitar uma √ļnica autoriza√ß√£o de manejo incluindo todos os ca√ßadores do grupo.

      Responder
  • Victor

    Sauda√ß√Ķes Estimado Saty Jardim

    Prazer. Gostaria de agradec√™-lo pelas informa√ß√Ķes disponibilizadas, parabenizar pelo site e pedir-te ajuda; se poss√≠vel, claro.

    Eu n√£o consegui fazer a segunda etapa, no SIMAF, e tenho outras d√ļvidas. A primeira parte do cadastro e registro fiz, majoritariamente, de acordo com as suas orienta√ß√Ķes e, a princ√≠pio, tudo deu certo. A quest√£o √©, ainda na primeira etapa, a seguinte: eu queria ca√ßar javali com estilingue e flecha, porque n√£o tenho arco, nem arma de fogo, mas tenho as flechas (e as pontas pra ca√ßa) e um estilingue potente. Nesse sentido, me registrei na modalidade ‘Arco e Flecha’. Assim, tu me aconselhas a usar o espa√ßo aberto e registrar como ‘estilingue e flecha’, apesar da chance de negat√≥ria e demora ou achas que n√£o haveria maiores problemas? √Č que eu presumi que a similaridade do instrumento, em caso de abordagem da Pol√≠cia Florestal ou outra autoridade relacionada, permitiria o argumento da analogia (j√° que o meio de abate, com arco ou estilingue e flecha, seria parecido). Enfim, se me disseres pra alterar o cadastro, assim o farei.

    Continuando. Na segunda etapa, onde come√ßas a ensinar sobre o SIMAF, naquela primeira tela, de ‘Restri√ß√£o de acesso’, na minha p√°gina h√° diverg√™ncia com a sua. O print screen n√£o √© o mesmo. Presumo que seja por causa do atual contexto de pandemia, mas pensei em te perguntar, por via das d√ļvidas. Enfim, eu n√£o consigo ‘prosseguir’, conforme orientado. N√£o tenho acesso. O bot√£o n√£o aparece. A seguinte mensagem, sem bot√Ķes para dar continuidade, √© a que surge:

    “Restri√ß√Ķes de acesso X

    Existem restri√ß√Ķes que impedem seu acesso ao servi√ßo:

    Para acessar o SIMAF √© necess√°rio verificar as restri√ß√Ķes abaixo e emitir o Certificado de Regularidade :
    1. Pessoa f√≠sica ou jur√≠dica: declarar atividades na categoria 20 – Uso de recursos Naturais e na atividade 28- Manejo de fauna ex√≥tica invasora. (Orienta√ß√Ķes no site do Servi√ßoes IBAMA);
    ou na categoria 21 – Atividades n√£o relacionadas no Anexo VIII da Lei n¬ļ 6.938/1981 58 – Manejo de fauna ex√≥tica invasora – Instru√ß√£o Normativa IBAMA n¬ļ 141/2006: art. 4, ¬ß 2¬ļ. ”

    Apesar da mensagem, fiz o cadastro conforme a √ļltima op√ß√£o (e de acordo com o que te falei ali em cima), na ‘categoria 21 […]’ e mesmo assim, n√£o consegui acesso no SIMAF. Enfim, ser√° que √© o momento ou acreditas que deixei de fazer algo? (Porque tenho a forte impress√£o que fiz tudo corretamente, apesar da quest√£o do ‘Arco e Flecha’).

    Bom, por fim, a √ļltima d√ļvida √© pra depois que eu conseguir esse acesso. √Č relacionada ao lugar em que pretendo ca√ßar. Eu pensei em buscar javalis em √°reas de conserva√ß√£o de Porto Alegre e n√£o em fazendas. Tenho roupas, lona, rede e barraca, todas camufladas e um pio. Pensei em acampar e jogar uma ceva. Ca√ßar por campana. Enfim, pelo que eu entendi, seria poss√≠vel ca√ßar em Unidade de Conserva√ß√£o tamb√©m, j√° que num dos prints do SIMAF, tem essa op√ß√£o (na segunda foto do subt√≠tulo ‘Solicita√ß√£o de autoriza√ß√£o de manejo’, onde ticamos ‘Unidade de Conserva√ß√£o: O manejo ocorrer√° dentro de uma Unidade de Conserva√ß√£o’).

    Bom, era isso. Desculpe a quantidade de d√ļvidas e todas as dificuldades, apesar da aula bem objetiva e clara que voc√™ nos dera. Seu site, dentre de todos os que visitei, fora o melhor. De qualquer forma, novamente, meu muito obrigado e parab√©ns pelo trabalho, por todo o conhecimento adquirido e por compartilh√°-lo de maneira sol√≠cita!

    Meus mais cordiais cumprimentos

    Responder
    • Saty Jardim

      Victor, antes de mais nada, obrigado pelas considera√ß√Ķes.
      – Dada a similaridade com arco e flecha, eu n√£o marcaria a op√ß√£o “Outros”;
      – Sobre as restri√ß√Ķes de acesso ao SIMAF, acredito que voc√™ n√£o tenha conseguido incluir a atividade corretamente em seu cadastro;
      РPara manejo em áreas de conservação, você terá que solicitar autorização ao responsável pela respectiva área.

      Responder
  • Giuliano

    Olá Saty, tudo bem? No artigo você falou que o processo é feito inteiramente pela internet. Não vai ser necessário então comparecer pessoalmente nenhuma vez no órgão do Ibama, escritório ou representante para realizar alguma etapa ? Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Exatamente, Giuliano. Tudo feito via internet.

      Responder
  • Andr√©

    Cadastrei uma propriedade no sum√°rio inclui os participantes no caso s√≥ eu fa√ßo o relat√≥rio ? Outra d√ļvida e valida por tr√™s meses a altorizacao tanto para como para os participantes que inclui ? Para os participantes e emitido alguma via que comprove que v√£o fazer o controle nessa propriedade

    Responder
    • Saty Jardim

      André, você pode solicitar a autorização de manejo, com validade de 3 meses, incluindo todos os caçadores do grupo. Disponibilize uma cópia impressa para cada caçador.

      Responder
  • Rodrigo

    E quanto a renovação, como proceder com a renovação da Autorização de Manejo de Javali?

    Responder
  • Felipe Almeida

    Possuo Arco e Balestra, e gostaria de começar a caçar javali. Fiz o cadastro conforme ensinado neste site, mas não tenho CR, pois não utilizarei arma de fogo.
    Minha d√ļvida seria:
    РVou usar Arma Branca (Arco e Balestra), preciso possuir o CR de caçador?

    Responder
    • Saty Jardim

      Felipe, para usar Arco e Balestra na caça de javali, basta o cadastro no IBAMA. E para caçar com arma de fogo, além do cadastro no IBAMA, também é necessário tirar o CR de Caçador no Exército.

      Responder
  • Anderson

    Boa tarde
    Devo tirar a autorização de manejo com validade de 3 meses com data igual ao prazo de vencimento do CTF ou os dois pode ter dadtas destintas ?
    Ex: CTF vence em 20/08/20 e o simaf 15/09/20 ?
    Outra duvida, posso adicionar 2 3 4 propriedades cadastradas com destinos destintos umas das outras em uma unica autorização de manejo ??
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      As dadas podem ser distintas em cada documento, Anderson. Apenas é importante estar com todos dentro da validade.

      Responder
  • rafaelc

    Olá boa noite , algumas pessoas dizem que é necessário um papel assinado pelo dono dapropriedade . Isso é necessário ? Ou apenas eu tendo o numero da propriedade e os dados do dono já e suficiente ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Antes isso era necessário. Agora o IBAMA solicita apenas o cadastro da propriedade no SIMAF e a emissão da respectiva autorização de manejo.

      Responder
  • ernanes

    Muito Obrigado Saty, o meu deu tudo certo.
    alem do manejo de javali, CR e craf da arma, nao preciso ter o GT correto ? a autorizacao do ibama para propriedade rural substitui o GT?

    ultima duvida, tem calibre permitido para caca? pois tenho Craf 9mm e 357 magnum

    Responder
    • Saty Jardim

      Precisa da Guia de Tráfego sim, Ernanes. Ambos os calibres citados são permitidos para caça atualmente.

      Responder
  • Thiago

    Estou com uma duvida. E pra quem vai utilizar carabinas de pressao seleciona o que no metodo de abate? Pois nao tm opção de carabinas. Posso selecionar armas brancas?

    Responder
    • Saty Jardim

      Thiago, selecione a op√ß√£o “Outros” e informe o artefato que deseja utilizar e que n√£o est√° listado.

      Responder
  • Eug√™nio Vargas

    Boa noite, algum documento precisa ser reconhecido em cartório?

    Responder
    • Saty Jardim

      Eugênio, somente para fins de recuperação da conta, onde não há acesso ao e-mail cadastrado.

      Responder
  • George Augusto

    Ola, tenho o CR de atirador, tenho que tirar outro CR para caçador? ou somente comprar a arma para caça? Obrigado e parabens pela iniciativa de nos ajudar.

    Responder
    • Saty Jardim

      George, se você deseja caçar com armas de fogo, além do cadastro no IBAMA, você também precisa do CR de caçador.

      Responder
  • Jonatas

    boa noite, n√£o estou conseguindo preencher o nome da propriedade no simaf. se poder me dar uma dica fico muiito agradecido.

    Responder
    • Saty Jardim

      Qual o erro apresentado, Jonatas?

      Responder
  • Thiago Vieira

    Bom dia…
    Quando a terra é arrendada, como funciona?

    Responder
    • Saty Jardim

      Da mesma forma, Thiago. Os dados da fazenda devem ser preenchidos no SIMAF.

      Responder
  • Gabriel

    Como faço para arrumar um cadastro feito no simaf, ex- nome da cidade foi cadastrado errado, ou nome do proprietario esta errado. Não acho a opção para concertar o erro
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Atualmente n√£o √© poss√≠vel, Gabriel. √Č preciso fazer o cadastro com muita aten√ß√£o.

      Responder
  • Gilberto Vianconi Souto

    Uma d√ļvida: cadastrei a propriedade do meu pai no SIMAF para pegar a autoriza√ß√£o.
    Inseri o CAR tudo certo, so que na hora de preencher o município eu coloquei errado.
    Como faço para alterar dados de uma propriedade já cadastrada? Tentei até fazer outro cadastro, mas assim que eu insiro o CAR diz que a propriedade já está cadastrada.

    Muito obrigado.
    Abraços

    Responder
    • Saty Jardim

      Atualmente n√£o √© poss√≠vel, Gilberto. √Č preciso fazer o cadastro com muito cuidado.

      Responder
  • JOELSON MADUREIRA

    Fiz o cadastro da propriedade, não recebi nenhuma mensagem de retorno do sistema. Eu vou receber algum comunicado da aprovação da propriedade cadastrada?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Responder
    • Saty Jardim

      Joelson, recomendo que você entre diariamente no SIMAF para acompanhar a sua solicitação.

      Responder
  • Teodoro

    Gostaria de saber se para a caça de javali com carabina de pressao necessita de CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Apenas do cadastro no IBAMA, Teodoro.

      Responder
  • Andre

    √ďtimo artigo.
    Com o CR, craft e autorização do Ibama, como se dá o deslocamento do acervo entre o endereço de guarda até o endereço de caça ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Andre, a arma deverá ser transportada para o local de caça com acompanhamento de CR, CRAF, Guia de Tráfego, RG, Comprovante de Inscrição, Certificado de Regularidade e Autorização de Manejo do IBAMA.

      Responder
  • Gediao da silva de freitas

    Ol√° tem alguma taxa a ser paga? Qual o valor?
    Quero caçar com balestra.

    Responder
    • Saty Jardim

      Gediao, o IBAMA não cobra pelo cadastro para caça de javali.

      Responder
  • Ricardo

    Boa noite

    Estou com uma d√ļvida, onde diz informe os participantes da atividade de manejo, se eu fizer o cadastro no meu nome, posso adicionar outros participantes sem que se fa√ßa o cadastro individual de cada um?
    Esses participantes seriam somente adicionados mediante cpf e estariam legalizados para atividade juntamente com o titular do cadastro?

    Obrigado.

    Responder
    • Saty Jardim

      Ricardo, você pode adicionar outras pessoas na autorização de manejo desde que todos tenham um cadastro ativo no IBAMA como manejador de espécie exótica invasora.

      Responder
  • Elifas levi

    boa tarde,aqui na minha região tem muitas terras que não tem o numero do car por ser assentamentos como fazer nesse caso são pequenos produtores que tem suas plantação destruidas antigamente se usava aquela declaração assinada por ele autorizando o abate não sei se essa hoje em dia tem validade numa blitz do meio ambiente

    Responder
    • Saty Jardim

      A partir do in√≠cio de 2019 as autoriza√ß√Ķes de manejo passaram a ser emitidas digitalmente via SIMAF. Na falta do CAR (Cadastro Ambiental Rural), tamb√©m pode-se informar o N√ļmero da Matr√≠cula do Im√≥vel.

      Responder
  • Elifas oliveira

    bom dia gostaria de saber se ainda se aplica multas por não entregar o relatorio e se eu tenho mais de uma fazenda cadastrada e seu caçar so em uma tenho que mandar relatorio de todas elas

    Responder
    • Saty Jardim

      √Č recomendado que se preencha o relat√≥rio de manejo corretamente para cada umas das propriedades cadastradas. N√£o tenho not√≠cias de algu√©m que tenha recebido multa por n√£o preencher este relat√≥rio.

      Responder
  • Anderson Aparecido Pinto

    O meu est√° acontecendo o mesmo, mais vou tentar novamente obg

    Responder
    • Saty Jardim

      Anderson, se precisar de ajuda, estou à disposição.

      Responder
  • Matheus

    Depois de fazer o cadastro no Ibama ,já posso caçar com armas brancas inclusive carabinas pcp ,ou ainda tenho que tira a CR pra esse tipo de arma PCP.

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Matheus. O cadastro no IBAMA lhe permite caçar o javali com faca, besta, lança, arma de pressão, cachorro e armadilha.

      Responder
  • Manoel

    Olá, ótimo material, muito explicativo.
    Me restou uma d√ļvida, estou juntando documentos para pedir o CR, como vou incluir atividades de atirador e ca√ßador, vou precisar da CTF, para fins de CR, preciso apenas fazer a primeira etapa desse processo, certo? Apenas o cadastro j√° √© suficiente para envio ao exercito?
    Se eu tirar o CR incluindo a atividade de caçador, mas nunca caçar, não preciso fazer relatório nem nada mais, certo?
    Entendi que apenas quando for caçar que devo seguir com os demais passos, certo?
    Desde já agradeço.

    Att.
    Manoel.

    Responder
    • Saty Jardim

      Manoel, o cadastro no IBAMA e seus respectivos documentos não são necessários no momento da concessão do CR de Caçador. Somente são exigidos ao solicitar uma guia de tráfego para caça. Lógico que, posteriormente, ao realizar as atividades de caça você deverá estar com toda a documentação em dia.

      Responder
  • Maurilio

    Este artigo é muito bom

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que eu consegui te ajudar, Maurilio.

      Responder
  • Carlos Ferreira

    Somente proprietários de fazendas e sítios podem ter autorização? Tenho CR CAC e não possuo terras, posso conseguir autorização?

    Responder
    • Saty Jardim

      Carlos, basta que o proprietário da terra lhe autorize a fazer a caça de javali em sua propriedade e lhe forneça os dados da fazenda para o cadastro.

      Responder
  • RENATO

    Bom dia, gostaria de saber se sendo proprietário de uma fazenda e possuindo CR de caçador preciso de autorização do Ibama para caçar javali na minha fazenda?

    Responder
    • Saty Jardim

      Precisa sim, Renato.

      Responder
  • Batista Vina

    Caso não haja abate no período, mesmo assim precisa enviar a declaração zerada?
    Outra coisa, na minha regi√£o n√£o h√° javali, somente por do mato, em grandes quantidades que destr√≥i planta√ß√Ķes de milho e mandioca, ser√° que o IBAMA autoriza a ca√ßa?

    Responder
    • Saty Jardim

      Batista, me parece que o novo sistema do IBAMA não deixará você renovar a autorização para a mesma fazenda sem que você envie um relatório. Atualmente apenas a caça do javali é autorizada no Brasil.

      Responder
  • Edilmar Lima

    Muito bom o material did√°tico fiz o cadastro no IBAMA conforme orientado e deu tudo certo.

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom quer consegui te ajudar, Edilmar.

      Responder
  • Carlos

    S√≥ uma d√ļvida, necessariamente √© preciso ter CR e atividade de ca√ßa apostilada para conseguir tirar o CTF -ibama ? Mesmo que a forma de manejo seja com uso de c√£es e arma branca?

    desde j√° obrigado.

    Responder
    • Saty Jardim

      Carlos, se você não deseja utilizar armas de fogo na caça do javali, basta fazer o cadastro no IBAMA conforme descrito neste artigo.

      Responder
  • √Črico Batista da Silva

    Bom dia, gostei da esplanação muito util e detalhada, eu tenho uma propriedade ao redor de 200 Ha, perto de SOLEDADE РRS, onde tenho uma sede, mas os javalis estão descascando os troncos das frutíferas com suas presas, vou ter que me cadastrar como atirador caçador, OBRIGADO.

    Responder
    • Saty Jardim

      Ol√° √Črico. Para o cadastro de ca√ßador no Ex√©rcito, eu tenho este artigo que mostra como voc√™ poder√° tirar o Certificado de Registro (CR) de Ca√ßador e/ou Atirador.

      Responder
  • Murilo

    Fiz o cadastro conforme indicado, por√©m ao acessar o SIMAF aparece o aviso “Sess√£o expirada ou usu√°rio inv√°lido. Por favor, fa√ßa o login novamente atrav√©s do CTF-Ibama.”

    Responder
    • Saty Jardim

      Murilo, isto √© um erro que acontece frequentemente. Tente repetir o acesso ao SIMAF no dia seguinte que voc√™ vai conseguir. Deve ser algum atraso na sincroniza√ß√£o de dados entre os dois sistemas…

      Responder
Deixe o Seu Coment√°rio:

tr√™s × quatro =

2021 Legalmente Armado. Desenvolvido por .