Clube de Caça: Como Escolher o Seu?

Clube de Caça: Como Escolher o Seu?

A caça é uma tradição presente na humanidade desde os tempos antigos. Ser um caçador vai muito além de simplesmente abater animais. O caçador adquire profundos conhecimentos sobre a fauna e a flora e aprende a valorizar e respeitar a natureza como ninguém. É cada vez mais presente a preocupação com a conservação e a caça ética. E neste contexto se insere o Clube de Caça, uma entidade dedicada as atividades cinegéticas, com registro junto ao Comando do Exército.

Além de manter cadastro dos caçadores associados, o clube de caça também deve ministrar cursos sobre caça, tiro, conservação, segurança, legislação e equipamentos. Essas informações devem visar o aperfeiçoamento das atividades realizadas por seus caçadores membros.

Para escolher um bom clube de caça é necessário olhar mais do que o preço da anuidade. É preciso saber se você vai ter auxílio nas questões burocráticas, se você terá acesso a informações de qualidade, se poderá participar de atividades em campo, entre outros.

O que esperar de um bom clube de caça?

A escolha do clube de caça é algo muito pessoal e muitas vezes feita por indicação de outros caçadores. No entanto, é bom estar atento a outros critérios importantes, como a existência de assessoria legal, cursos e bons preços.

Assessoria na documentação pra caça

Caçar legalmente no Brasil é um processo bastante complexo e burocrático. Há a avaliação psicológica para o manuseio de arma de fogo, o teste prático e teóricos de tiro, as certidões negativas de antecedentes, o Certificado de Registro no Exército, o cadastro no IBAMA, entre outros. Sendo assim, os caçadores costumam enfrentar muita dificuldade para se regularizarem e se adequarem a legislação.

Os clubes de caça, por outro lado, já estão familiarizados com todos os processos legais, sendo portanto a entidade adequada para prestar assessoria na documentação. Antes de filiar-se a um clube de caça, verifique se esse tipo de auxílio é prestado.

Cursos e seminários sobre as boas práticas de caça

Especialmente os novos caçadores, precisam de algumas orientações para iniciar essa atividade ao ar livre. As instruções são importantes para o desenvolvimento de habilidades de caça, utilização correta dos equipamentos e armas, boas práticas de segurança, conhecimento da legislação ambiental, entre outros. Essas informações podem ser fornecidas pelo clube, através de cursos de caça online ou presenciais, seminários e outros.

Confira se o clube de caça possui um instrutor disponível para ministrar cursos sobre as atividades cinegéticas.

Preços justos

Tão importante quanto os outros critérios, é o preço da anuidade e as condições para o pagamento. Valores entre 200 e 400 Reais são razoáveis para grande parte dos caçadores. Essa é a faixa de preços praticada por ampla maioria dos clubes de caça de Santa Catarina.

As obrigações de uma entidade de caça no Brasil

Através do R-105, o Exército Brasileiro (COLOG) designa algumas obrigações as entidades de caça. Grande parte das exigências são de ordem burocrática e de controle, porém algumas são de interesse dos caçadores associados.

Ministrar cursos relacionados à caça

O Exército aponta o compromisso das entidades de caça de realizarem cursos voltados as atividades cinegéticas. Entre os temas recomendados estão as modalidades de caça, armamentos, segurança e regras atreladas a essa prática.

Manter o cadastro dos caçadores membros

Os clubes e associações de caça devem manter cadastro dos caçadores matriculados. Também devem ser mantidas as informações referente as participações em treinamentos e outras atividades.

Controlar as informações referentes as armas

A entidade de caça deve manter o controle das informações relacionadas as armas, calibres e quantidade de munição utilizada por seus membros.

Não permitir o uso de arma inadequada a caça

O clube não deve permitir o uso de arma inadequada para a caça em suas dependências. É importante que a atividade de caça seja feita com o emprego de armas e calibres corretos. Isto evita, por exemplo, que o animal seja ferido e fuja, morrendo posteriormente em local incerto.

Informar o Exército sobre o desligamento de membros

O Exército pede que as entidades de caça prestem informações sobre o desligamento ou o afastamento de um caçador anteriormente vinculado à entidade.

Promover reuniões e seminários para a trocas de informações

O troca de informações é de grande importância para as atividades de caça. Através de reuniões, seminários ou simpósios, trocam-se experiências e sugestões para o aperfeiçoamento dessa prática tão salutar.

Colaborar com o Comando do Exército durante as inspeções

Ao receber uma visita por parte do Exército, a entidade tem a obrigação de colaborar e facilitar a inspeção. Este é mais um dos compromissos que as associações e clubes de tiro detêm perante o Exército.

Os diferenciais de um clube de caça

Além de todas as obrigações legais, assessorias, cursos e bons preços, também é desejável que o clube ofereça algo mais. Por exemplo, parte dos recursos provenientes de seus membros podem ser destinados a ações de conservação ou atividades de campo.

Clube de Caça e Ações de Conservação: Perdiz Brasileira (Rhynchotus rufescens)
Perdiz Brasileira (Rhynchotus rufescens)

Ações de conservação

Ações de conservação podem ser feitas através da restauração dos habitats, incluindo reflorestamento, recuperação de bacias hidrográficas e melhorias em pastagens. Como consequência, os habitats tornam-se mais favoráveis ​​ao desenvolvimento da vida selvagem.

Considerando que os sócios de um clube de caça dedicam longas horas em atividades em meio a natureza, as ações de conservação são uma excelente iniciativa. Isto favorece as espécies cinegéticas e de todas as outras que compartilham o mesmo habitat.

Criação de animais silvestres para reintrodução

Essa é uma ação que enfrenta enorme resistência por parte dos órgãos de fiscalização, em especial o IBAMA. Resistência essa sem fundamentos, pois qualquer reintrodução de exemplares silvestres é benéfica. Essa regra só não vale para animais incompatíveis com as atividades humanas, como onças e pumas ou havendo superpopulação da espécie. Seria interessante se o IBAMA revisasse essa questão, facilitando a criação de animais silvestres e estabelecendo critérios simples para a soltura na natureza.

De qualquer forma, seria de grande destaque um clube de caça que destinasse parte dos recursos para a criação e reintrodução de animais silvestres na natureza.

Organização de atividades em campo

Por incrível que pareça, grande parte dos clubes de caça não organizam atividade de campo com seus membros. Ou seja, resumem a sua atuação apenas na parte burocrática e legal.

Antes de filiar-se em um clube de caça e tiro, vale a pena conferir se este realiza atividades em campo. Veja se essas são abertas para todos os membros e se é possível participar. Essas atividades podem incluir acampamentos, treinamentos de tiro, caça de javalis e outros.

Caça de Javali - Sus scrofa
Javali (Sus scrofa)

Considerações Finais

Através da caça o homem tem a oportunidade perfeita para estabelecer uma conexão com a terra, aprendendo a valorizar e cuidar da natureza. Nos países onde a caça é regulamentada, os caçadores são os principais responsáveis pelo financiamento das ações de conservação. Seria muito bom podermos ver isso acontecer por aqui também. E os clubes de caça poderiam ser os responsáveis pelos primeiros passos dessa inovação na conservação das espécies brasileiras.

Portanto, considerando os diversos pontos apresentados neste artigo, busque um clube de caça completo. Ou seja, que possa ajudar na parte burocrática, que agregue conhecimentos e preferencialmente que faça ações em prol das matas, campos e banhados. Locais estes, que nós caçadores passamos longos períodos da vida e nossos descentes também passarão.

Saty Jardim:

Um cidadão comum, praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos no Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Comentários:
  • Isaac

    Estou tirando o CR de Atirador. Posso usar os mesmos documentos para pedir CR de Caçador?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Isaac. Basta marcar as duas opções no requerimento.

      Responder
  • Rogerio

    Olá,estou tirando o CR, porém fui indicado a fazer para atirador e me filiar a um clube de tiro,mas também gosto de caçar,existe diferença entre um e outro,quero dizer que se tiraratirador não posso caçar ou só tenho que fazer registro Ibama.Pode me ajudar?

    Responder
    • Saty Jardim

      Rogerio, para caçar com arma de fogo, além do cadastro no IBAMA, você também precisar tirar o CR na categoria Caçador.

      Responder
  • Diomério de Oliveira Mota

    Boa noite, gostaria de tirar meu CR de caça em Conceição do Coité-BA.

    Responder
  • paulo

    tenho CR mas desisti dele , não me afiliei em nem um clube de tiro , todos eles cobram muito caro pelas anuidades e tem péssimo suporte ao atirador , alguns além da anuidade tambem cobram mensalidade , exigem que a gente faça um curso , etc acho que não vale a pena comprar uma arma no brasil ! , sai caro , e os beneficios são poucos ! , pela policia federal é pior ainda ! , o cara compra uma arma só para falar que tem ! , não pode tirar ela de dentro da residência ! , a legislação tem que mudar rápido , pois a bandidagem anda de arma na cintura enquanto o cidadão de bem tem que passar perrenge para ter uma arma que nem na cintura poderá usar !

    Responder
    • Saty Jardim

      Verdade, Paulo. Infelizmente a legislação brasileira só impõem dificuldades para o cidadão de bem que deseja uma arma para defesa, esporte ou caça.

      Responder
  • Tiago

    Seria possível dar sugestão de alguns clubes pelo Brasil afora?

    Responder
    • Saty Jardim

      Infelizmente não possuo tais informações, Tiago.

      Responder
  • Mateus Klug Minato

    Tenho interesse de comprar uma espingarda para caça mas a burocracia sempre acaba me desencorajando

    Responder
    • Saty Jardim

      Não é tão difícil assim, Mateus. E é sempre melhor fazer as coisas conforme manda a Lei. O primeiro passo é tirar o CR de Caçador no Exército.

      Responder
  • Roberto Fagundes Monteiro

    Gostaria de obter meu CR para caça em Urubici.

    Responder
    • Saty Jardim

      Posso te ajudar com o CR, Roberto!

      Responder
Deixe o Seu Comentário:

19 + 10 =

2020 Legalmente Armado. Desenvolvido por .