Como Tirar CR no Exército?

Como Tirar CR no Exército?

O CR (Certificado de Registro) do Exército permite que o cidadão exerça atividades com produtos controlados por esta instituição. O CR pode ser emitido em três diferentes categorias: Caçador, Atirador e Colecionador (CAC). Nesse guia, vamos mostrar o passo a passo de como tirar CR no Exército Brasileiro.

O que é o CR?

O CR (Certificado de Registro) é um documento obtido a partir de um cadastro junto ao Exército Brasileiro. Este Certificado de Registro dá o direito, ao cidadão, de exercer atividades de caça, tiro desportivo e coleção de armas. O CR é emitido nas categorias Caçador, Atirador e/ou Colecionador (CAC).

Por meio do CR, √© permitido que o CAC exer√ßa atividades com produtos controlados pelo Ex√©rcito. Por exemplo, o uso de armas de calibre restrito e a recarga de muni√ß√Ķes.

O CR atualmente tem validade de 10 anos, podendo ser renovado por iguais per√≠odos. √Č emitido pelo Comando do Ex√©rcito, ap√≥s a solicita√ß√£o e preenchimento de uma s√©rie de requisitos por parte do interessado.

Quais São os Benefícios do CR?

A obten√ß√£o do CR traz in√ļmeros benef√≠cios ao seu detentor (CAC), que em sua maioria s√£o proibidos ao cidad√£o comum. Dentre os principais benef√≠cios, constam:

  • Permiss√£o para transportar armas e muni√ß√Ķes por todo o territ√≥rio nacional;
  • Autoriza√ß√£o para comprar muni√ß√Ķes em loja ou na f√°brica, mediante apresenta√ß√£o do CRAF e RG;
  • Aquisi√ß√£o de armas diretamente de f√°brica, com pre√ßos melhores;
  • Permite a compra de armas e muni√ß√Ķes de calibres restritos;
  • Possibilita ca√ßar legalmente o javali (Sus scrofa) e seus h√≠bridos, com uso de armas de fogo;
  • Permite deslocar-se com uma arma de porte (rev√≥lver ou pistola), a pronto uso, durante o trajeto para atividades de ca√ßa, tiro desportivo e competi√ß√£o;
  • Permite aquisi√ß√£o de armas em limite superior (at√© 15 de calibre permitido e 15 de calibre restrito para ca√ßadores / at√© 30 de calibre permitido e 30 de calibre restrito para atiradores desportivos / at√© 5 de cada modelo para colecionadores);
  • Possibilita a importa√ß√£o de armas (inclusive as com similares nacionais);
  • Entre outros direitos.

Estes s√£o os principais benef√≠cios oferecidos a partir do Certificado de Registro junto ao Comando do Ex√©rcito. Mas, com grandes poderes, v√™m grandes responsabilidades, portando veremos a seguir algumas observa√ß√Ķes importantes sobre o CR.

Observa√ß√Ķes Importantes Sobre o CR

Antes de requerer o Certificado de Registro no Exército, o interessado deve estar ciente de alguns pontos importantes. O CR permite a realização de atividades relacionadas à caça, tiro desportivo e colecionismo e não de defesa pessoal. Entretanto, a defesa é justificada quando o CAC precisa defender a sua vida e o seu acervo durante o trajeto para suas atividades. Para fins específicos de defesa pessoal, você deve obter uma licença de Posse ou Porte de Arma de Fogo na Polícia Federal.

√Č importante lembrar que durantes o trajeto para suas atividades, o CAC precisa conduzir as armas descarregadas e em separado de suas muni√ß√Ķes. A exce√ß√£o se d√° por conta de uma arma de porte (rev√≥lver ou pistola), que pode estar carregada e a pronto uso.

Tamb√©m √© importante conhecer as penalidades previstas para quem desobede√ßa √†s normas estabelecidas. O cidad√£o que for flagrado descumprindo as orienta√ß√Ķes ou estiver utilizando uma arma de forma indevida, est√° sujeito a processo administrativo e criminal, perda do CR e de todas as suas armas.

E Então, Como Tirar CR no Exército?

O CR e as atividades a ele pertencentes, são regulados por meio de Portarias do Exército Brasileiro. Para tirar o CR e começar a praticar a caça, tiro desportivo e o colecionismo, é necessário cumprir uma série de requisitos. A seguir veremos, em detalhes, quais são as exigências legais que precisam ser preenchidas para solicitar e obter o Certificado de Registro de Caçador, Atirador ou Colecionador.

Tirar CR no Exército - Atirador Esportivo

Os Requisitos para obter o Certificado de Registro do Exército

O interessado em tirar o CR no Exército, além comprovar a idoneidade, precisa demonstrar aptidão psicológica e técnica para o manuseio de armas de fogo. Também é necessário ter residência fixa para a guarda do acervo. Veja os detalhes a seguir:

Comprovar idoneidade:

Comprovar idoneidade¬†por meio de certid√Ķes negativas de antecedentes criminais. A idoneidade deve ser comprovada por meio da apresenta√ß√£o de certid√Ķes de antecedentes criminais fornecidas pela Justi√ßa Federal, Justi√ßa Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Justi√ßa Militar e Justi√ßa Eleitoral. Alguns destes documentos podem ser obtidos pela internet, nos sites espec√≠ficos de cada institui√ß√£o. Al√©m destes, tamb√©m √© necess√°rio apresentar a certid√£o de n√£o estar respondendo a inqu√©rito policial ou a processo criminal (Pol√≠cia Civil).

Possuir residência fixa:

Comprovar o endere√ßo residencial e de guarda do acervo. Essa comprova√ß√£o pode ser feita por meio de faturas de √°gua, luz ou telefone fixo, em nome do requerente. Caso a conta esteja em nome do c√īnjuge, √© necess√°rio apresentar Certid√£o de Casamento (ou de Comunh√£o). Como alternativa, √© poss√≠vel apresentar uma declara√ß√£o, com firma reconhecida por parte do respons√°vel pelo im√≥vel.

Capacidade técnica:

Comprova√ß√£o de capacidade t√©cnica para o manuseio de arma de fogo. O teste de tiro para obten√ß√£o do CR deve ser atestado por instrutor credenciado pela Pol√≠cia Federal. A prova (pr√°tica e te√≥rica) √© a mesma exigida para a aquisi√ß√£o de arma de fogo, via PF (SINARM). Al√©m disso, pode-se realizar a prova em apenas uma das 4 categorias de armas (pistola, rev√≥lver, espingarda ou rifle), n√£o sendo necessariamente a que voc√™ pretenda adquirir.

Aptidão psicológica:

Apresentação de laudo, emitido por um psicólogo credenciado pela Polícia Federal, que comprove a aptidão psicológica do interessado em tirar o CR. Para cumprir este requisito, o indivíduo precisa submeter-se ao teste de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

Filiação em clube de tiro ou caça:

Declaração de filiação a entidade de tiro desportivo ou de caça, conforme a atividade que se deseje praticar. Para cumprir este requisito, o interessado em tirar o CR precisa filiar-se a um clube de tiro ou clube de caça, conforme a categoria. Esta é uma obrigação aplicável ao atirador desportivo e ao caçador.

Idade mínima:

Atualmente a idade mínima para tirar o CR é a de 25 anos. Além disso, somente o indivíduo com idade igual ou superior a 25 anos poderá comprar e registrar uma arma em seu nome. Pessoas que ainda não completaram esta idade, poderão treinar em clubes de tiro. Neste caso, utilizarão as armas do próprio clube ou dos pais, conforme recomenda a legislação.

Outras Formalidades Necess√°rias para o CR

Ap√≥s cumprir todos os requisitos exigidos pelo Ex√©rcito, para o Certificado de Registro, voc√™ precisar√° completar algumas formalidades. Em outras palavras, √© necess√°rio preencher algumas declara√ß√Ķes e formul√°rios e providenciar c√≥pias de alguns documentos. Finalmente, √© preciso fazer a entrega dos documentos ao SFPC (Servi√ßo de Fiscaliza√ß√£o de Produtos Controlados) mais pr√≥ximo.

Vamos ver a seguir, os detalhes referentes a estas formalidades:

Requerimento para Concess√£o de Certificado de Registro:

Por meio do requerimento para concessão de Certificado de Registro, o interessado formaliza o seu pedido ao Exército. O modelo do requerimento pode ser obtido no site do SFPC correspondente à região militar do interessado. Com o documento em mãos, o solicitante deve preencher seus dados pessoais, de endereço, de contato e sinalizar as atividades pretendidas (caça, tiro desportivo e/ou coleção).

Declaração de segurança do acervo:

O interessado em tirar o CR no Exército precisa preencher a declaração de segurança do acervo (DSA). Por meio deste documento firma-se o compromisso, perante ao Exército Brasileiro, de manter o acervo em local seguro. Da mesma forma, o modelo desta declaração pode ser obtido no site do SFPC.

Assine o Termo de Ciência, Compromisso e Responsabilidade:

Mediante assinatura do Termo de Ci√™ncia, Compromisso e Responsabilidade, o interessado declara, para fim de concess√£o de Certificado de Registro no Ex√©rcito Brasileiro, que os produtos controlados adquiridos ser√£o de uso exclusivo para a atividade pleiteada. Declara ainda, que possui o conhecimento t√©cnico necess√°rio e que cumprir√° todas as determina√ß√Ķes legais.

Providencie cópias dos documentos:

Faça uma cópia simples de cada um dos documentos citados anteriormente, bem como do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial com foto.

Pague a taxa de concess√£o de Certificado de Registro:

Emita e pague a GRU (Guia de Recolhimento da União) referente a taxa de concessão de Certificado de Registro para pessoa física. Após o pagamento, é importante que você junte o comprovante aos documentos que serão entregues ao Exército.

Passo a Passo para Tirar o CR do Exército

Com todos os requisitos e formalidades devidamente cumpridos, é a hora de protocolar os documentos. Para tal, é preciso fazer a entrega de todos os papéis exigidos á Organização Militar da sua jurisdição.

Por quest√Ķes de conferencia, segue a lista de todas as certid√Ķes, laudos, comprovantes e declara√ß√Ķes necess√°rias:

  • Certid√Ķes negativas de antecedentes criminais (idoneidade);
  • Comprovante de resid√™ncia;
  • Laudo atestando a capacidade t√©cnica para o manuseio de arma de fogo;
  • Atestado de aptid√£o psicol√≥gica para o manuseio de arma de fogo;
  • Declara√ß√£o de filia√ß√£o em clube de tiro ou ca√ßa;
  • Ter idade igual ou superior a 25 anos;
  • Requerimento para Concess√£o de Certificado de Registro;
  • Declara√ß√£o de seguran√ßa do acervo;
  • Termo de Ci√™ncia, Compromisso e Responsabilidade;
  • Carteira de Identidade e CPF (original e/ou c√≥pia autenticada);
  • Pagar a taxa de concess√£o de Certificado de Registro.

Protocolo e acompanhamento do processo

Após conferir todos os documentos, envie ou dirija-se ao SFPC mais próximo munido das sua cópias e originais, quando for o caso. Protocole os documentos.

Posteriormente, você precisa acompanhar o andamento do seu processo de pedido de CR de Caçador, Atirador ou Colecionador. Para tal, faça consultas periódicas via e-mail, telefone ou pessoalmente. O tempo regular de emissão do CR é de até 60 dias, porém pode variar de 15 a 120 dias dependendo da Região Militar.

Após a emissão do Certificado de Registro na categoria escolhida, você terá se tornado um CAC e estará apto a iniciar o processo de compra das suas armas de fogo. Estas serão registradas no SIGMA (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas).

Considera√ß√Ķes finais sobre o CR

Como vimos anteriormente, o Certificado de Registro do Exército é o documento, com validade de 10 anos, que autoriza o cidadão a exercer atividades com produtos controlados.

Caçador com Certificado de Registro do Exército - CR

Somente para os caçadores, é praticamente obrigatório realizar o cadastro junto ao IBAMA e mantê-lo sempre atualizado. O seu deslocamento legal com armas, bem como a atividade de caça de javali estão condicionadas ao cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Esta inscrição pode ser feita via internet e de forma gratuita.

√Č importante tamb√©m, estar ciente das penalidades previstas. O cidad√£o que for flagrado descumprindo as orienta√ß√Ķes estabelecidas, est√° sujeito a pris√£o, processo administrativo e criminal,¬†PERDA do CR e das ARMAS. Portanto, exer√ßa as suas atividades de ca√ßa, tiro desportivo ou cole√ß√£o, com extrema responsabilidade.

Para concluir, o que voc√™ achou deste guia pr√°tico de como tirar tirar CR no Ex√©rcito? Ficou com alguma d√ļvida? Deixe a sua opini√£o logo abaixo.

Saty Jardim:

Um cidadão comum, praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos no Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Coment√°rios:
  • bruno

    Olá, eu tenho uma duvida, fui em um clube e ele falou que o despachante fica horas e horas na fila, é verdade isso? eu gostaria de economizar e ir eu mesmo, mas parece que tem que ir 4 vezes.

    Responder
    • Saty Jardim

      Em algumas Regi√Ķes Militares isso realmente acontece, infelizmente…

      Responder
  • Hericlys chiminez

    Sou maior de idade mas nao tenho os 25 anos exigido, existe alguma exceção para conseguir tirar o cr? Tenho 21 anos.

    Responder
    • Saty Jardim

      Não, você precisa esperar completar os 25 anos.

      Responder
  • IRINEU FERREIRA

    Prezado, boa tarde. Excelente artigo. Parabéns pelo trabalho!!

    Tenho umas d√ļvidas: Estou inciando o processo para adquirir o CR.
    1- Tenho que filiar a um clube no meu estado ou pode ser em estado distinto da minha residencia? Ex. Moro no ES e quero me filiar a um clube no RJ, isso é possível?
    2- Consigo trasportar minha arma de um estado para ou outro? Sair da minha residencia no ES e deslocar para o clube no RJ.
    3- existe uma limitação de vezes que poderei me deslocar até o clube?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder
    • Saty Jardim

      Irineu, sendo um clube de cidade próxima (mesmo que em outro Estado) o Exército costuma aceitar a filiação. E neste caso você poderá fazer o deslocamento armado no trajeto.

      Responder
  • LEUBERT VIANA

    EXCELENTE EXPLANAÇÃO.

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considera√ß√Ķes, Leubert.

      Responder
  • Reinaldo Bertolo

    Boa noite Saty!
    Tenho um processo de CR com o despachante desde fins de fevereiro de 2020, está moroso o processo junto ao Exército com a pandemia em andamento?

    Responder
    • Saty Jardim

      Reinaldo, depende da sua Região Militar. Aqui na 5ª RM tudo está funcionando normalmente.

      Responder
  • Mayke Yrthon Santos Alves

    Ol√°! Muito boa sua mat√©ria, extremamente esclarecedora. Tenho uma d√ļvida sobre a defesa na minha resid√™ncia. Estou tirando meu CR com todas as formalidades exigidas, minha d√ļvida √© se por acaso tiver minha resid√™ncia invadida por um bandido e eu vier a reagir usando uma arma do meu acervo, serei penalizado de alguma forma? √Č necess√°rio tirar um documento diferente para defesa da minha cada e fam√≠lia ou meu CAC me acoberta juridicamente? Desde j√° grato!

    Responder
    • Saty Jardim

      Mayke, armas para defesa pessoal devem ser registradas na Polícia Federal.

      Responder
  • Paulo duarte lopes PANCHORRA

    Explica√ß√Ķes excelentes . √Č um verdadeiro passo a passo para o cidad√£o . Parab√©ns.

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considera√ß√Ķes, Paulo.

      Responder
  • Joel

    Bom dia, eu morro em SC e queria tirar o cr de caçador para caçar em MS, nao terei problema em transportar a arma nesse trajeto, sem problemas?

    Responder
    • Saty Jardim

      O CR é para isso mesmo, Joel. Para o transporte por via terrestre lembre-se de levar, juntamente com a arma, o CR, CRAF, Guia de Tráfego, RG, Comprovante de Inscrição, Certificado de Regularidade e Autorização de Manejo do IBAMA.

      Responder
  • Eduardo Kock

    Depois de ter meu CR, posso praticar tiro aonde?, só em lugares credenciados ou pode ser em uma propriedade pra fora em um campo?

    Responder
    • Saty Jardim

      Eduardo, o atirador desportivo deve fazer a pr√°tica de tiro em clubes regularizados.

      Responder
  • Roberto P

    Otima matéria e as perguntas e respostas são muito esclarecedoras.
    Fiquie com uma duvida: Qual a burocracia extra para ser colecionador? E tem alguma vantagem em ser colecionador, compardo com Atirador, sendo que já tenho filiação a clube de tiro (Pretendo tirar o CR nos póximos meses)
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Roberto, CR de colecionar é para quem realmente deseja colecionar armas. Para outros (atiradores e caçadores) não há vantagem alguma.

      Responder
  • Leandro Sordi Kucharski

    A validade do CR passou automaticamente para 10 anos ou ainda prevalece a indicada no documento?

    Responder
    • Saty Jardim

      Prevalece a indicada no documento, Leandro.

      Responder
  • Tairone

    Tenho 23 anos, pelo oq entendi posso adquirir o CR, só não posso adquirir uma arma de fogo em meu nome, podendo usar as armas do estande, estou certo ? Não há nenhuma forma de adquirir minha própria arma ? Obrigado pela atenção

    Responder
    • Saty Jardim

      Atualmente o CR é só com 25 anos, Tairone. Antes disso, você pode treinar em clubes de tiro.

      Responder
  • Gislene

    Ol√°
    Meu esposo j√° tem uma arma registrada pela PF
    Pode tirar um CR sem ter que comprar outra arma?
    O psicotécnico e o exame de tiro que fez pra polícia Federal ambos servem para o CR?
    Eu posso dar entrada para meu esposo? Tipo ser o despachante dele?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Saty Jardim

      Gislene, vai depender dos modelos dos laudos. Alguns não valem para o Exército e vice-versa. Você pode ajudar o seu marido sim.

      Responder
  • Ruy

    Tendo o CR, é possível transportar a Arma do Distrito Federal para Bahia, legalmente? Sem nenhum impedimento? Para pratica de tiro esportivo em zona rural por exemplo

    Responder
    • Saty Jardim

      N√£o pode, Ruy. Voc√™ poderia fazer este deslocamento caso fosse ca√ßar javali e com as devidas documenta√ß√Ķes.

      Responder
  • Marlon

    Boa tarde !
    Gostaria de saber se quando vai tirar o cr pelo exército , se o exército faz uma vistoria na residência ? E se sim quais as exigências
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Depende da Região Militar, Marlon. As exigências são as seguintes:
      1 – As armas e muni√ß√Ķes devem ser acondicionadas em recipientes do tipo cofre, caixas met√°licas ou outro recipiente que dificulte sua retirada do local de guarda. As armas devem estar desmuniciadas.
      2 РO recipiente deve possuir fechaduras ou trancas reforçadas, com abertura por meio de código ou chave.
      3 – O local dos recipientes deve possuir paredes, piso e teto de alvenaria.

      Responder
  • Halisson Luiz

    Boa Noite! Excelente artigo amigo! Parabéns pelo trabalho, além de ser muito bem explicado, ainda ajuda o pessoal! Isso faz a diferença.

    Estou com a seguinte d√ļvida.
    Dei entrada no CR, e todas as minhas certid√Ķes deram negativas. Tudo perfeito.

    Porém sou ex militar, sargento temporário, e tive um problema no ano de 2009, tive um desentendimento com oficial, fui punido, e meu comportamento ficou no mal. Tenho minha reservista tudo em ordem. Porém a questão do comportamento influência? Obrigado

    Outra questão, dei entrada na PF para ter uma arma para defesa, posse em casa! E dei entrada no CR para caçador e desportivos, para treinar no clube e diversão mesmo! Seria o correto ter os dois?

    Responder
    • Saty Jardim

      Halisson, se as suas certid√Ķes deram negativas, voc√™ n√£o ter√° problemas. CR de Atirador √© para pr√°tica de tiro em clube e competi√ß√Ķes, CR de Ca√ßador √© para ca√ßa de javali.

      Responder
  • EDSON ADRIANO WILDE

    Boa noite SATY queria tira uma d√ļvida eu tenho duas armas registradas no SINARM uma 12 e um rifle fis os cursos de tiro pras duas armas e agora quero me filia no clube de ca√ßa ser√° que tenho que fazer os cursos de tiro novo pra campra outras armas

    Responder
    • Saty Jardim

      Edson, no Brasil nenhum curso é exigido para compra de arma. Você só precisa comprovar a aptidão técnica para o manuseio de arma de fogo.

      Responder
  • Bruno

    Oi, Saty!

    Tudo bem?

    Vi sua resposta ao Ricardo, no dia 22 de março, e meio que respondeu ao que eu precisava.

    resposta abaixo:

    “Ricardo, para fins de comprova√ß√£o de ocupa√ß√£o l√≠cita as seguintes op√ß√Ķes s√£o aceitas:
    a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    b) Contrato de trabalho, com firma reconhecida;
    c) DECORE: Declara√ß√£o Comprobat√≥ria de Percep√ß√£o de Rendimentos. Emitida pelo CRC ‚Äď Conselho Regional de Contabilidade para profissionais aut√īnomos, profissionais liberais e empres√°rios e microempres√°rios;
    d) carteira funcional ou de órgão de classe, acompanhado de comprovação de exercício na função;
    e) comprovante de rendimentos;
    f) contrato social de empresa;
    g) Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI); ou
    h) comprovante de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.”

    No meu caso tenho empresa ativa, mas n√£o estou usando , por outros motivos, mas est√° legalmente em dia. minhas perguntas s√£o:

    Poderia pedir ao contador o DECORE, somente o Contrato social, Comprovante EIRELE, um desses bastaria?

    há algum valor minimo ou movimentação mínima para comprovar? outra coisa é a empresa está locada no Rio de janeiro, mas hoje moro em Minas e quero entrar com o processo por aqui, é possível ter o endereço diferente da residencia e da empresa?

    Muito obrigado desde j√°,

    Bruno.

    Responder
    • Saty Jardim

      Bruno, me parece que a apresentação do Contrato Social é a melhor opção para você.

      Responder
  • S√≥stenes Oliveira do Nascimento

    Muito elucidativo. Parabéns

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considera√ß√Ķes, S√≥stenes.

      Responder
  • Marcelo

    Boa noite.
    Tenho meu CR de atirador desportivo há pouco tempo, porém me interessei pela caça também.
    Como faço pra incluir essa categoria?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Marcelo. Você precisa solicitar o apostilamento da atividade de Caça em seu Certificado de Registro.

      Responder
  • Victor Nascimento Sarti

    Amigo, parab√©ns pelo trabalho. Melhor material que achei na Internet. Mas estou algumas d√ļvidas.
    Se eu fizer o registro de posse junto à PF, a arma ficará registrada no SINARM e poderei usar para defesa em casa.
    Após isso, se me registrar como CAC, poderei levar essa arma registrada no SINARM para o clube a fim de praticar com ela?
    Como ter uma arma de defesa e poder utilizá-la a fim de mantê-la em bom funcionamento?
    Outra d√ļvida √©, quais as diferen√ßas pr√°ticas e implica√ß√Ķes jur√≠dicas entre Ca√ßador, atirador e colecionador al√©m da quantidade de armas?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Saty Jardim

      Victor, “Como ter uma arma de defesa e poder utiliz√°-la a fim de mant√™-la em bom funcionamento” √© a pergunta de “um mil√£o de d√≥lares”. Infelizmente a Pol√≠cia Federal imp√Ķe restri√ß√Ķes de modo que √© bem complicado treinar com uma arma registrada no SINARM. Como CAC voc√™ N√ÉO poder√° transitar com uma arma do SINARM.

      Responder
  • Gildo

    Ola saty, primeiramente parab√©ns pelo seu artigo, nos ajudou muito a esclarecer muitas d√ļvidas, e al√©m de tudo deixou bem claro todas modalidades funcionais de um CR, bom a minha d√ļvida √© a seguinte:
    Se eu tiver o CR e uma arma guardada conforme manda a legislação, e se por ventura sofrer um atentado à minha vida e da minha família, posso me defender com a arma?
    Desde já agradeço!!!

    Responder
    • Saty Jardim

      Gildo, armas do CR são para prática de tiro, caça ou coleção. Porém, em caso de extrema necessidade, é justificável o seu emprego para defesa.

      Responder
  • Alexandre

    Bom dia, eu estou com uma duvida, moro no Rj e no quesito: Certidão Criminal na Justiça Estadual creio que no meu estado seja necessario realizar um pagamento para emitir essa certidão estadual, essa informação confere?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Alexandre. Infelizmente a burocracia a√≠ no Rio de Janeiro √© fora do n√≠vel aceit√°vel. Certid√Ķes que em boa parte do pa√≠s s√£o de gra√ßa, a√≠ no Rio custam uma fortuna. Voc√™s votam muito mal…

      Responder
  • Sophia

    Ol√°, tudo bem?
    Primeiramente, obrigada pelo artigo, muito √ļtil e espec√≠fico.
    Por√©m, gostaria de esclarecer uma d√ļvida minha j√° h√° tempos.
    Muitos dizem para n√£o incluir a categoria de ‚Äúcolecionador‚ÄĚ no CR. Vc poderia me explicar o por qu√™?
    Obrigada pela atenção.

    Responder
    • Saty Jardim

      Sophia, que bom que o meu artigo lhe ajudou. O CR de colecionador é indicado para quem realmente vai colecionar armas. Para quem deseja apenas praticar o tiro desportivo e ou caça, a atividade de colecionamento só aumenta a burocracia.

      Responder
  • arthur

    ol√° ,
    obrigado pelas dicas.
    Tenho uma d√ļvida, possso tirar o CR para Ca√ßa e tambem, Tiro Desportivo??

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode tirar para ambas as atividades, Arthur. Marque as duas op√ß√Ķes no requerimento.

      Responder
  • THIAGO ALVES

    Ola, primeiramente PARABENS por seu artigo, muito BOM !

    Tenho umas duvidas, Eu ja tenho CR a uns meses .
    Queria saber como faço pra ter a POSSE ? poder andar armado pra onde quiser SEM correr o risco de ser Enquadrado COMO PORTE ILEGAL DE ARMAS ?

    Qua seria o PASSO-A-PASSO !

    Responder
    • Saty Jardim

      √Č bem complicado, Thiago. Na teoria a solu√ß√£o seria o Porte de Arma da Pol√≠cia Federal, mas na pr√°tica ningu√©m consegue. Praticamente todos os pedidos s√£o negados independente da justificativa.

      Responder
  • Jos√© Victor

    Eu sei que j√° faz tempo, mas eu tenho 21 anos e estou querendo tirar o CR, como eu n√£o poderei adquirir armas ainda, voc√™ aconselharia tirar o mesmo, sendo que se eu quiser atirar terei que atirar o com armas do clube ou de 3¬ļ?

    Responder
    • Saty Jardim

      José Victor, para tirar o CR agora é só com 25 anos. Enquanto você não atingir esta idade é possível praticar em clube de tiro com as armas do mesmo.

      Responder
  • Sanzer

    Olá. Adquiri a posse de arma de fogo pelo Sinarm. Agora quero tentar o CR. Meu teste psicológico e meu teste de tiro foram realizados em 24/10/2018. Pelo que li dos comentários a validade do teste psicológico no exército é de 3 anos. Alguém sabe dizer se o teste de tiro também possui a mesma validade? Alguém sabe informar em qual regramento (Colog ou decreto) constam esses prazos? Eu li tanto a portaria 150 e o decreto 9.845/2019, mas não encontrei explicitamente os prazoa

    Responder
    • Saty Jardim

      Para o Exército, o laudo do teste de tiro não possui validade. Se você sabe andar de bicicleta hoje, certamente continuará sabendo daqui 10 ou 20 anos.

      Responder
  • Jos√© Luiz de souza

    Muito bem esclarecido, vou tentar tirar o meu CR para caçador e atirador desportivo.

    Responder
    • Saty Jardim

      Desejo sucesso com os tr√Ęmites e com a pr√°tica do esporte.

      Responder
  • Ot√°vio

    Ol√° Saty.
    Gostei muito do seu texto, foi muito esclarecedor. Por√©m tenho algumas d√ļvidas:
    1- H√° como obter para um mesmo CR duas categorias de forma simult√Ęnea, exemplo um CR de Ca√ßador/Atirador?
    2- √Č poss√≠vel dar entrada na documenta√ß√£o alguns meses antes de completar 25 anos, visto que o procedimento √© um pouco demorado?

    Responder
    • Saty Jardim

      Ot√°vio, √© poss√≠vel sim solicitar o CR nas duas categorias. Basta marcar as duas op√ß√Ķes no requerimento. √Č vi√°vel iniciar a documenta√ß√£o uns 30 dias antes do seu anivers√°rio.

      Responder
  • Paulo Dias Martins

    Satisfat√≥rio, tirou minhas d√ļvidas.

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que o meu artigo lhe ajudou, Paulo.

      Responder
  • Victor

    Muito bom amigo, mas tenho algumas d√ļvidas:
    1¬ļ – Tenho posse pela PF. Tirando meu CR, eu posso solicitar a transfer√™ncia do SINARM para o SIGMA? E usar minha arma atual para frequentar o clube?
    2¬ļ – Ap√≥s transferir para o SIGMA, o que eu vou perder em rela√ß√£o ao SINARM?
    3¬ļ – Se minha arma estiver registrada pelo SIGMA e eu us√°-la em casa numa situa√ß√£o para defender minha integridade f√≠sica, irei responder judicialmente por eu ter disparado com arma que est√° registrada no SIGMA e n√£o no SINARM?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode fazer a transfer√™ncia SINARM/SIGMA sim, Victor. Por√©m a arma n√£o ter√° mais a finalidade de defesa e o Ex√©rcito poder√° cobrar explica√ß√Ķes suas (processo administrativo) caso a arma seja utilizada para outros fins diferentes de ca√ßa, tiro desportivo ou competi√ß√£o.

      Responder
  • aristides

    gostariade saber si na minha fazenda posso treina dando tiros ,ou preciso da autorizaçao de algum prgao

    Responder
  • sebastiao junior

    Saty boa noite! Meu nome √© Sebastiao Junior e moro em Uberlandia-mg. Primeiramente parabeniza-lo pela qualidade das suas informa√ß√Ķes. Estou com uma duvida: Para tirar o CR de ca√ßador tem que se filiar obrigatoriamente a um clube de ca√ßa?! E ainda, se sim, como faria uma pessoa interessada em ter o CR e na sua regiao nao tem um clube de ca√ßa?!

    Responder
    • Saty Jardim

      Sebastião, a filiação em clube de tiro e caça é obrigatória para o CR de Caçador. Não tendo um clube na sua cidade, é necessário buscar em cidades próximas. Lembrando que o caçador não precisa frequentar o clube, apenas estar filiado.

      Responder
  • Ricardo

    Boa tarde! Artigo muito top o seu,viu! Queria tirar uma duvida. Eu sou motorista de aplicativo no momento,eu consigo tirar o CR mesmo assim? Isso entra como ocupa√ß√£o l√≠cita,se n√£o,o que eu precisaria fazer para ter essa “ocupa√ß√£o l√≠cita?”

    Responder
    • Saty Jardim

      Ricardo, para fins de comprova√ß√£o de ocupa√ß√£o l√≠cita as seguintes op√ß√Ķes s√£o aceitas:
      a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
      b) Contrato de trabalho, com firma reconhecida;
      c) DECORE: Declara√ß√£o Comprobat√≥ria de Percep√ß√£o de Rendimentos. Emitida pelo CRC ‚Äď Conselho Regional de Contabilidade para profissionais aut√īnomos, profissionais liberais e empres√°rios e microempres√°rios;
      d) carteira funcional ou de órgão de classe, acompanhado de comprovação de exercício na função;
      e) comprovante de rendimentos;
      f) contrato social de empresa;
      g) Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI); ou
      h) comprovante de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

      Responder
  • Odirlei

    Muito grato pelas informa√ß√Ķes, muito bom, vou tentar meu CR!..
    Caçador e Tiro desportivo!..

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que o meu artigo lhe ajudou, Odirlei. Qualquer d√ļvida, estou √† disposi√ß√£o.

      Responder
  • Guilherme

    Ol√°, tudo bem? Eu tive o meu pedido de CR negado. existe alguma modelo de recurso?

    Responder
    • Saty Jardim

      CR negado por qual motivo, Guilherme? Entre em contato comigo via WhatsApp.

      Responder
  • Felipe Santana

    Boa noite, ja tenho uma arma pelo sinarm, queria aproveita teste da psicóloga que vence dia
    18/03/2020 mes que vem, ja ajuntei todos os documentos para dar emtrada do cr, vou dar entrada essa semana agora. Pergunta seria sera que exercicito vai aceita o teste da pscicologa

    Responder
    • Saty Jardim

      Aceita sim, Felipe. Para o Exército, a validade do laudo psicológico atualmente é de 3 anos.

      Responder
  • willy

    Passando s√≥ para agradecer pela informa√ß√£o. E dif√≠cil achar conte√ļdo confi√°vel, atualizado e bem escrito na internet. Al√©m disso voc√™ ainda responde as d√ļvidas da galera o que √© ainda mais bacana. Bom trabalho.

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que o meu conte√ļdo te ajudou, Willy.

      Responder
  • Allisson Caldas

    Posso tirar o CR sem ter a obrigação de me filiar em um Club de Tiro? Tenho arma de fogo pelo Sinarme, quero CR para a prática de tiro mas em minha fazenda, posso tirar o CR? Alguma alteração na portaria sobre tirar o CR sem a obrigação de se Filiar ao Club?

    Responder
    • Saty Jardim

      Allisson, a filiação é obrigatória para todos os civis que desejam tirar o CR nas categorias Caçador e/ou Atirador Desportivo.

      Responder
  • Anne Anjos

    Boa noite,

    Gostaria de saber se a pessoa que responde a crimes referentes a licita√ß√Ķes p√ļblicas na Justi√ßa Federal consegue o CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      N√£o consegue

      Responder
  • Marcelo S Martins

    boa noite , me chamo Marcelo e sou ex-militar do exercito, como faço para tirar o CR.

    Responder
    • Saty Jardim

      O tema do artigo é justamente esse.

      Responder
  • Felipe Martins

    eu moro com meus pais a casa ta no nome deles, isso influencia ou obrigado esta no meu nome, todos o exames sao feitos aonde em locais designados ou escolhidos .

    Responder
    • Saty Jardim

      Felipe, n√£o √© necess√°rio que o im√≥vel esteja em seu nome. As avalia√ß√Ķes s√£o feitas com psic√≥logos e instrutores credenciados pela Pol√≠cia Federal.

      Responder
  • Glauter

    Bom dia. Só os Militares estão dispensados de filiar em clube de tiro para aquisição do CR. Para Agente Penitenciário e Policial Civil é obrigatório a filiação em clube de tiro?

    Responder
    • Saty Jardim

      Glauter, Agentes Penitenciários precisam de filiação no clube, integrantes das Polícias Civis não.

      Responder
  • Bruno Moura

    Boa Noite, eu pretendo tirar o CR de atirador, mas tenho algumas d√ļvidas:

    1¬į Existe um tempo minimo de filia√ß√£o no clube de tiro ou j√° posso me associar e na mesma hora pegar uma declara√ß√£o para tirar o CR?

    2¬į Posso ter o CR e n√£o ter arma ? tipo esperar um ano para comprar ?

    3¬į Ainda √© preciso ter um cofre em casa ? o exercito vai realmente na casa da pessoa ver isso ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Bruno, seguem as suas respostas:
      1 РNão existe tempo mínimo de filiação;
      2 РA escolha é sua, não é obrigatório comprar arma;
      3 – Algumas Regi√Ķes Militares fazem vistoria e √© exigido que:
      a. As armas e muni√ß√Ķes devem ser acondicionadas em recipientes do tipo cofre, caixas met√°licas ou outro recipiente que dificulte sua retirada do local de guarda. As armas devem estar desmuniciadas.
      b. O recipiente deve possuir fechaduras ou trancas reforçadas, com abertura por meio de código ou chave.
      c. O local dos recipientes deve possuir paredes, piso e teto de alvenaria.

      Responder
  • Diego Alves

    Para tirar o CR, diferentemente do SINARM, n√£o √© exigido como requisitoūüĎČ comprovante de ocupa√ß√£o l√≠cita.
    Está correta esta afirmação?

    Responder
    • Saty Jardim

      Correto, Diego. Porém ao requerer a compra de uma arma, o Exército solicitará um documento comprobatório de ocupação lícita.

      Responder
  • Glauter

    Saty Jardim, muito boa suas orienta√ß√Ķes. Tenho um d√ļvida. Para profissionais da √°rea de seguran√ßa, militares ou agentes penitenci√°rios √© obrigat√≥rio a filia√ß√£o em clube de tiro? Almejo a categoria atirador (Tiro Desportivo). Digo isso porque um Policial Militar me disse que conseguiu tirar o CR sem filiar em clube de tiro.

    Responder
    • Saty Jardim

      Glauter, como Policial Militar, dependendo da patente, você está dispensado da filiação em clube de tiro e da maioria dos demais requisitos.

      Responder
  • Marlon Baraldo

    Boa noite, após obter o CR, estar inscrito em um clube de tiro que incialmente obtive o CR, após um periodo (1 ano por exemplo), posso mudar para outro clube de tiro ou caça?

    Responder
    • Saty Jardim

      Marlon, você pode mudar de clube todos os anos, conforme desejar. O Exército apenas solicita que você esteja sempre filiado a um clube.

      Responder
  • Jonas

    Como funciona no momento do transporte para o local da caça. Eu tenho que ter a licença do dono do local onde vou ir, mais guia de tráfego?

    Responder
    • Saty Jardim

      Jonas, você precisa ter autorização do proprietário, cadastro atualizado no IBAMA, CR, Guia de Tráfego, CRAF das armas e um documento de identificação pessoal.

      Responder
  • Jos√© F√°bio Vieira

    Oi boa noite? Tudo bem. Eu acabei de comprar uma Fazenda e tenho CR, gostaria de saber se tem um procedimento legal para eu poder treinar em minha Fazenda…

    Responder
    • Saty Jardim

      Teoricamente não, José. O ideal é que você tire uma guia de tráfego de caça para fazer o deslocamento da arma de maneira legal. Outra alternativa é transferir o local de guarda da arma para o endereço da fazenda.

      Responder
  • william rodrigues

    Ola, boa noite.
    Sou operador praticante de airsoft; tenho interesse no C.R para tiro desportivo e colecionismo.
    minhas duvida s s√£o:
    1-com o C.R consigo importar armas e equipamentos de airsoft, como do Paraguai por exemplo sendo de loja de procedência e com nota fiscal?
    2-Tenho um sítio com um bom espaço para praticar tiros, adquirindo armas (de fogo), com o C.R eu posso praticar tiros em meu local particular ou apenas em clubes e stands?
    desde ja agradeço

    Responder
    • Saty Jardim

      William, você poderá importar porém não é tão simples assim. O procedimento de importação é extremamente caro, burocrático e demorado. Legalmente não há nada que lhe impeça de praticar tiros em sua fazenda em área rural.

      Responder
  • Adriano

    Se eu me afiliar a 2 clubes de tiro…um no estado de Sp e um no estado de MG, poderei andar com a arma em meu ve√≠culo sempre neste trajeto? Sou caminhoneiro e se fosse parado pela pol√≠cia poderia alegar que estava a caminho do clube?

    Responder
    • Saty Jardim

      Adriano, na teoria a sua ideia até parece boa, mas quando você estiver voltando de uma destas cidades, como você irá provar para o policial que você foi treinar? Quando vamos a um clube, saímos com uma nota fiscal ou declaração de habitualidade.

      Responder
  • Amaury Pinto Tavares

    Olá!! Qual o código da TRU para retirada do CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Voc√™ est√° se referindo √† GRU, Amaury? O n√ļmero de refer√™ncia muda de acordo com a Regi√£o Militar.

      Responder
  • Bruno Augusto

    Achei bem interessante!
    Fazendo meu CR eu já posso comprar em lojas online, como a Falcão Bélico?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode comprar online sim, Bruno. Mas antes é necessário fazer o pedido de compra ao Exército. Outra opção para o CAC, é fazer a compra diretamente da fábrica da Taurus/CBC/Boito/Imbel.

      Responder
  • Luiz

    Qual o tempo m√©dio para a retirada do CR, considerando todos os exames, certid√Ķes e pagamentos de taxas ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Luiz, normalmente cumpre-se as exigências em até 30 dias e depois disso o Exército (5ª RM) tem levado de 1 a 4 meses para conferir a documentação emitir o CR.

      Responder
  • Manoel Messias da Penha Bezerra

    Posso ser CAC com menos de 25 anos? Acabei de completar 23 anos e estou querendo tirar logo o CR e adicionar as atividades de CAC a ele.

    Responder
    • Saty Jardim

      Manoel, atualmente não é mais possível tirar o CR antes dos 25 anos.

      Responder
  • Renato

    Ol√°. Muito bom o site, conseguimos tirar muitas d√ļvidas. Mas algumas d√ļvidas ainda surgem. Onde consigo a listagem dos profissionais aptos a emitir os laudos t√©cnico e psic√≥logico aceitos pelo EB para tirar o CR? A filia√ß√£o em qualquer clube de tiro nos deixa apto para tirar o CR ou tamb√©m existe uma lista com os clubes licenciados? Qual a validade dos documentos solicitados para abertura do CR? Em fun√ß√£o disso, tem uma sequ√™ncia mais apropriada para se seguir para conseguir todos esse documentos e n√£o acabar tendo documento sem validade antes de terminar essa sabatina? Obrigado pela ajuda.

    Responder
    • Saty Jardim

      Ol√° Renato. Os instrutores de tiro e psic√≥logos aptos s√£o os credenciados pela Pol√≠cia Federal. A filia√ß√£o pode ser em qualquer clube licenciado e compat√≠vel com a atividade desejada (tiro e/ou ca√ßa). Os documentos possuem validades diversas e o ideal √© que se complete toda a documenta√ß√£o em at√© 30 dias. Aten√ß√£o para as certid√Ķes que valem por apenas 90 dias.

      Responder
  • Jose Alberi costa

    Muito obrigado pela ajuda foi bem proveitoso

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que pude lhe ajudar.

      Responder
  • ADILSON TADEU LEITE

    Bom dia, aderi todas as informa√ß√Ķes e preciso al√©m disso tirar o porte na PF, trabalho de vigilante e pretendia ir e vir armado de meu trabalho como fa√ßo?

    Responder
    • Saty Jardim

      Adilson, infelizmente hoje todos os pedidos de Porte est√£o sendo indeferidos pela PF, independente da justificativa, do risco, das evid√™ncias e da profiss√£o. Porte √© s√≥ pra eles…

      Responder
  • Caroline

    Tendo o curso de vigilante e apto a teste de tiro e apto a teste psicológico a mais ou menos 6 meses precisa refazer esses testes para CR ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Caroline, em tese você poderá utilizar os mesmos testes. Mas verifique se os laudos estão no formato correto para o Exército (CR).

      Responder
  • Ricardo

    Tenho posse pela policia federal, é possível tirar o CR pelo exército para a mesma arma e se é necessário fazer tudo novamente

    Responder
    • Saty Jardim

      Ricardo, o CR √© uma especie de Registro de Ca√ßador, Atirador ou Colecionador feito pelo Ex√©rcito. N√£o √© necess√°rio e nem poss√≠vel comprar e muito menos registrar uma arma durante o processo de concess√£o do CR. Voc√™ poder√° transferir a sua arma da PF para o seu acervo de CAC ou adquirir uma nova, somente ap√≥s j√° ter o seu CR em m√£os. Se voc√™ possui avalia√ß√Ķes psicol√≥gicas e de tiro dentro da validade, poder√° aproveit√°-las para tirar o seu CR.

      Responder
  • Jose Roberto

    Ola, alem dos custos burocraticos e mensalidade de filiaçao ha algum outro custo mensal ou anual para manutençao do CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, além do investimento inicial com teste de tiro, avaliação psicotécnica, taxa do exército e anuidade do clube de tiro esportivo ou caça, você terá um gasto anual para manter a sua filiação do clube. Esta é uma exigência legal para manter o seu CR de Caçador ou Atirador Esportivo. Normalmente os clubes cobram entre 200,00 e 500,00 Reais pela anuidade.

      Responder
  • Ronaldo

    Qual o valor para obter o cr?

    Responder
    • Saty Jardim

      Ronaldo, o investimento total para tirar o CR, vai depender muito da sua região. Ou seja, dos valores cobrados para o teste de tiro, avaliação psicotécnica e anuidade do clube de tiro esportivo ou caça. No geral, os valores ficam entre 800,00 e 1.000,00 Reais.

      Responder
  • Alessandro vargas

    Se a pessoa estiver no CPC como avalista..pode fazer o cr?

    Responder
    • Saty Jardim

      Alessandro, voc√™ quis dizer SPC? Acredito que n√£o ter√° problemas. O Ex√©rcito √© mais flex√≠vel e apenas quest√Ķes criminais impediriam a obten√ß√£o do CR.

      Responder
  • Gabriel

    Se eu tirar meu CR como caçador, é obrigatório a filiação em clubes de tiros esportivo? Pois estou pensando em tirar, mas a anuidade tá fora do meu alcance financeiro

    Responder
    • Saty Jardim

      Gabriel. Infelizmente no presente momento a filiação é obrigatória. Com a diferença de que poderá ser feita apenas em clube exclusivo de caça, saindo mais barato. Precisando de ajuda, entre em contato.

      Responder
  • Henrique dos Santos

    Quem tem CR pode andar armado?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Henrique, mas de forma restrita. O Caçador ou Atirador é autorizado a portar uma arma de porte (revólver ou pistola) municiada, alimentada e carregada (MAC) APENAS nos trajetos para as suas atividades (treino, competição ou local de caça). Fora destes trajetos, o CAC estará sujeito ao enquadramento como Porte Ilegal de Arma.

      Responder
Deixe o Seu Coment√°rio:

quatro × 1 =

2021 Legalmente Armado. Desenvolvido por .