Como Tirar CR no Exército?

Como Tirar CR no Exército?

O CR (Certificado de Registro) do Exército permite que o cidadão exerça atividades com produtos controlados por esta instituição. O CR pode ser emitido em três diferentes categorias: Caçador, Atirador e Colecionador (CAC). Nesse guia, vamos mostrar o passo a passo de como tirar CR no Exército Brasileiro.

Atenção: Os processos de Concessão de Certificado de Registro (CR) para Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CAC) voltaram a ser autorizados por determinação do Decreto Nº 11.615/2023. Além disso, os procedimentos já foram normatizados através da Portaria Nº 166/2023 – COLOG/C Ex. Saiba mais sobre os novos requisitos para tirar o CR aqui.

O que é o CR?

O CR (Certificado de Registro) é um documento obtido a partir de um cadastro junto ao Exército Brasileiro. Este Certificado de Registro dá o direito, ao cidadão, de exercer atividades de caça, tiro desportivo e coleção de armas. O CR é emitido nas categorias Caçador, Atirador e/ou Colecionador (CAC).

Por meio do CR, é permitido que o CAC exerça atividades com produtos controlados pelo Exército. Por exemplo, o uso de armas de calibre restrito e a recarga de munições.

O CR atualmente tem validade de 10 anos (o governo Lula passou para 3 anos), podendo ser renovado por iguais períodos. É emitido pelo Comando do Exército, após a solicitação e preenchimento de uma série de requisitos por parte do interessado.

Quais São os Benefícios do CR?

A obtenção do CR traz inúmeros benefícios ao seu detentor (CAC), que em sua maioria são proibidos ao cidadão comum. Dentre os principais benefícios, constam:

  • Permissão para transportar armas e munições por todo o território nacional;
  • Autorização para comprar munições em loja ou na fábrica, mediante apresentação do CRAF e RG;
  • Aquisição de armas diretamente de fábrica, com preços melhores;
  • Permite a compra de armas e munições de calibres restritos;
  • Possibilita caçar legalmente o javali (Sus scrofa) e seus híbridos, com uso de armas de fogo;
  • Permite deslocar-se com uma arma de porte (revólver ou pistola), a pronto uso (o governo Lula proibiu o porte de trânsito), durante o trajeto para atividades de caça, tiro desportivo e competição;
  • Permite aquisição de armas em limite superior: Até 15 de calibre permitido e 15 de calibre restrito para caçadores / até 30 de calibre permitido e 30 de calibre restrito para atiradores desportivos / até 5 de cada modelo para colecionadores (o governo Lula reduziu esses limites);
  • Possibilita a importação de armas (inclusive as com similares nacionais);
  • Entre outros direitos.

Estas são as principais vantagens oferecidas a partir do Certificado de Registro junto ao Comando do Exército. Mas, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades, portando veremos a seguir algumas observações importantes sobre o CR.

Observações Importantes Sobre o CR

Antes de requerer o Certificado de Registro no Exército, o interessado deve estar ciente de alguns pontos importantes. O CR permite a realização de atividades relacionadas à caça, tiro desportivo e colecionismo e não de defesa pessoal. Entretanto, a defesa é justificada quando o CAC precisa defender a sua vida e o seu acervo durante o trajeto para suas atividades. Para fins específicos de defesa pessoal, você deve obter uma licença de Posse ou Porte de Arma de Fogo na Polícia Federal.

É importante lembrar que durantes o trajeto para suas atividades, o CAC precisa conduzir as armas descarregadas e em separado de suas munições. A exceção se dá por conta de uma arma de porte (revólver ou pistola), que pode estar carregada e a pronto uso.

Também é importante conhecer as penalidades previstas para quem desobedeça às normas estabelecidas. O cidadão que for flagrado descumprindo as orientações ou estiver utilizando uma arma de forma indevida, está sujeito a processo administrativo e criminal, perda do CR e de todas as suas armas.

E Então, Como Tirar CR no Exército?

O CR e as atividades a ele pertencentes, são regulados por meio de Portarias do Exército Brasileiro. Para tirar o CR e começar a praticar a caça, tiro desportivo e o colecionismo, é necessário cumprir uma série de requisitos. A seguir veremos, em detalhes, quais são as exigências legais que precisam ser preenchidas para solicitar e obter o Certificado de Registro de Caçador, Atirador ou Colecionador.

Tirar CR no Exército - Atirador Esportivo

Os Requisitos para obter o Certificado de Registro do Exército

O interessado em tirar o CR no Exército, além comprovar a idoneidade, precisa demonstrar aptidão psicológica e técnica para o manuseio de armas de fogo. Também é necessário ter residência fixa para a guarda do acervo. Veja os detalhes a seguir:

Comprovar idoneidade:

Comprovar idoneidade por meio de certidões negativas de antecedentes criminais. A idoneidade deve ser comprovada por meio da apresentação de certidões de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Justiça Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Justiça Militar e Justiça Eleitoral. Alguns destes documentos podem ser obtidos pela internet, nos sites específicos de cada instituição. Além destes, também é necessário apresentar a certidão de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal (Polícia Civil).

Possuir residência fixa:

Comprovar o endereço residencial e de guarda do acervo. Essa comprovação pode ser feita por meio de faturas de água, luz ou telefone fixo, em nome do requerente. Caso a conta esteja em nome do cônjuge, é necessário apresentar Certidão de Casamento (ou de Comunhão). Como alternativa, é possível apresentar uma declaração, com firma reconhecida por parte do responsável pelo imóvel.

Capacidade técnica:

Comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo. O teste de tiro para obtenção do CR deve ser atestado por instrutor credenciado pela Polícia Federal. A prova (prática e teórica) é a mesma exigida para a aquisição de arma de fogo, via PF (SINARM). Além disso, pode-se realizar a prova em apenas uma das 4 categorias de armas (pistola, revólver, espingarda ou rifle), não sendo necessariamente a que você pretenda adquirir.

Aptidão psicológica:

Apresentação de laudo, emitido por um psicólogo credenciado pela Polícia Federal, que comprove a aptidão psicológica do interessado em tirar o CR. Para cumprir este requisito, o indivíduo precisa submeter-se ao teste de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Filiação em clube de tiro ou caça:

Declaração de filiação a entidade de tiro desportivo ou de caça, conforme a atividade que se deseje praticar. Para cumprir este requisito, o interessado em tirar o CR precisa filiar-se a um clube de tiro ou clube de caça, conforme a categoria. Esta é uma obrigação aplicável ao atirador desportivo e ao caçador.

Idade mínima:

Atualmente a idade mínima para tirar o CR é a de 25 anos. Além disso, somente o indivíduo com idade igual ou superior a 25 anos poderá comprar e registrar uma arma em seu nome. Pessoas que ainda não completaram esta idade, poderão treinar em clubes de tiro. Neste caso, utilizarão as armas do próprio clube ou dos pais, conforme recomenda a legislação.

Outras Formalidades Necessárias para o CR

Após cumprir todos os requisitos exigidos pelo Exército, para o Certificado de Registro, você precisará completar algumas formalidades. Em outras palavras, é necessário preencher algumas declarações e formulários e providenciar cópias de alguns documentos. Finalmente, é preciso fazer a entrega dos documentos ao SFPC (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados) mais próximo.

Vamos ver a seguir, os detalhes referentes a estas formalidades:

Requerimento para Concessão de Certificado de Registro:

Por meio do requerimento para concessão de Certificado de Registro, o interessado formaliza o seu pedido ao Exército. O modelo do requerimento pode ser obtido no site do SFPC correspondente à região militar do interessado. Com o documento em mãos, o solicitante deve preencher seus dados pessoais, de endereço, de contato e sinalizar as atividades pretendidas (caça, tiro desportivo e/ou coleção).

Declaração de segurança do acervo:

O interessado em tirar o CR no Exército precisa preencher a declaração de segurança do acervo (DSA). Por meio deste documento firma-se o compromisso, perante ao Exército Brasileiro, de manter o acervo em local seguro. Da mesma forma, o modelo desta declaração pode ser obtido no site do SFPC.

Assine o Termo de Ciência, Compromisso e Responsabilidade:

Mediante assinatura do Termo de Ciência, Compromisso e Responsabilidade, o interessado declara, para fim de concessão de Certificado de Registro no Exército Brasileiro, que os produtos controlados adquiridos serão de uso exclusivo para a atividade pleiteada. Declara ainda, que possui o conhecimento técnico necessário e que cumprirá todas as determinações legais.

Providencie cópias dos documentos:

Faça uma cópia simples de cada um dos documentos citados anteriormente, bem como do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial com foto.

Pague a taxa de concessão de Certificado de Registro:

Emita e pague a GRU (Guia de Recolhimento da União) referente a taxa de concessão de Certificado de Registro para pessoa física. Após o pagamento, é importante que você junte o comprovante aos documentos que serão entregues ao Exército.

Passo a Passo para Tirar o CR do Exército

Com todos os requisitos e formalidades devidamente cumpridos, é a hora de protocolar os documentos. Para tal, é preciso fazer a entrega de todos os papéis exigidos á Organização Militar da sua jurisdição.

Por questões de conferencia, segue a lista de todas as certidões, laudos, comprovantes e declarações necessárias:

  • Certidões negativas de antecedentes criminais (idoneidade);
  • Comprovante de residência;
  • Laudo atestando a capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo;
  • Atestado de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo;
  • Declaração de filiação em clube de tiro ou caça;
  • Ter idade igual ou superior a 25 anos;
  • Requerimento para Concessão de Certificado de Registro;
  • Declaração de segurança do acervo;
  • Termo de Ciência, Compromisso e Responsabilidade;
  • Carteira de Identidade e CPF (original e/ou cópia autenticada);
  • Pagar a taxa de concessão de Certificado de Registro.

Protocolo e acompanhamento do processo

Após conferir todos os documentos, envie ou dirija-se ao SFPC mais próximo munido das sua cópias e originais, quando for o caso. Protocole os documentos.

Posteriormente, você precisa acompanhar o andamento do seu processo de pedido de CR de Caçador, Atirador ou Colecionador. Para tal, faça consultas periódicas via e-mail, telefone ou pessoalmente. O tempo regular de emissão do CR é de até 60 dias, porém pode variar de 15 a 120 dias dependendo da Região Militar.

Após a emissão do Certificado de Registro na categoria escolhida, você terá se tornado um CAC e estará apto a iniciar o processo de compra das suas armas de fogo. Estas serão registradas no SIGMA (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas).

Considerações finais sobre o CR

Como vimos anteriormente, o Certificado de Registro do Exército é o documento, com validade de 10 anos, que autoriza o cidadão a exercer atividades com produtos controlados.

Caçador com Certificado de Registro do Exército - CR

Somente para os caçadores, é praticamente obrigatório realizar o cadastro junto ao IBAMA e mantê-lo sempre atualizado. O seu deslocamento legal com armas, bem como a atividade de caça de javali estão condicionadas ao cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Esta inscrição pode ser feita via internet e de forma gratuita.

É importante também, estar ciente das penalidades previstas. O cidadão que for flagrado descumprindo as orientações estabelecidas, está sujeito a prisão, processo administrativo e criminal, PERDA do CR e das ARMAS. Portanto, exerça as suas atividades de caça, tiro desportivo ou coleção, com extrema responsabilidade.

Para concluir, o que você achou deste guia prático de como tirar tirar CR no Exército? Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua opinião logo abaixo.

Saty Jardim:

Prestador de serviços credenciado no Exército Brasileiro sob Nº 000.116.553-48. Praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos junto ao Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Comentários:
  • Valdir Lins dos Santos

    Boa tarde quero tirar meu CR para atirador desportivo mais eu gosto de atirar com carabina de pressão no caso pra mim tirar o CR é o mesmo processo?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Valdir. Mesmo processo. Lembrando que armas de pressão com calibres inferiores aos 6mm continuam sendo de uso permitido e não requerem CR.

      Responder
  • Vitor

    Excelente conteúdo. Eu tenho uma dúvida, com o meu CR posso levar minha arma registrada para minha casa de praia?

    Responder
    • Saty Jardim

      Essa é uma questão cinzenta da legislação, Vitor. Se a sua cada de praia estiver cadastrada como segundo endereço de acervo, teoricamente poderia. Por outro lado, o trajeto, entre os dois locais de guarda, não é previsto em nenhum decreto ou portaria.

      Responder
  • Jean cardim

    Clube de tiro pode ajudar a conseguir os documentos para o cr? E muita coisa!!!😅😅

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Jean. Busque um clube, loja, despachante ou assessoria online

      Responder
  • Toni

    Se eu estiver no meu estabelecimento e tiver 2 armas registradas como defesa pessoal e meu amigo ter o CR posso dar uma a ele se acaso invadirem meu estabelecimento para roubar

    Responder
    • Saty Jardim

      Legalmente, não

      Responder
  • jose floriano monteiro saad

    Bom dia. Embora eu seja filiado a um clube de tiro, faço treinamento em outros clubes, aos quais não sou filiado. Eles são obrigados a fornecer uma certidão/comprovante de minha estada lá atirando, para fins de comprovação de habitualidade?

    Responder
    • Saty Jardim

      Você pode pedir algum tipo de comprovação sim

      Responder
  • Cláudio azevedo

    Ótima matéria!! Estou com uma dúvida, minha casa não tem o teto de alvenaria, mas tenho todo o restante, será que isso pode me atrapalhar para tirar o CR de atirador?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sem problemas, Cláudio

      Responder
  • Thiago Miranda

    Como funciona pra ter uma arma pra defesa pessoal? Isso é possível?

    Responder
  • Eduardo M

    Eu ouvi dizer que para fazer o CR deve ter acima de 18 anos, porém, para obter o armamento é necessário ser maior de 25 anos, isso procede?
    Pergunto pois tenho 18 anos e gostaria de entrar no tiro esportivo.

    Responder
    • Saty Jardim

      Exatamente, Eduardo.

      Responder
  • Eleo

    Boa noite tenho muita vontade de tirar o cr pois eu gosto muito de caçar e sempre fui clandestino mas não é legal vc pode me ajudar

    Responder
    • Saty Jardim

      Claro, Eleo. Entre em contato comigo via WhatsApp

      Responder
  • Marcelo

    Parabéns pelo Blog, muito elucidativo. Tenho algumas dúvidas que agradeceria se me ajudasse:
    Fiz o teste de tiro numa cal.12 e. PF indeferiu meu pedido para aquisição de pistola. Não sabia que não podia😔
    Agora vou adquirir uma pelo SIGMA utilizando este laudo e me filiando a um clube de tiro, a dúvida é: se fizer um novo teste de tiro com pistola posso adquirir outra pistola e ter duas registradas, sendo uma como atirador e outra de posse para defesa pessoal?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Marcelo. Sem problemas.

      Responder
  • Roberto Carvalho

    Boa noite
    já sou munido do meu armamento ja tem registro no sinarm gostaria de registra no exercito devo fazer todo processo ou fica mas fácil desde já obrigado pela orientação

    Responder
    • Saty Jardim

      Roberto, dependendo de quando você fez o registro no SINARM, talvez você consiga aproveitar alguns dos documentos.

      Responder
  • THAMIRIS RAMOS PEREIRA

    Quem tem a visão monocular pode tirar a CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, pode

      Responder
  • MICHEL PACHECO AUGUSTO

    Estou tirando meu CR , caso for abordado por elementos que queiram subtrair meus bens , posso reagir em legitima defesa ?
    Ou respondo por minha reação ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, mas certamente vai se incomodar.

      Responder
  • Cyntian Dias

    Saty tenho algumas dúvidas:

    – vc consegue fazer o meu CR, mesmo eu estando em região diferente da sua?
    – consigo fazer meu CR com 2 endereços diferentes?
    – se eu fizer o CR primeiro de caça, qual o custo para aposlitar a categoria atirador depois?

    Obrigada, parabéns pelo conteúdo!

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, consigo lhe ajudar mesmo estando em Região Militar diferente da sua. Você pode cadastrar dois endereços de acervo. Os custos variam conforme a cidade/região.

      Responder
  • Luiz

    Posso ter os dois registros ao mesmo tempo? Um registra de Atirador (CR pelo Exército) e outro na Polícia Federal para defesa pessoal?

    Posso usar os mesmos laudos para dos dois? O laudo Psicológico e o de Aptidão Técnica de Tiro?

    Responder
    • Saty Jardim

      Não, uma arma só pode ter um único registro. No SIGMA ou no SINARM.

      Responder
  • Matheus

    Qual o tempo que está demorando em Santa Catarina? meu processo está em analise faz quase 3 meses.
    ótimo conteúdo, ajudou muito!!!

    Responder
    • Saty Jardim

      As vezes leva até 6 meses, Matheus.

      Responder
  • Thiago Mesquita

    Excelente texto. Esclarecedor e de fácil entendimento. Obrigado por dividir o conhecimento e proporcionar independência para cada um conseguir o CR e nos tirar das mãos dos despachantes. Profissão essa, que só deve existir no Brasil rsrs.
    Grande abraço !!!!

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelo depoimento, Thiago. Abraço.

      Responder
  • Iago Schmoeller

    É possível ter uma arma registrada no Sinarm e Sigma?

    Tenho uma arma no Sigma e ela esta parada pois legalmente não posso transitar com ela para atirar, então estou fazendo meu CR para poder ir com ela ao clube de tiro, porém gostaria de ter a mesma registrada para defesa também.

    Existe essa possibilidade? ou a única solução seria ter duas armas?

    Responder
    • Saty Jardim

      Iago, cada arma só pode ter um único registro. No SINARM ou no SIGMA.

      Responder
  • Erich L. Bendlin

    Olá Saty, como está, parabéns pela matéria. Também sou da 5RM (Campo Largo-PR), meu processo foi dado entrada em 20/07/2021 e em 28/09/2021 está com Status: EM ANALISE. Só que o processo não anda, hoje é 26/10/2021 e não tenho notícias de quantas andam o processo. Sabe se na 5RM voltou a ficar lenta a fila?? Desde já agradeço.

    Responder
    • Saty Jardim

      As vezes demora bastante mesmo, Erich. Normal.

      Responder
  • Felipe

    Parabéns pelo artigo, muito explicativo, tenho mais uma duvida, estou tirando CR e gostaria de comprar a arma usada de um senhor, ela tem registro tudo certinho, é possivel ou tenho necessariamente que comprar uma nova?

    Responder
    • Saty Jardim

      Felipe, você pode adquirir uma arma usada, sim. Desde que essa esteja regular.

      Responder
  • Marcos

    Já tenho duas posse de armas. Tirando CR tenho que comprar outras novas .

    Responder
    • Saty Jardim

      Você pode comprar ou não comprar. A decisão é sua, Marcos.

      Responder
  • Agnaldo

    Existem algum valor a pagar para conseguir fazer o certificado?

    Responder
    • Saty Jardim

      Tirar o CR não é algo muito barato, Agnaldo.

      Responder
  • Marcelo Grespan

    Bom dia, tenho uma duvida, depois de tirar o CR preciso renovar todo ano a filiação ao clube ou não tem necessidade

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Marcelo. Precisa renovar anualmente a filiação.

      Responder
  • wladimir dias horta

    MUITO BOM MESMO, EM MEDIA QUANTO FICA PARA TIRAR O CR E SE FILIAR EM UM CLUBE DE TIRO? DIGO EM MEDIA. AQUI EM MG ESTÃO COBRANDO 1900 COM 1 ANO DE CLUBE

    Responder
    • Saty Jardim

      Os preços variam conforme a região, Wladimir. Aqui em Santa Catarina sai por pouco mais de mil Reais.

      Responder
  • Fabricio

    Boa Tarde Saty, ótimo material !
    Em uma das minhas CND saiu um processo de uma execução fiscal (divida ativa) de 2009, um problema que houve em uma empresa. Acredita que pode gerar algum impedimento para a emissão do CR?
    Agradeço a atenção!

    Responder
    • Saty Jardim

      Sem problemas, Fabricio

      Responder
  • AUGUSTO CESAR DA SILVA

    Prezado, boa noite. Excelente artigo. Parabéns pelo trabalho!!

    Tenho uma dúvida: Estou inciando o processo para adquirir o CR para as 3 atividades (Atirador, Colecionador e Caçador), porém, gostaria de saber se preciso me filiar em um clube de tiros (por conta da atividade de atirador), e se terei que me filiar em um clube de caça (por conta da atividade de caçador). Ou seja, para que eu tenha as duas atividades, fora a colecionamento, eu teria que estar filiado a dois tipos de clubes.

    Desde já muito obrigado.

    Responder
    • Saty Jardim

      Augusto, a maioria dos clubes fazem a filiação tanto para caça quanto para atirador. Aí basta uma única filiação.

      Responder
  • André

    Boa noite…
    Quais os custos , valores a serem pagos ao governo para fazer o CR de atirador…?
    Valor da Gru…..?

    Responder
    • Saty Jardim

      O valor da GRU é de 100 Reais, André.

      Responder
  • juliana augusto

    ola Saty , meu marido esta fazendo o processo do Cr , e deu problema na foto dele , quanto tempo demora depois que reenvia para dar certo
    Você consegue puxar pelo nome dele ai ?

    Responder
    • Saty Jardim

      É só aguardar, Juliana. Não dá pra saber quanto tempo irá levar para análise.

      Responder
  • Lucas Mendes Alves Andrade

    Ótima explanação, colega.
    Mas, me tire uma duvida: sou do Piauí, mas quero filiar-me a um Clube de Tiro de Minas Gerais para dar entrada ao pedido de concessão do CR, com a ajuda de um despachante. Tem algum problema?

    Responder
    • Saty Jardim

      Lucas, o ideal é que você faça a filiação em um clube da sua região.

      Responder
  • Ricardo

    Boa tarde, Saty parabéns pelo excelente material publicado nesta página.
    Me tire uma dúvida, por favor:
    – Possuo CR e filiação em CT, se por acaso eu não renovar minha associação, automaticamente eu perderei o CR ou somente quando o mesmo vencer a validade ??
    De antemão, já agradeço a atenção, Saty. Obrigado !

    Responder
    • Saty Jardim

      Corre o risco de perder, Ricardo. Porém não é automático.

      Responder
  • Augusto

    Posso tirar o CR, para fazer duas atividades, atirador e caçador

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Augusto.

      Responder
  • Luiz

    Boa tarde respondi um prosseco criminal em 2004 gostaria de saber se posso ou se tenho direito de tirar o CR ou de até menos registrar uma arma

    Responder
    • Saty Jardim

      Luiz, você precisa ver como estão saindo as suas certidões de antecedentes criminais.

      Responder
  • Fabiano

    Fantástica sua explanação e dedicação de tempo para tirar as dúvidas do pessoal. Obrigado meu amigo e sucesso para você!

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações, Fabiano.

      Responder
  • Rafael Rocco

    Parabéns pelo conteúdo e por sanar todas as dúvidas do pessoal!

    Responder
    • Saty Jardim

      Rafael, agradeço pelas considerações.

      Responder
  • Conservador

    Para ter o CR de caçador e atirador, consigo fazer no mesmo pedido/encaminhamento ou são processos apartados?

    Responder
    • Saty Jardim

      Consegue solicitar o CR com ambas as atividades, sim.

      Responder
  • Caio Henrique Silva Souto

    Se eu tiver a carteirinha de caçador emitida pelo ibama, posso caçar com cachorro e faca sem tira o cr?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Caio.

      Responder
  • Kesler

    Boa tarde Saty, posso me afiliar em dois clubes de tiros?

    Responder
    • Saty Jardim

      Claro que sim, Kesler.

      Responder
  • Marcos Garcia

    Estou tentando fazer meu CR pela site do exercito, mas não consigo ir para frente com o programa, ele trava na hora de escolher a Atividade do Serviço, estou em Londrina Paraná, onde posso ir tirar estas informação aqui em Londrina?

    Responder
    • Saty Jardim

      O SisGCorp é meio complicado mesmo, Marcos.

      Responder
  • Oliveira

    Parabens pelo artigo..

    Tenho um duvida, fiz todo processo pelo site em : 15/07/2020 , 15 dias depois fui informado que alguns documentos estavam irregulares…apos regularizar tudo meu status ficou em analise e não saiu mais disso…é normal essa demora ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Oliveira. As vezes demora bastante mesmo.

      Responder
  • Igor

    Artigo mais bem explicado que já encontrei. Parabéns.

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações, Igor.

      Responder
  • Jéssica

    Boa tarde!!! Já tenho a posse de arma pela PF, logo não posso me valer desta mesma arma para atividades de tiro desportivo/caça e/ou colecionismo? É necessário adquirir outras? Além disso, ao marcar no requerimento do CR as opções de tiro desportivo, caça e coleção, tenho que pagar um único valor, que na minha região custa R$ 100,00 ou preciso pagar esse valor para cada atividade, no caso R$ 300,00?

    Responder
    • Saty Jardim

      A GRU tem o valor de 100 Reais independente do número de atividades que você requisita. E sobre a arma da PF, ela não pode ser usada para as atividades que você mencionou.

      Responder
  • Rodrigo Luiz

    Boa tarde, o documento do identificação pode ser a CNH autenticada para tirar o CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, pode ser a CNH.

      Responder
  • andre

    uma pessoa pode ser colecionador, atirador e caçador ao mesmo tempo?
    se sim, seria poderia fazer os 3 ao mesmo tempo ou teria que fazer um de cada vez?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, pode solicitador o CR nas 3 categorias.

      Responder
  • bruno

    Olá, eu tenho uma duvida, fui em um clube e ele falou que o despachante fica horas e horas na fila, é verdade isso? eu gostaria de economizar e ir eu mesmo, mas parece que tem que ir 4 vezes.

    Responder
    • Saty Jardim

      Em algumas Regiões Militares isso realmente acontece, infelizmente…

      Responder
  • Hericlys chiminez

    Sou maior de idade mas nao tenho os 25 anos exigido, existe alguma exceção para conseguir tirar o cr? Tenho 21 anos.

    Responder
    • Saty Jardim

      Não, você precisa esperar completar os 25 anos.

      Responder
  • Alan

    Opa beleza quanto tá a o guia da gru ?

    Responder
    • Saty Jardim

      100 Reais, Alan.

      Responder
  • IRINEU FERREIRA

    Prezado, boa tarde. Excelente artigo. Parabéns pelo trabalho!!

    Tenho umas dúvidas: Estou inciando o processo para adquirir o CR.
    1- Tenho que filiar a um clube no meu estado ou pode ser em estado distinto da minha residencia? Ex. Moro no ES e quero me filiar a um clube no RJ, isso é possível?
    2- Consigo trasportar minha arma de um estado para ou outro? Sair da minha residencia no ES e deslocar para o clube no RJ.
    3- existe uma limitação de vezes que poderei me deslocar até o clube?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder
    • Saty Jardim

      Irineu, sendo um clube de cidade próxima (mesmo que em outro Estado) o Exército costuma aceitar a filiação. E neste caso você poderá fazer o deslocamento armado no trajeto.

      Responder
  • LEUBERT VIANA

    EXCELENTE EXPLANAÇÃO.

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações, Leubert.

      Responder
  • Reinaldo Bertolo

    Boa noite Saty!
    Tenho um processo de CR com o despachante desde fins de fevereiro de 2020, está moroso o processo junto ao Exército com a pandemia em andamento?

    Responder
    • Saty Jardim

      Reinaldo, depende da sua Região Militar. Aqui na 5ª RM tudo está funcionando normalmente.

      Responder
  • Mayke Yrthon Santos Alves

    Olá! Muito boa sua matéria, extremamente esclarecedora. Tenho uma dúvida sobre a defesa na minha residência. Estou tirando meu CR com todas as formalidades exigidas, minha dúvida é se por acaso tiver minha residência invadida por um bandido e eu vier a reagir usando uma arma do meu acervo, serei penalizado de alguma forma? É necessário tirar um documento diferente para defesa da minha cada e família ou meu CAC me acoberta juridicamente? Desde já grato!

    Responder
    • Saty Jardim

      Mayke, armas para defesa pessoal devem ser registradas na Polícia Federal.

      Responder
  • Paulo duarte lopes PANCHORRA

    Explicações excelentes . É um verdadeiro passo a passo para o cidadão . Parabéns.

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações, Paulo.

      Responder
  • Joel

    Bom dia, eu morro em SC e queria tirar o cr de caçador para caçar em MS, nao terei problema em transportar a arma nesse trajeto, sem problemas?

    Responder
    • Saty Jardim

      O CR é para isso mesmo, Joel. Para o transporte por via terrestre lembre-se de levar, juntamente com a arma, o CR, CRAF, Guia de Tráfego, RG, Comprovante de Inscrição, Certificado de Regularidade e Autorização de Manejo do IBAMA.

      Responder
  • Eduardo Kock

    Depois de ter meu CR, posso praticar tiro aonde?, só em lugares credenciados ou pode ser em uma propriedade pra fora em um campo?

    Responder
    • Saty Jardim

      Eduardo, o atirador desportivo deve fazer a prática de tiro em clubes regularizados.

      Responder
  • Roberto P

    Otima matéria e as perguntas e respostas são muito esclarecedoras.
    Fiquie com uma duvida: Qual a burocracia extra para ser colecionador? E tem alguma vantagem em ser colecionador, compardo com Atirador, sendo que já tenho filiação a clube de tiro (Pretendo tirar o CR nos póximos meses)
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Roberto, CR de colecionar é para quem realmente deseja colecionar armas. Para outros (atiradores e caçadores) não há vantagem alguma.

      Responder
  • Leandro Sordi Kucharski

    A validade do CR passou automaticamente para 10 anos ou ainda prevalece a indicada no documento?

    Responder
    • Saty Jardim

      Prevalece a indicada no documento, Leandro.

      Responder
  • Tairone

    Tenho 23 anos, pelo oq entendi posso adquirir o CR, só não posso adquirir uma arma de fogo em meu nome, podendo usar as armas do estande, estou certo ? Não há nenhuma forma de adquirir minha própria arma ? Obrigado pela atenção

    Responder
    • Saty Jardim

      Atualmente o CR é só com 25 anos, Tairone. Antes disso, você pode treinar em clubes de tiro.

      Responder
  • Gislene

    Olá
    Meu esposo já tem uma arma registrada pela PF
    Pode tirar um CR sem ter que comprar outra arma?
    O psicotécnico e o exame de tiro que fez pra polícia Federal ambos servem para o CR?
    Eu posso dar entrada para meu esposo? Tipo ser o despachante dele?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Saty Jardim

      Gislene, vai depender dos modelos dos laudos. Alguns não valem para o Exército e vice-versa. Você pode ajudar o seu marido sim.

      Responder
  • Ruy

    Tendo o CR, é possível transportar a Arma do Distrito Federal para Bahia, legalmente? Sem nenhum impedimento? Para pratica de tiro esportivo em zona rural por exemplo

    Responder
    • Saty Jardim

      Não pode, Ruy. Você poderia fazer este deslocamento caso fosse caçar javali e com as devidas documentações.

      Responder
  • Marlon

    Boa tarde !
    Gostaria de saber se quando vai tirar o cr pelo exército , se o exército faz uma vistoria na residência ? E se sim quais as exigências
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Depende da Região Militar, Marlon. As exigências são as seguintes:
      1 – As armas e munições devem ser acondicionadas em recipientes do tipo cofre, caixas metálicas ou outro recipiente que dificulte sua retirada do local de guarda. As armas devem estar desmuniciadas.
      2 – O recipiente deve possuir fechaduras ou trancas reforçadas, com abertura por meio de código ou chave.
      3 – O local dos recipientes deve possuir paredes, piso e teto de alvenaria.

      Responder
  • Halisson Luiz

    Boa Noite! Excelente artigo amigo! Parabéns pelo trabalho, além de ser muito bem explicado, ainda ajuda o pessoal! Isso faz a diferença.

    Estou com a seguinte dúvida.
    Dei entrada no CR, e todas as minhas certidões deram negativas. Tudo perfeito.

    Porém sou ex militar, sargento temporário, e tive um problema no ano de 2009, tive um desentendimento com oficial, fui punido, e meu comportamento ficou no mal. Tenho minha reservista tudo em ordem. Porém a questão do comportamento influência? Obrigado

    Outra questão, dei entrada na PF para ter uma arma para defesa, posse em casa! E dei entrada no CR para caçador e desportivos, para treinar no clube e diversão mesmo! Seria o correto ter os dois?

    Responder
    • Saty Jardim

      Halisson, se as suas certidões deram negativas, você não terá problemas. CR de Atirador é para prática de tiro em clube e competições, CR de Caçador é para caça de javali.

      Responder
  • EDSON ADRIANO WILDE

    Boa noite SATY queria tira uma dúvida eu tenho duas armas registradas no SINARM uma 12 e um rifle fis os cursos de tiro pras duas armas e agora quero me filia no clube de caça será que tenho que fazer os cursos de tiro novo pra campra outras armas

    Responder
    • Saty Jardim

      Edson, no Brasil nenhum curso é exigido para compra de arma. Você só precisa comprovar a aptidão técnica para o manuseio de arma de fogo.

      Responder
  • Bruno

    Oi, Saty!

    Tudo bem?

    Vi sua resposta ao Ricardo, no dia 22 de março, e meio que respondeu ao que eu precisava.

    resposta abaixo:

    “Ricardo, para fins de comprovação de ocupação lícita as seguintes opções são aceitas:
    a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    b) Contrato de trabalho, com firma reconhecida;
    c) DECORE: Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Emitida pelo CRC – Conselho Regional de Contabilidade para profissionais autônomos, profissionais liberais e empresários e microempresários;
    d) carteira funcional ou de órgão de classe, acompanhado de comprovação de exercício na função;
    e) comprovante de rendimentos;
    f) contrato social de empresa;
    g) Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI); ou
    h) comprovante de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.”

    No meu caso tenho empresa ativa, mas não estou usando , por outros motivos, mas está legalmente em dia. minhas perguntas são:

    Poderia pedir ao contador o DECORE, somente o Contrato social, Comprovante EIRELE, um desses bastaria?

    há algum valor minimo ou movimentação mínima para comprovar? outra coisa é a empresa está locada no Rio de janeiro, mas hoje moro em Minas e quero entrar com o processo por aqui, é possível ter o endereço diferente da residencia e da empresa?

    Muito obrigado desde já,

    Bruno.

    Responder
    • Saty Jardim

      Bruno, me parece que a apresentação do Contrato Social é a melhor opção para você.

      Responder
  • Sóstenes Oliveira do Nascimento

    Muito elucidativo. Parabéns

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações, Sóstenes.

      Responder
  • Marcelo

    Boa noite.
    Tenho meu CR de atirador desportivo há pouco tempo, porém me interessei pela caça também.
    Como faço pra incluir essa categoria?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Marcelo. Você precisa solicitar o apostilamento da atividade de Caça em seu Certificado de Registro.

      Responder
  • Victor Nascimento Sarti

    Amigo, parabéns pelo trabalho. Melhor material que achei na Internet. Mas estou algumas dúvidas.
    Se eu fizer o registro de posse junto à PF, a arma ficará registrada no SINARM e poderei usar para defesa em casa.
    Após isso, se me registrar como CAC, poderei levar essa arma registrada no SINARM para o clube a fim de praticar com ela?
    Como ter uma arma de defesa e poder utilizá-la a fim de mantê-la em bom funcionamento?
    Outra dúvida é, quais as diferenças práticas e implicações jurídicas entre Caçador, atirador e colecionador além da quantidade de armas?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Saty Jardim

      Victor, “Como ter uma arma de defesa e poder utilizá-la a fim de mantê-la em bom funcionamento” é a pergunta de “um milão de dólares”. Infelizmente a Polícia Federal impõe restrições de modo que é bem complicado treinar com uma arma registrada no SINARM. Como CAC você NÃO poderá transitar com uma arma do SINARM.

      Responder
  • Gildo

    Ola saty, primeiramente parabéns pelo seu artigo, nos ajudou muito a esclarecer muitas dúvidas, e além de tudo deixou bem claro todas modalidades funcionais de um CR, bom a minha dúvida é a seguinte:
    Se eu tiver o CR e uma arma guardada conforme manda a legislação, e se por ventura sofrer um atentado à minha vida e da minha família, posso me defender com a arma?
    Desde já agradeço!!!

    Responder
    • Saty Jardim

      Gildo, armas do CR são para prática de tiro, caça ou coleção. Porém, em caso de extrema necessidade, é justificável o seu emprego para defesa.

      Responder
  • Alexandre

    Bom dia, eu estou com uma duvida, moro no Rj e no quesito: Certidão Criminal na Justiça Estadual creio que no meu estado seja necessario realizar um pagamento para emitir essa certidão estadual, essa informação confere?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Alexandre. Infelizmente a burocracia aí no Rio de Janeiro é fora do nível aceitável. Certidões que em boa parte do país são de graça, aí no Rio custam uma fortuna. Vocês votam muito mal…

      Responder
  • Sophia

    Olá, tudo bem?
    Primeiramente, obrigada pelo artigo, muito útil e específico.
    Porém, gostaria de esclarecer uma dúvida minha já há tempos.
    Muitos dizem para não incluir a categoria de “colecionador” no CR. Vc poderia me explicar o por quê?
    Obrigada pela atenção.

    Responder
    • Saty Jardim

      Sophia, que bom que o meu artigo lhe ajudou. O CR de colecionador é indicado para quem realmente vai colecionar armas. Para quem deseja apenas praticar o tiro desportivo e ou caça, a atividade de colecionamento só aumenta a burocracia.

      Responder
  • arthur

    olá ,
    obrigado pelas dicas.
    Tenho uma dúvida, possso tirar o CR para Caça e tambem, Tiro Desportivo??

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode tirar para ambas as atividades, Arthur. Marque as duas opções no requerimento.

      Responder
  • THIAGO ALVES

    Ola, primeiramente PARABENS por seu artigo, muito BOM !

    Tenho umas duvidas, Eu ja tenho CR a uns meses .
    Queria saber como faço pra ter a POSSE ? poder andar armado pra onde quiser SEM correr o risco de ser Enquadrado COMO PORTE ILEGAL DE ARMAS ?

    Qua seria o PASSO-A-PASSO !

    Responder
    • Saty Jardim

      É bem complicado, Thiago. Na teoria a solução seria o Porte de Arma da Polícia Federal, mas na prática ninguém consegue. Praticamente todos os pedidos são negados independente da justificativa.

      Responder
  • José Victor

    Eu sei que já faz tempo, mas eu tenho 21 anos e estou querendo tirar o CR, como eu não poderei adquirir armas ainda, você aconselharia tirar o mesmo, sendo que se eu quiser atirar terei que atirar o com armas do clube ou de 3º?

    Responder
    • Saty Jardim

      José Victor, para tirar o CR agora é só com 25 anos. Enquanto você não atingir esta idade é possível praticar em clube de tiro com as armas do mesmo.

      Responder
  • Sanzer

    Olá. Adquiri a posse de arma de fogo pelo Sinarm. Agora quero tentar o CR. Meu teste psicológico e meu teste de tiro foram realizados em 24/10/2018. Pelo que li dos comentários a validade do teste psicológico no exército é de 3 anos. Alguém sabe dizer se o teste de tiro também possui a mesma validade? Alguém sabe informar em qual regramento (Colog ou decreto) constam esses prazos? Eu li tanto a portaria 150 e o decreto 9.845/2019, mas não encontrei explicitamente os prazoa

    Responder
    • Saty Jardim

      Para o Exército, o laudo do teste de tiro não possui validade. Se você sabe andar de bicicleta hoje, certamente continuará sabendo daqui 10 ou 20 anos.

      Responder
  • José Luiz de souza

    Muito bem esclarecido, vou tentar tirar o meu CR para caçador e atirador desportivo.

    Responder
    • Saty Jardim

      Desejo sucesso com os trâmites e com a prática do esporte.

      Responder
  • Otávio

    Olá Saty.
    Gostei muito do seu texto, foi muito esclarecedor. Porém tenho algumas dúvidas:
    1- Há como obter para um mesmo CR duas categorias de forma simultânea, exemplo um CR de Caçador/Atirador?
    2- É possível dar entrada na documentação alguns meses antes de completar 25 anos, visto que o procedimento é um pouco demorado?

    Responder
    • Saty Jardim

      Otávio, é possível sim solicitar o CR nas duas categorias. Basta marcar as duas opções no requerimento. É viável iniciar a documentação uns 30 dias antes do seu aniversário.

      Responder
  • Paulo Dias Martins

    Satisfatório, tirou minhas dúvidas.

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que o meu artigo lhe ajudou, Paulo.

      Responder
  • Victor

    Muito bom amigo, mas tenho algumas dúvidas:
    1º – Tenho posse pela PF. Tirando meu CR, eu posso solicitar a transferência do SINARM para o SIGMA? E usar minha arma atual para frequentar o clube?
    2º – Após transferir para o SIGMA, o que eu vou perder em relação ao SINARM?
    3º – Se minha arma estiver registrada pelo SIGMA e eu usá-la em casa numa situação para defender minha integridade física, irei responder judicialmente por eu ter disparado com arma que está registrada no SIGMA e não no SINARM?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode fazer a transferência SINARM/SIGMA sim, Victor. Porém a arma não terá mais a finalidade de defesa e o Exército poderá cobrar explicações suas (processo administrativo) caso a arma seja utilizada para outros fins diferentes de caça, tiro desportivo ou competição.

      Responder
  • aristides

    gostariade saber si na minha fazenda posso treina dando tiros ,ou preciso da autorizaçao de algum prgao

    Responder
  • sebastiao junior

    Saty boa noite! Meu nome é Sebastiao Junior e moro em Uberlandia-mg. Primeiramente parabeniza-lo pela qualidade das suas informações. Estou com uma duvida: Para tirar o CR de caçador tem que se filiar obrigatoriamente a um clube de caça?! E ainda, se sim, como faria uma pessoa interessada em ter o CR e na sua regiao nao tem um clube de caça?!

    Responder
    • Saty Jardim

      Sebastião, a filiação em clube de tiro e caça é obrigatória para o CR de Caçador. Não tendo um clube na sua cidade, é necessário buscar em cidades próximas. Lembrando que o caçador não precisa frequentar o clube, apenas estar filiado.

      Responder
  • Ricardo

    Boa tarde! Artigo muito top o seu,viu! Queria tirar uma duvida. Eu sou motorista de aplicativo no momento,eu consigo tirar o CR mesmo assim? Isso entra como ocupação lícita,se não,o que eu precisaria fazer para ter essa “ocupação lícita?”

    Responder
    • Saty Jardim

      Ricardo, para fins de comprovação de ocupação lícita as seguintes opções são aceitas:
      a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
      b) Contrato de trabalho, com firma reconhecida;
      c) DECORE: Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Emitida pelo CRC – Conselho Regional de Contabilidade para profissionais autônomos, profissionais liberais e empresários e microempresários;
      d) carteira funcional ou de órgão de classe, acompanhado de comprovação de exercício na função;
      e) comprovante de rendimentos;
      f) contrato social de empresa;
      g) Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI); ou
      h) comprovante de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

      Responder
  • Odirlei

    Muito grato pelas informações, muito bom, vou tentar meu CR!..
    Caçador e Tiro desportivo!..

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que o meu artigo lhe ajudou, Odirlei. Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Responder
  • Guilherme

    Olá, tudo bem? Eu tive o meu pedido de CR negado. existe alguma modelo de recurso?

    Responder
    • Saty Jardim

      CR negado por qual motivo, Guilherme? Entre em contato comigo via WhatsApp.

      Responder
  • Felipe Santana

    Boa noite, ja tenho uma arma pelo sinarm, queria aproveita teste da psicóloga que vence dia
    18/03/2020 mes que vem, ja ajuntei todos os documentos para dar emtrada do cr, vou dar entrada essa semana agora. Pergunta seria sera que exercicito vai aceita o teste da pscicologa

    Responder
    • Saty Jardim

      Aceita sim, Felipe. Para o Exército, a validade do laudo psicológico atualmente é de 3 anos.

      Responder
  • willy

    Passando só para agradecer pela informação. E difícil achar conteúdo confiável, atualizado e bem escrito na internet. Além disso você ainda responde as dúvidas da galera o que é ainda mais bacana. Bom trabalho.

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que o meu conteúdo te ajudou, Willy.

      Responder
  • Allisson Caldas

    Posso tirar o CR sem ter a obrigação de me filiar em um Club de Tiro? Tenho arma de fogo pelo Sinarme, quero CR para a prática de tiro mas em minha fazenda, posso tirar o CR? Alguma alteração na portaria sobre tirar o CR sem a obrigação de se Filiar ao Club?

    Responder
    • Saty Jardim

      Allisson, a filiação é obrigatória para todos os civis que desejam tirar o CR nas categorias Caçador e/ou Atirador Desportivo.

      Responder
  • Anne Anjos

    Boa noite,

    Gostaria de saber se a pessoa que responde a crimes referentes a licitações públicas na Justiça Federal consegue o CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Não consegue

      Responder
  • Marcelo S Martins

    boa noite , me chamo Marcelo e sou ex-militar do exercito, como faço para tirar o CR.

    Responder
    • Saty Jardim

      O tema do artigo é justamente esse.

      Responder
  • Felipe Martins

    eu moro com meus pais a casa ta no nome deles, isso influencia ou obrigado esta no meu nome, todos o exames sao feitos aonde em locais designados ou escolhidos .

    Responder
    • Saty Jardim

      Felipe, não é necessário que o imóvel esteja em seu nome. As avaliações são feitas com psicólogos e instrutores credenciados pela Polícia Federal.

      Responder
  • Glauter

    Bom dia. Só os Militares estão dispensados de filiar em clube de tiro para aquisição do CR. Para Agente Penitenciário e Policial Civil é obrigatório a filiação em clube de tiro?

    Responder
    • Saty Jardim

      Glauter, Agentes Penitenciários precisam de filiação no clube, integrantes das Polícias Civis não.

      Responder
  • Bruno Moura

    Boa Noite, eu pretendo tirar o CR de atirador, mas tenho algumas dúvidas:

    1° Existe um tempo minimo de filiação no clube de tiro ou já posso me associar e na mesma hora pegar uma declaração para tirar o CR?

    2° Posso ter o CR e não ter arma ? tipo esperar um ano para comprar ?

    3° Ainda é preciso ter um cofre em casa ? o exercito vai realmente na casa da pessoa ver isso ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Bruno, seguem as suas respostas:
      1 – Não existe tempo mínimo de filiação;
      2 – A escolha é sua, não é obrigatório comprar arma;
      3 – Algumas Regiões Militares fazem vistoria e é exigido que:
      a. As armas e munições devem ser acondicionadas em recipientes do tipo cofre, caixas metálicas ou outro recipiente que dificulte sua retirada do local de guarda. As armas devem estar desmuniciadas.
      b. O recipiente deve possuir fechaduras ou trancas reforçadas, com abertura por meio de código ou chave.
      c. O local dos recipientes deve possuir paredes, piso e teto de alvenaria.

      Responder
  • Diego Alves

    Para tirar o CR, diferentemente do SINARM, não é exigido como requisito👉 comprovante de ocupação lícita.
    Está correta esta afirmação?

    Responder
    • Saty Jardim

      Correto, Diego. Porém ao requerer a compra de uma arma, o Exército solicitará um documento comprobatório de ocupação lícita.

      Responder
  • Glauter

    Saty Jardim, muito boa suas orientações. Tenho um dúvida. Para profissionais da área de segurança, militares ou agentes penitenciários é obrigatório a filiação em clube de tiro? Almejo a categoria atirador (Tiro Desportivo). Digo isso porque um Policial Militar me disse que conseguiu tirar o CR sem filiar em clube de tiro.

    Responder
    • Saty Jardim

      Glauter, como Policial Militar, dependendo da patente, você está dispensado da filiação em clube de tiro e da maioria dos demais requisitos.

      Responder
  • Marlon Baraldo

    Boa noite, após obter o CR, estar inscrito em um clube de tiro que incialmente obtive o CR, após um periodo (1 ano por exemplo), posso mudar para outro clube de tiro ou caça?

    Responder
    • Saty Jardim

      Marlon, você pode mudar de clube todos os anos, conforme desejar. O Exército apenas solicita que você esteja sempre filiado a um clube.

      Responder
  • Jonas

    Como funciona no momento do transporte para o local da caça. Eu tenho que ter a licença do dono do local onde vou ir, mais guia de tráfego?

    Responder
    • Saty Jardim

      Jonas, você precisa ter autorização do proprietário, cadastro atualizado no IBAMA, CR, Guia de Tráfego, CRAF das armas e um documento de identificação pessoal.

      Responder
  • José Fábio Vieira

    Oi boa noite? Tudo bem. Eu acabei de comprar uma Fazenda e tenho CR, gostaria de saber se tem um procedimento legal para eu poder treinar em minha Fazenda…

    Responder
    • Saty Jardim

      Teoricamente não, José. O ideal é que você tire uma guia de tráfego de caça para fazer o deslocamento da arma de maneira legal. Outra alternativa é transferir o local de guarda da arma para o endereço da fazenda.

      Responder
  • william rodrigues

    Ola, boa noite.
    Sou operador praticante de airsoft; tenho interesse no C.R para tiro desportivo e colecionismo.
    minhas duvida s são:
    1-com o C.R consigo importar armas e equipamentos de airsoft, como do Paraguai por exemplo sendo de loja de procedência e com nota fiscal?
    2-Tenho um sítio com um bom espaço para praticar tiros, adquirindo armas (de fogo), com o C.R eu posso praticar tiros em meu local particular ou apenas em clubes e stands?
    desde ja agradeço

    Responder
    • Saty Jardim

      William, você poderá importar porém não é tão simples assim. O procedimento de importação é extremamente caro, burocrático e demorado. Legalmente não há nada que lhe impeça de praticar tiros em sua fazenda em área rural.

      Responder
  • Adriano

    Se eu me afiliar a 2 clubes de tiro…um no estado de Sp e um no estado de MG, poderei andar com a arma em meu veículo sempre neste trajeto? Sou caminhoneiro e se fosse parado pela polícia poderia alegar que estava a caminho do clube?

    Responder
    • Saty Jardim

      Adriano, na teoria a sua ideia até parece boa, mas quando você estiver voltando de uma destas cidades, como você irá provar para o policial que você foi treinar? Quando vamos a um clube, saímos com uma nota fiscal ou declaração de habitualidade.

      Responder
  • Amaury Pinto Tavares

    Olá!! Qual o código da TRU para retirada do CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Você está se referindo à GRU, Amaury? O número de referência muda de acordo com a Região Militar.

      Responder
  • Bruno Augusto

    Achei bem interessante!
    Fazendo meu CR eu já posso comprar em lojas online, como a Fa**** Bélico?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode comprar online sim, Bruno. Mas antes é necessário fazer o pedido de compra ao Exército. Outra opção para o CAC, é fazer a compra diretamente da fábrica da Taurus/CBC/Boito/Imbel.

      Responder
  • Luiz

    Qual o tempo médio para a retirada do CR, considerando todos os exames, certidões e pagamentos de taxas ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Luiz, normalmente cumpre-se as exigências em até 30 dias e depois disso o Exército (5ª RM) tem levado de 1 a 4 meses para conferir a documentação emitir o CR.

      Responder
  • Manoel Messias da Penha Bezerra

    Posso ser CAC com menos de 25 anos? Acabei de completar 23 anos e estou querendo tirar logo o CR e adicionar as atividades de CAC a ele.

    Responder
    • Saty Jardim

      Manoel, atualmente não é mais possível tirar o CR antes dos 25 anos.

      Responder
  • Renato

    Olá. Muito bom o site, conseguimos tirar muitas dúvidas. Mas algumas dúvidas ainda surgem. Onde consigo a listagem dos profissionais aptos a emitir os laudos técnico e psicólogico aceitos pelo EB para tirar o CR? A filiação em qualquer clube de tiro nos deixa apto para tirar o CR ou também existe uma lista com os clubes licenciados? Qual a validade dos documentos solicitados para abertura do CR? Em função disso, tem uma sequência mais apropriada para se seguir para conseguir todos esse documentos e não acabar tendo documento sem validade antes de terminar essa sabatina? Obrigado pela ajuda.

    Responder
    • Saty Jardim

      Olá Renato. Os instrutores de tiro e psicólogos aptos são os credenciados pela Polícia Federal. A filiação pode ser em qualquer clube licenciado e compatível com a atividade desejada (tiro e/ou caça). Os documentos possuem validades diversas e o ideal é que se complete toda a documentação em até 30 dias. Atenção para as certidões que valem por apenas 90 dias.

      Responder
  • Jose Alberi costa

    Muito obrigado pela ajuda foi bem proveitoso

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que pude lhe ajudar.

      Responder
  • ADILSON TADEU LEITE

    Bom dia, aderi todas as informações e preciso além disso tirar o porte na PF, trabalho de vigilante e pretendia ir e vir armado de meu trabalho como faço?

    Responder
    • Saty Jardim

      Adilson, infelizmente hoje todos os pedidos de Porte estão sendo indeferidos pela PF, independente da justificativa, do risco, das evidências e da profissão. Porte é só pra eles…

      Responder
  • Caroline

    Tendo o curso de vigilante e apto a teste de tiro e apto a teste psicológico a mais ou menos 6 meses precisa refazer esses testes para CR ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Caroline, em tese você poderá utilizar os mesmos testes. Mas verifique se os laudos estão no formato correto para o Exército (CR).

      Responder
  • Ricardo

    Tenho posse pela policia federal, é possível tirar o CR pelo exército para a mesma arma e se é necessário fazer tudo novamente

    Responder
    • Saty Jardim

      Ricardo, o CR é uma especie de Registro de Caçador, Atirador ou Colecionador feito pelo Exército. Não é necessário e nem possível comprar e muito menos registrar uma arma durante o processo de concessão do CR. Você poderá transferir a sua arma da PF para o seu acervo de CAC ou adquirir uma nova, somente após já ter o seu CR em mãos. Se você possui avaliações psicológicas e de tiro dentro da validade, poderá aproveitá-las para tirar o seu CR.

      Responder
  • Jose Roberto

    Ola, alem dos custos burocraticos e mensalidade de filiaçao ha algum outro custo mensal ou anual para manutençao do CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, além do investimento inicial com teste de tiro, avaliação psicotécnica, taxa do exército e anuidade do clube de tiro esportivo ou caça, você terá um gasto anual para manter a sua filiação do clube. Esta é uma exigência legal para manter o seu CR de Caçador ou Atirador Esportivo. Normalmente os clubes cobram entre 200,00 e 500,00 Reais pela anuidade.

      Responder
  • Ronaldo

    Qual o valor para obter o cr?

    Responder
    • Saty Jardim

      Ronaldo, o investimento total para tirar o CR, vai depender muito da sua região. Ou seja, dos valores cobrados para o teste de tiro, avaliação psicotécnica e anuidade do clube de tiro esportivo ou caça. No geral, os valores ficam entre 800,00 e 1.000,00 Reais.

      Responder
  • Alessandro vargas

    Se a pessoa estiver no CPC como avalista..pode fazer o cr?

    Responder
    • Saty Jardim

      Alessandro, você quis dizer SPC? Acredito que não terá problemas. O Exército é mais flexível e apenas questões criminais impediriam a obtenção do CR.

      Responder
  • Gabriel

    Se eu tirar meu CR como caçador, é obrigatório a filiação em clubes de tiros esportivo? Pois estou pensando em tirar, mas a anuidade tá fora do meu alcance financeiro

    Responder
    • Saty Jardim

      Gabriel. Infelizmente no presente momento a filiação é obrigatória. Com a diferença de que poderá ser feita apenas em clube exclusivo de caça, saindo mais barato. Precisando de ajuda, entre em contato.

      Responder
  • Henrique dos Santos

    Quem tem CR pode andar armado?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Henrique, mas de forma restrita. O Caçador ou Atirador é autorizado a portar uma arma de porte (revólver ou pistola) municiada, alimentada e carregada (MAC) APENAS nos trajetos para as suas atividades (treino, competição ou local de caça). Fora destes trajetos, o CAC estará sujeito ao enquadramento como Porte Ilegal de Arma.

      Responder
Deixe o Seu Comentário:

dezoito − 4 =

2019 - 2024 Legalmente Armado. Desenvolvido por .