8 Motivos para Caçar Javali

8 Motivos para Caçar Javali

Os javalis (Sus scrofa) são animais invasores e extremamente nocivos ao meio ambiente. Eles causam danos ao gado, plantações, florestas, nascentes e ameaçam a existência das espécies nativas, que são mortas ou expulsas do seu habitat. É um animal enorme, agressivo, muito inteligente e se reproduz exponencialmente. Essas características fazem com que os métodos normais de controle populacional simplesmente não tenham qualquer resultado prático, fazendo da caça a única alternativa viável. Motivos para caçar javali certamente não faltam e logo abaixo você poderá conhecer os principais.

Caçar os javalis é mesmo necessário?

Mas por que caçar os javalis? Para ser franco, porque eles precisam ser mortos. É isso mesmo. Onde quer que eles estejam presentes, se reproduzem tão rapidamente que é praticamente impossível controlar. Alguns “defensores dos animais” e “ambientalistas de apartamento” insistem em dar palpites sobre o controle dos javalis, mas nunca saíram dos grandes centros urbanos para conhecer o problema de perto. O mundo real é um pouco diferente.

motivos para caçar javali: danos em florestas
Javalis causando danos em floresta

Nos EUA, em estados como o Texas, a caça de javali é extremamente popular e mesmo com toda a tecnologia empregada (helicópteros, visão noturna e armas modernas), estima-se que a população de javali cresça de 15 a 20% ao ano, causando danos inimagináveis a natureza e a agricultura. No Brasil o problema está caminhando na mesma direção e as autoridades precisam tomar uma iniciativa no sentido de incentivar e facilitar a caça. Felizmente a carne do javali é deliciosa e você pode ajudar na proteção do meio ambiente enquanto se diverte caçando esta espécie.

É importante caçar legalmente

É importante lembrar que para caçar legalmente o javali no Brasil você precisa fazer o cadastro no IBAMA. E caso deseje utilizar armas de fogo, você também precisa obter o Certificado de Registro de Caçador no Exército. Se você ainda não tem, veja aqui como obter o CR. Agora, confira em detalhes quais são os principais motivos para caçar javali e seus híbridos (javaporco).

Os javalis são inimigos da natureza

Eu diria que dentre os motivos para caçar javali este é o principal. Essa espécie é altamente nociva para a natureza. Os javalis competem de maneira desigual com os outros animais selvagens. Por serem onívoros, eles comem tudo o que encontram na natureza: raízes, sementes, capim, cascas de arvores, frutas, tubérculos, cogumelos, animais, ovos, carcaças de animais mortos e outros.

O javali é uma ameaça ao meio ambiente e a lista de danos é extensa:

  • Estraga as nascentes, sujando toda a água;
  • Cava as encostas causando erosão;
  • Come filhotes de animais como o veado, causando sério problema para a reprodução desta espécie nativa;
  • Come ovos e filhotes de pássaros que nidificam no solo como o Inhambu, Uru, Macuco, Codorna e a Perdiz, causando baixas na população destes animais;
  • Compete pelos alimentos que seriam naturalmente de Catetos, Queixadas, Quatis, Cotias, Pacas e outros;
  • Prejudica as raízes das arvores frutíferas ao revirar todo o solo na base da planta;
  • E outros danos.
javali selvagem sujando nascente
Javali selvagem sujando uma nascente

Os javalis são animais devastadores para o meio ambiente. Esta é a principal razão pela qual o javali deve ser encarado como um problema ambiental muito sério. E como não há outra alternativa viável e eficaz para conter o avanço desses animais, a caça precisa ser incentivada pelo governo brasileiro igualmente como fazem as autoridades Europeias e Norte Americanas.

Javalis devastam as plantações

Os javalis são animais terríveis. Comem e destroem tudo o que encontram pela frente. Além de competirem de maneira desigual com os animais silvestres, um grupo de javalis é capaz de devastar plantações inteiras em uma única noite.

Javalis atacam culturas de soja, milho, arroz, trigo, cana de açúcar, aveia, entre outros. Além disso, logo após o plantio do milho esses animais chegam a revirar toda a terra em busca das sementes. Nem as pastagens do gado são poupadas pelos javalis.

Montivos para caçar Javalis: Eles devastam as plantações
Milharal devastado pelos javalis

A título de curiosidade, alguns estudos calculam que o prejuízo anual causado pelo javali nos Estados Unidos seja superior a 1,5 bilhão de dólares. No Brasil não temos informações a respeito.

Javalis são animais exóticos (invasores)

Assim como a lebre, o javali também é um animal exótico agora presente no território brasileiro. Porém, a introdução do javali é mais recente e ocorreu durante a década de 90. O javali foi capaz de adaptar-se em praticamente todos os biomas, tendo sua presença confirmada em todos os estados brasileiros. Embora raros em um passado recente, foi a partir de 2010 que o problema começou a ser conhecido pelo público.

Devido a reprodução acelerada, grande adaptabilidade e a ausência de predadores naturais, os javalis continuam conquistando novos territórios. Ou seja, é possível dizer que no Brasil há lugares que têm javalis e lugares que vão ter javalis. E se não bastasse esta invasão, um grupo de javalis é extremamente destrutivo. Suja nascentes, come os filhotes dos animais silvestres, destrói ninhos de aves, espalha doenças, consome o alimento de outros animais nativos e devasta plantações. Ajudar a conter esta invasão descontrolada é mais um dos motivos para caçar javalis no Brasil.

Javalis podem espalhar doenças

Os javalis podem abrigar carrapatos, pulgas, piolhos e outros parasitas. Além disso, mesmo que não sejam afetados, os javalis carregam uma série de doenças que facilmente podem infectar os porcos domésticos e até pessoas. A lista de doenças pode incluir cólera, tuberculose, antraz, febre maculosa brasileira e várias outras. Diminuir a chance de transmissão destas doenças é mais um dos motivos para caçar javali.

Durante a caça e abate dos javalis, os caçadores precisam tomar algumas precauções para evitar algum tipo de contágio. Por outro lado, estas doenças não toram a carne impropria para o consumo. Assim como o porco doméstico, que quando infectado pode causar cisticercose, a carne de javali também precisa ser devidamente cozida ou congelada por mais de 72 horas. Apenas trate este porco selvagem como qualquer outro animal de caça e cozinhe bem. De fato, com o preparo adequado um javali pode se tornar um delicioso jantar.

Sua população está fora de controle

Este talvez seja o principal motivo para caçar javalis, tentar controlar a sua população. Em diversas partes do país, os javalis estão com os números fora de controle. Caçá-los não é apenas uma opção, mas também uma necessidade. É fácil encontrar grandes fazendeiros procurando caçadores para ajudar no controle. Alguns inclusive dispostos a pagar por suíno abatido.

Motivos para caçar javali: Sua população está fora de controle
Cada ninhada pode ter de 6 a 8 leitões

Como já mencionamos, os javalis são nocivos para o meio ambiente, para agricultura e para os animais nativos. Esse problema só tende a agravar-se, considerando a rapidez no qual se reproduz. Uma javali fêmea atinge maturidade sexual a partir dos 6 meses. E com uma gestação de cerca de 110 dias, produzir uma ninhada de 6 a 8 leitões. Os javalis se reproduzem tão rapidamente que alguns estudiosos sugerem que para manter a população estável, até 70% dos exemplares devem ser mortos a cada ano. É preciso caçar 7 a cada 10 javalis.

A carne de javali é deliciosa

Além de saborosa, a carne do javali também é muito saudável. Enquanto 100 gramas da carne de porco comum possuem cerca de 242 calorias e 14% de gordura a mesma quantidade de javali possui 160 calorias e apenas 1.4% de gordura. Em outras palavras, a carne de javali é extremamente magra e pouco calórica. Isso sem contar que a carne de javali é livre de antibióticos, pesticidas e hormônios. A má (ou boa) notícia é você dificilmente encontrará esta carne no supermercado, então torna-se mais um dos motivos para caçar javali.

Vale lembrar também que a carne de javali é muito apreciada e servida em restaurantes de alta gastronomia. A internet também está cheia de ótimas receitas para esta carne.

Motivos para caçar javali: A carne de javali é deliciosa
A carne de javali é saborosa e muito saudável

Caçar javali é muito divertido

Um dos principais motivos para caçar javali é que essa é uma prática muito divertida. A caça é uma atividade que sempre se fez presente no dia a dia da espécie humana desde a pré história. Durante os milênios deixou de ser uma prática fundamental para adquirir alimento e passou também a ser uma opção de lazer muito popular. Na Europa, por exemplo, existem cerca de 7,5 milhões de caçadores regulamentados e ativos.

Caçar javali é emocionante e acessível a todos. É possível caçá-los com qualquer espingarda 12 simples, besta, armadilha ou com o auxílio de cães. Avistar um javali causa emoções e arrepios em qualquer caçador, principalmente sabendo que suas presas podem rasgar o abdômen ou cortar músculos como uma navalha. Portanto, esteja atento, bem armado e com a pontaria treinada.

Javali pode ser caçado o ano inteiro

Ao contrário de outras espécies, o javali pode ser caçado o ano todo. Como os javalis se reproduzem o ano inteiro, não há uma temporada definida para a caça. E sejamos sinceros, entre a primavera e o outono é bom ter uma outra opção além das pescarias, por mais divertidas que sejam.

Os porcos podem ser caçados em todas as estações: Primavera, verão, outono e inverno. No Sul do país não há o hábito de sair à campo durante os meses quentes, porém os javalis fornecem essa oportunidade. A maioria prefere não enfrentar mato alto durante o verão por conta do calor e do perigo das cobras. Contudo, existem maneiras de caçar javalis que são mais adequadas para estes períodos: caça de espera, com silibrim ou armadilhas. Acima de tudo, evite sair para caçar sozinho, se for ferido ou picado por uma cobra, talvez não consiga voltar sem ajuda.

Os motivos para caçar javali: Considerações finais

Neste texto eu mencionei apenas alguns motivos para caçar javali, mas existem outros. No entanto, o ponto principal é a necessidade do controle e a diversão das caçadas. Então, se você estiver interessado em ajudar a preservar o meio ambiente e de quebra encher o freezer, considere caçar porcos na sua região. Junte seus amigos e planeje a próxima caçada.

Eu esqueci de alguma outra razão importante para caçar javali? Deixe o seu comentário abaixo.

Saty Jardim:

Prestador de serviços credenciado no Exército Brasileiro sob Nº 000.116.553-48. Praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos junto ao Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Comentários:
  • FERNANDA

    Vendo comentários de algumas ‘meninas’ fico indignada com opiniões de merd* de quem nunca saiu da casa dos pais e acham que o mundo é um conto de fadas! Que vergonha alheia. Vocês acham que nossos antepassados sobreviviam como ? Comendo Repolho que não era.

    Responder
    • Saty Jardim

      kkkkk

      Responder
  • Gustavo

    Olá, moro no interior de São Paulo e existem muitos javalis aqui, estou muito interessado em começar a caça-los, porem conseguir uma espingarda e um pouco difícil, tenho 21 anos.

    Responder
    • Saty Jardim

      Gustavo, infelizmente a compra de arma de fogo só é autoriza para maiores de 25 anos. Até lá você pode fazer o cadastro no IBAMA para caçar com armas brancas, cachorro e armadilha.

      Responder
  • Juan Carlo Duarte

    Odeio caçadores e caça mas nesse caso é extremamente necessário pois como escrito o javali é uma praga que causa diversos danos na fauna brasileira, por isso na minha opinião não deveria ter muita burocracia para caçar javalis, o que é bem diferente de gente maldita que caça onça pintada, ariranha, jacaré-açu, tartaruga-marinha, arara azul entre outros animais em extinção porque esses caçadores sim eu odeio e na minha opinião devem ser punidos com prisão perpétua.

    Responder
    • Saty Jardim

      Realmente nada justifica a caça de animais ameaçados de extinção, Juan. Mas o caso da onça-pintada é controverso, pois é um animal extremamente perigoso, que ameaça criações, animais domésticos e pessoas. Sendo assim, incompatível com a expansão humana (Não estou justificando o abate, apenas expondo o “outro lado”).

      Responder
  • Carneiro

    vo caçar javali 😁😁😁

    Responder
    • Saty Jardim

      Ótimo, Carneiro. Tenho certeza que você vai gostar muito da atividade

      Responder
  • Kokuro

    Mano são animais, lógico que dependemos de animais para sobreviver afinal sem os animais e a natureza não estaríamos aqui,mas tortura de animais acho errado porquê eles sofrem demais até morrer,se as pessoas não torturassem e matassem eles rápido para não sentirem dor séria muito melhor pois pelo menos eles não iriam sofrer,acho errado quem tortura cachorros,gatos,vacas e outros animais,mas dependemos dos animais para sobreviver

    Responder
    • Saty Jardim

      Kokuro, na caça o sofrimento do animal é mínimo pois o abate costuma ser tão rápido quanto nos abatedouros comerciais.

      Responder
  • Allanny Cristina

    Olá. Supondo que um caçador esteja interessado em contribuir com abate de javaporcos, como não abater queixadas ou catetos ilegalmente? Tipo, se o caçador estiver a 200 m de distância dos animais, por exemplo, e precise reconhecer a diferença entre eles, como isso seria possível?

    Responder
    • Saty Jardim

      Allanny, as diferenças entre as espécies são enormes. A 200 metros de distância ele nem teria chance de atirar, a menos que estivesse com rifle de alto calibre e mira telescópica. Neste caso, seria fácil fazer o reconhecimento da espécie através da mesma.

      Responder
  • warley max cortez

    EU QUERO MUITO TER UMA licença de caça de javali e qual é o procedimento que devo fazer pra mim ter uma licença?

    Responder
  • Carolina dos Santos

    É uma pena ver que as pessoas continuam com o mesmo pensamento de tratar animais como objeto. Caçar javalis não é “divertido”. Assim como nós eles sentem dor e são seres vivos, além disso consumir a carne desses animais é ainda mais cruel. Tenho certeza que deve haver outras formas de controlar a reprodução sem matá-los.

    Responder
    • Fernando Bombeff

      Carol como vc disse que TEM CERTEZA que existe outra forma de controlar a reprodução, você poderia nos dizer aqui… Alias eu tenho 1 dica, vai lá no meio do mato e canta uma musica, eles vão entrar em estado de transe e vão desaparecer e ir para o planeta dos javalis, ou pra sua casa

      Responder
    • Saty Jardim

      O alface da sua salada também é um ser vivo, Carolina. Já existem pesquisas que indicam que as plantas sentes dor ao serem cortadas. Faça uma busca no Google.

      Responder
  • Maria Carolina

    Quais outros animais são exóticos? Essa da lebre eu não sabia kkk e por que introduziram os dois para o Brasil? Ambos são nativos da América do Norte? Qual o estado brasileiro onde o javali mais se encontra presente atualmente? Por favor, se puder me responder, preciso para uma pesquisa

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Maria. A Lebre é Europeia. Como a caça é uma prática cultural, os colonizadores devem ter introduzido esta espécie justamente para ser caçada (é um palpite). Já os javalis são animais nativos da Europa, Ásia e norte da África. Temos registros de javalis em todos os Estados brasileiros, porém os maiores prejuízos estão ocorrendo no Sul, Sudeste e Centro Oeste do país.

      Responder
  • Marcelo Marques

    Parabéns pelo artigo.
    Infelizmente ainda somos um país que pune quem é pragmático. “Ambientalistas” só perseguem caçadores de Javalis exatamente porque estes se apresentam pública e honestamente. Gostaria de ver esses “ambientalistas” importunando caçadores ilegais na Amazônia ou no Pantanal.

    Responder
  • Maurilio

    Muito bom

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado, Maurilio. Continue visitando o blog para mais artigos como este.

      Responder
  • Ronilson

    Assunto muito bem colocado nessa reportagem de conhecimento do mesmo parabéns .

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado, Ronilson.

      Responder
  • José Luiz de Sanctis

    A caça ao javali deve ser totalmente desburocratizada, assim como é com o controle de ratos. Ninguém precisa de autorização para matar ratos e insetos. Por que com o javali tem que ser burocrático? Javalis e ratos estão listados como as cem piores espécies invasoras do planeta, lista essa elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza UICN, ong ambientalista insuspeita que recomenda a erradicação dessa praga. Podemos dizer que os burocratas que dificultam o abate são traidores da Pátria, pois além dos danos citados no artigo, o Brasil corre o risco de sofrer um embargo internacional na exportação de carnes devido as doenças que esse animal dissemina.

    Responder
    • Saty Jardim

      Estou completamente de acordo com as suas palavras, José Luiz.

      Responder
  • Gilsemar santana

    Concordo com a caça e abate ..

    Responder
    • Saty Jardim

      É possível discordar?

      Responder
  • Gilsemar santana

    Quero deixar claro q algumas opiniões são de mulheres q não sabem nem fritar um ovo pra matar sua própria fome. aff

    Responder
    • Saty Jardim

      Gilsemar, alguma pessoas possuem um conhecimento muito limitado da natureza e de como é a vida no campo. Ainda assim, sem terem a mínima noção de como o mundo real funciona, partem para a ofensa e agressão verbal.

      Responder
  • Júlio Taborda

    Quem defende a “proteção” ao javali é de uma ignorância lamentável!

    Responder
    • Saty Jardim

      Realmente, Júlio. Ou são mal intencionados ou não possuem o mínimo conhecimento sobre o assunto.

      Responder
  • Priscilla

    Uma ameaça à natureza é quem escreveu esse post.
    Deveriam ter feito um sobre os 8 motivos parar caçar humanos!

    Responder
    • Saty Jardim

      Priscilla, talvez eu adicione desenhos para ajudar algumas pessoas a entenderem o problema que o javali representa para a fauna, flora, agricultura, recursos hídricos e saúde pública.

      Responder
  • Adão silva

    Boa noite caço javali a anos tenho conhecimento do estrago que fazem e os perigos que eles oferecem tenho abatido alguns ja como posso ser um caçador legalizado tenho restricoes

    Responder
    • Saty Jardim

      Adão, você pode fazer o cadastro no IBAMA e/ou caso queira utilizar armas de fogo na caça do javali, o indicado é tirar o CR no Exército. Para adquirir armas, não pode ter processo ou condenação criminal.

      Responder
  • Kamila

    Cara você é *****!!! queria que caçassem você para ver se é “divertido” e se a sua “carne é deliciosa”

    Responder
    • Saty Jardim

      Por que tanta intolerância com quem tem opiniões diferentes da sua, Kamila? Você deve a sua existência aos caçadores e deveria ser grata por isso.

      Responder
  • Cesar Gonella

    Artigo excelente só um erro a lebre não foi introduzida nós anos noventa é muito mais antiga ,pq nós anos setenta já havia lebres nos campos da FAEM em Pelotas ,

    Responder
    • Saty Jardim

      Cesar, certamente a lebre já está presente em nosso território a centenas de anos. Tanto é que muitos desconhecem o fato deste animal ser exótico. No texto, eu me referi a introdução dos javalis nos anos 90 (modifiquei a frase para deixar isso mais claro). Ainda estou pesquisando, mas ouvi dizer que o IBAMA foi responsável indiretamente por isso…

      Responder
Deixe o Seu Comentário:

vinte + 4 =

2019 - 2024 Legalmente Armado. Desenvolvido por .