Como Fazer o Cadastro de Caçador no IBAMA?

Como Fazer o Cadastro de Caçador no IBAMA?

Se você está buscando saber como fazer o Cadastro de Caçador no IBAMA, chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos mostrar o passo a passo do Cadastro Técnico Federal para caça de javali – CTF e do Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF. A “carteirinha” de caçador, como é chamada, permite a caça de javali com emprego de armadilhas, ceva, espera, cães, faca, zagaia, lança, armas de pressão, arcos e balestras. Para utilizar armas de fogo, além do cadastro no IBAMA, também é necessário ter o Certificado de Registro (CR) de Caçador do Exército. Portanto, caso ainda não tenha o seu, veja aqui como tirar o CR de Caçador no Exército.

O cadastro de caçador no IBAMA já foi bastante complicado, mas hoje pode ser feito inteiramente pela internet. Além disso, graças ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, até mesmo a inserção das propriedades e as declarações de manejo agora podem ser feitas através da web. Neste guia, nós vamos mostrar à você, como fazer o Cadastro e a Solicitação de Autorização de Manejo de Espécies Exóticas Invasoras ao IBAMA.

Instrução Normativa N° 03/2013

Os javalis (Sus scrofa) são animais nativos da Europa, Ásia e norte da África. No Brasil o javali é uma espécie invasora e altamente nociva ao meio ambiente. Eles causam danos em plantações, pastagens, florestas, nascentes e ameaçam a existência das espécies nativas, que são mortas ou expulsas do seu habitat. Diante destas características, da agressividade, da reprodução descontrolada e da ausência de predadores naturais, em 2013 o IBAMA passou a autorizar a caça do javali em todo território nacional. Essa autorização se deu através da Instrução Normativa N° 03/2013.

Por algum motivo o IBAMA utiliza o termo “Controle de javali” para se referir as atividades de caça desta espécie. Eu considero que o termo correto para designar a caça é “caça”. Portanto, o controle de javalis é a consequência das atividades de caça.

O Passo a Passo do Cadastro de Caçador no IBAMA

O cadastro de caçador no IBAMA é realizado através da inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF). Após este registro, o usuário terá acesso também ao Sistema de Informação de Manejo de Fauna (SIMAF) na qual deverá cadastrar propriedades e lançar informações relativas aos abates. Ambos os sistemas são de propriedade do IBAMA e o uso deve fazer parte da rotina dos caçadores brasileiros de javali.

No entanto, antes de realizar qualquer cadastro no IBAMA, é necessário baixar o navegador Mozilla Firefox em seu computador. No momento, não é possível realizar a inscrição no Cadastro Técnico Federal utilizando outro navegador ou dispositivo.

Caso você não disponha de um computador, recomendo que você procure uma lan house ou peça que outra pessoa realize o seu cadastro. Os sistemas do IBAMA não funcionam adequadamente em dispositivos móveis.

Cadastro Técnico Federal para Caça de Javali – CTF

O Cadastro Técnico Federal – CTF permite ao usuário fazer a emissão do Comprovante de Inscrição e do Certificado de Regularidade. Ambos os documentos costumam ser solicitados pelo Exército em procedimentos como pedidos de compra de armas e/ou guias de tráfego. Além disso, o caçador também precisa estar em posse destes documentos devidamente atualizados durante as atividades de caça de javali.

Para iniciar o cadastro de caçador no IBAMA, você deve acessar esse link utilizando o navegador Mozilla Firefox. Após acessar, preencha utilizando os seus dados pessoais, conforme exemplo abaixo.

INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA NO CTF/APP - IBAMA
Inscrição de Pessoa Física no CTF/APP do IBAMA

Em “Atividades desenvolvidas” você deve preencher da seguinte forma:

  • Categoria: 21 – Atividades não relacionadas no Anexo VIII da Lei nº 6.938/1981;
  • Descrição: 58 – Manejo de espécie exótica invasora – Resolução CONABIO nº 7/2018;
  • Data de início da atividade: A data em que você estiver fazendo o cadastro;
  • Data de término: Deixar em branco.

Após tudo devidamente preenchido, clique em “Adicionar”. Como resultado, a atividade será listada conforme ilustração abaixo.

Atividade: Manejo de fauna exótica invasora
Manejo de fauna exótica invasora (Categoria 21 e Descrição 58)

Agora é a hora de preencher a última seção do formulário e enviar os dados. Para tanto, crie uma senha forte e fácil de lembrar, leia e aceite os termos, preencha os caracteres de verificação e clique em “Gravar inscrição”.

Cadastro de caçador no IBAMA

Feito o cadastro, a próxima etapa é emitir o Comprovante de Inscrição e o Certificado de Regularidade do IBAMA.

Comprovante de Inscrição e Certificado de Regularidade

Primeiro você deve acessar a página do CTF/APP e fazer login com seu CPF e senha anteriormente cadastrada.

Login CTF/APP
Login CTF/APP

Após entrar no sistema, você deverá emitir o Comprovante de Inscrição e o Certificado de Regularidade do IBAMA.

Certificado de regularidade e Comprovante de inscrição - CTF/APP IBAMA

Para emitir cada um dos documentos, basta acessar a página correspondente através do menu “Cadastro” e seguir as instruções. Recomendo que você salve o Comprovante de Inscrição e o Certificado de Regularidade no seu computador. Além disso, é importante imprimir ambos os documentos e levar consigo durante os deslocamentos para as atividades de caça.

O Certificado de Regularidade possui validade de 3 meses, portanto periodicamente você deve entrar no CTF/APP para fazer a renovação. Isto é importante para manter-se legalizado durante as atividades de caça ao javali.

Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF

Embora na etapa anterior seja possível obter os documentos que eventualmente são solicitados pelos Exército e pela fiscalização, para fazer a caça legalizada do javali é necessário um pouco mais. Para tanto, é necessário fazer uso de um segundo aplicativo do IBAMA: O Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF. Digamos que esta é a segunda etapa do Cadastro de Caçador no IBAMA.

O SIMAF é o sistema pelo qual o caçador já inscrito no CTF deve cadastrar as propriedades de caça, solicitar as autorizações e enviar os relatórios de abate. Para acessar este aplicativo você pode acessar este link e fazer o login com as mesmas credenciais anteriormente cadastradas.

Após logar-se, deverá aparecer o aviso de redirecionamento acima. Clique em “Prosseguir”.

Acesso ao Sistema de Informação de Manejo de Fauna - SIMAF

No primeiro acesso, a tela inicial do Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF será a seguinte:

SIMAF - Autorização de manejo - Cadastro de caçador no IBAMA

Cadastro de propriedade para manejo de javali

O passo seguinte é fazer o cadastro dos locais onde serão executadas as ações de caça para fins de controle populacional de javalis. Portanto, na tela inicial do SIMAF clique em “Propriedades”.

SIMAF - Cadastro de propriedades para manejo de javali

A tela aberta irá permitir que você insira o número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do terreno de caça. Caso a propriedade ainda não esteja cadastrada na base do sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), não será possível cadastrá-la. Clique em “Próximo”.

Na página seguinte, informe todos os dados da fazenda. Principalmente, a localização e os dados do proprietário.

SIMAF - Cadastro de propriedades para caça de javali

O endereço de e-mail pode ser o seu próprio, pois é a forma em que o sistema envia os comunicados aos caçadores. Após o preenchimento dos dados, clique em “Salvar”.

É necessário realizar o cadastro de cada uma das propriedades em que você deseja executar ações de caça de javali.

Solicitação de autorização de manejo

Com a primeira propriedade cadastrada, já é possível solicitar autorização de manejo. Para isso, basta clicar em “Início” e em seguida clicar no botão “Solicitar nova autorização”.

SIMAF - Autorização de manejo - Cadastro de caçador no IBAMA

No formulário, você deverá preencher a data, os métodos de caça e as formas de abate. Evite marcar as opções “Outros” e utilizar os campos de “Informações adicionais” e “Observações”. Se você utilizar estes campos, há uma grande chance do seu pedido ir para verificação manual de profissionais do IBAMA. Como consequência, além da sua autorização demorar para ser aprovada, ela poderá ser negada. A negativa virá caso você informe algo em desacordo com as normas vigentes, como uma armadilha não permitida.

Através dos ícones de “mais”, você poderá incluir a propriedade e também os demais caçadores que farão parte do manejo.

Por fim, clique em “Solicitar autorização”. Verifique a mensagem informada e siga para a página inicial.

Solicitação de autorização de manejo de javali

Cada uma das autorizações de manejo terá validade máxima de 6 meses.

Relatório de manejo

Enfim, está é a última etapa necessária durante o cadastro de caçador no IBAMA. Um relatório de manejo deve ser enviado para cada propriedade cadastrada, no final de 6 meses.

Você não deverá fazer o relatório agora, pois provavelmente acabou de cadastrar a sua primeira propriedade. Mas lembre-se de fazer isto depois. Caso contrário, você ficará impossibilitado de solicitar novas autorizações e o seu cadastro no IBAMA poderá ter problemas.

Ao lado da autorização de manejo, o ícone vermelho (ponto de exclamação) dará acesso ao formulário do relatório de manejo.

O relatório de atividades de manejo é composto por duas partes. Primeiro uma parte geral com o número de animais caçados, bem como os métodos de caça e abate. Esta primeira seção deverá ser preenchida com dados semelhantes aos indicados durante a solicitação de autorização de manejo. Na segunda parte, acessível através do ícone verde com um “mais”, você poderá indicar os dados relativos a cada um dos javalis abatidos. Por último, clique em “Relatar atividades”.

Relatório de atividades de manejo

Após a entrega do relatório a respectiva autorização é finalizada. Para continuar com as atividades de caça de javali na propriedade, é necessário realizar outro pedido de autorização de manejo.

O que é o documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora expedido pelo IBAMA?

A previsão de necessidade do “documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora expedido pelo IBAMA” foi trazida pelo artigo 39 do Decreto 11.615/23. No decreto, há a previsão de que o documento traga certas características e indique:

  • A espécie exógena;
  • O perímetro abrangido;
  • A autorização do proprietário do imóvel;
  • As pessoas físicas interessadas em executar a caça excepcional;
  • O prazo certo para o encerramento da atividade.

Ou seja, para preencher o requisito previsto no Decreto, não basta o Certificado de Regularidade do IBAMA e a Autorização de Controle de Espécies Exóticas Invasoras do SIMAF. Além disso, é necessária a autorização de acesso à propriedade para caça de espécies invasoras. A autorização deve ser assinada, pelo detentor do direito de uso das propriedades, digitalmente via gov.br ou fisicamente com firma reconhecida em cartório.

A obrigatoriedade da autorização de acesso assinada também é trazida como uma condicionante (na segunda página) das novas autorizações de controle do SIMAF. Ou seja, a autorização de manejo só tem validade se estiver acompanhada da autorização de acesso à propriedade.

Considerando o previsto no art. 39 do Decreto 11.615/23, esta autorização só é válida se acompanhada da Declaração assinada (via gov.br ou com firma reconhecida em cartório) do(s) detentor(es) do direito de uso das propriedades, indicando a permissão de acesso com inserção dos nomes de todos os membros da equipe de controladores.

Nota: Através do Boletim Informativo SIMAF nº1/2024 o IBAMA esclareceu, de uma vez por todas, que o “documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora, expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis”, citado no Decreto Nº 11.615/2023, nada mais é do que a Autorização de Controle do SIMAF. Por sua vez, a autorização de controle traz, como “condicionante”, que a mesma autorização só terá validade se estiver acompanhada da Declaração assinada (via gov.br ou com firma reconhecida em cartório) do(s) detentor(es) do direito de uso das propriedades, indicando a permissão de acesso com inserção dos nomes de todos os membros da equipe de controladores, conforme exigido pelo Decreto Nº 11.615/2023.

Se você precisar de auxilio com o documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora, entre em contato via WhatsApp.

Considerações Finais Sobre o Cadastro de Caçador no IBAMA

Fazer o cadastro de caçador no IBAMA é um pouco demorado e burocrático, mas não é difícil. E já foi pior, antes era necessário entregar os relatórios pessoalmente no endereço do IBAMA. No entanto, agora podemos fazer isso via internet, através do Sistema de Informação de Manejo de Fauna – SIMAF. Não é a maneira perfeita, mas é o que temos no momento.

Caso você teve alguma dificuldade ou se deparou com algum problema, deixe o seu comentário no final deste artigo.

Cadastro de Caçador no IBAMA para a caça de javali

Agora que você conseguiu realizar o cadastro de caçador no IBAMA, que tal conhecer as 4 maneiras mais eficientes para caçar javalis e seus híbridos?

Saty Jardim:

Prestador de serviços credenciado no Exército Brasileiro sob Nº 000.116.553-48. Praticante da pesca, caça e do tiro desportivo, que aprendeu na prática os procedimentos legais para compra e registro de armas de fogo, requisição de CR e outros procedimentos junto ao Exército, Polícia Federal, IBAMA e SAP/MAPA.

Comentários:
  • Felipe

    É possível realizar o manejo do javali utilizando arma cadastrada no SINARM? (imaginando que o proprietário da fazenda tenha arma registrada no SINARM e que a fazenda onde será realizado o manejo, é a mesma fazenda onde a arma esteja registrada).

    Responder
    • Saty Jardim

      Legalmente não, Felipe. As armas do SINARM são para defesa. Para caçar com arma de fogo, além do cadastro no IBAMA, também é necessário tirar o CR de caçador no Exército e ter as armas registradas nesse acervo.

      Responder
  • WILLIAN

    BOA TARDE !!!!
    FIZ MEU CADASTRO NO CTF e SIMAF
    E FIZ A SOLICITAÇÃO DE MANEJO DEMORA MUITO PRA SER AUTORIZADO POIS PRECISO PARA DA ENTRADA NO MEU CR

    Responder
    • Saty Jardim

      Willian, dependendo das opções que você seleciona, já sai na hora…

      Responder
  • Marcos Roberto Ramos

    Boa noite.
    No ano de 2023 tinha varias propriedades cadastradas, para exercer o manejo do Javali, hoje ao tentar emitir as novas autorizações não foi possível pois o sistema não deixa completar o pedido sem o numero do CAR, antes era feito somente com o numero de matricula.
    Qual é o caminho, visto que estas são pequenas propriedades e ou sítios de finais de semana geralmente sem CAR.
    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder
    • Saty Jardim

      O IBAMA alterou isso, Marcos. Agora para cadastrar uma fazenda, somente pelo número do Cadastro Ambiental Rural – CAR.

      Responder
  • Ronaldo

    Olá. Sou CAC, quero iniciar no manejo, acabo de fazer o registro no IBAMA seguindo as instruções deste artigo, mas não entendi como faço para identificar as propriedades onde posso praticar o manejo. A segunda parte do cadastro exige dados inclusive do proprietário da fazenda. Por gentileza, alguém poderia me explicar como isso funciona?

    Responder
    • Saty Jardim

      Ronaldo, você precisa fazer contato com algum proprietário de fazenda onde há incidência de javalis, obter a permissão do proprietário para caçar e providenciar a documentação do IBAMA.

      Responder
  • ANDREIA AMARAL

    Olá bom dia, estou com muita duvida em relação a um documento que agora é solicitado para tirar o CR.

    Documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora expedido pelo IBAMA

    Poderia me auxiliar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Saty Jardim

      Andreia, além dos documentos habituais do IBAMA, você também vai precisar apresentar a autorização de controle do SIMAF, junto com a autorização de acesso à propriedade assinada pelo responsável.

      Responder
  • gabriel

    boa noite, como faço para alterar minhas armas de tiro esportivo para caça? posso usar armas de tiro esportivo anexadas ao meu cr para caça?

    Responder
    • Saty Jardim

      Gabriel, o Decreto Nº 11.615/2023 estabeleceu que as armas agora só podem ser utilizadas para a finalidade na qual elas estão apostiladas (caça ou tiro). Você pode mudá-las de acervo, caso desejar.

      Responder
  • Janaina Bregolin Cagol

    Boa tarde,
    Muito bom seu artigo amigo.
    Sabe algo sobre a exigência de uma autorização especifica do IBAMA para CAÇA no CR:

    – Autorização de abate imprescindível de fauna invasora mediante apresentação de:
    documento comprobatório da necessidade do abate de fauna invasora, expedido pelo Ibama, indicando, ao menos (i) a espécie exógena; (ii) o perímetro abrangido; (iii) a autorização dos proprietários de imóveis localizados no perímetro referido na alínea b; (iv) as pessoas físicas interessadas em executar a caça excepcional; e (v) o prazo certo para o encerramento da atividade;
    especificação da arma de fogo apropriada para o abate da espécie invasora e do quantitativo de munição necessária à execução do manejo, limitada a duas armas de fogo de uso permitido e seiscentas munições.

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Janaina. Trata-se da Autorização de Controle do SIMAF + Autorização de acesso à propriedade assinada pelo fazendeiro, conforme esclarecido pelo IBAMA através do Boletim Informativo SIMAF nº1/2024.

      Responder
  • Marcelo Vasconcelos

    Olá. Estou com o mesmo problema relatado anteriormente pelo Murilo. Aparece apenas a mensagem: “Sessão expirada ou usuário inválido. Por favor, faça o login novamente através do CTF-Ibama.”
    Já tentei fazer login em navegadores diferentes (Firefox, Chrome) em dias diferentes, mas continua na mesma. 🙁

    Responder
    • Saty Jardim

      Marcelo, espere 24 horas e tente novamente através de outro dispositivo.

      Responder
  • Fernando canabarro da silva

    Sou cac, tenho uma arma longa e uma curta. A curta foi cadastrada na PF por o novo decreto, posso caçar com ela?

    Responder
    • Saty Jardim

      Não, Fernando. Armas registradas na PF não podem ser usadas na caça. Aliás, ela nem pode sair do local de registro.

      Responder
  • Eduardo

    Nossa, ajudou demais. Super detalhado esse artigo. Obrigado por compartilhar.

    Responder
    • Saty Jardim

      Fico contente que o meu artigo tenha lhe ajudado, Eduardo.

      Responder
  • Victor Cobi

    Tento cadastrar a propriedade pelo número do CAR e fica dando inexistente o CAR e por matricula teria que fazer muitas autorizações, pois a propriedade tem varias matriculas.

    Responder
    • Saty Jardim

      Victor, veja se você está digitando o CAR corretamente. É muito comum trocar a letra “O” pelo número “0” e vice-versa.

      Responder
  • Lorenzo

    Olá, ótimo artigo. Quando acesso os links na descrição do texto, aparece uma mensagem no navegador: Sua conexão não é particular – Invasores podem estar tentando roubar suas informações de servicos.ibama.gov.br (por exemplo, senhas, mensagens ou cartões de crédito). Saiba mais NET::ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID.

    O que e como devo proceder para conseguir acessar os links? Abraços

    Responder
    • Saty Jardim

      Lorenzo, o sistema do IBAMA é um pouco antigo. Para acessar, é recomendado utilizar um computador com o navegador Mozilla Firefox.

      Responder
  • Emerson Luiz Campagneri

    Bom dia Saty, novamente meus parabéns pelo conteúdo apresentando e as dúvidas sanadas!
    A minha dúvida é não tem na listagem o uso de balestra, de que forma eu a coloco? Na opção outros e especifico esse tipo de arma?
    Obrigado e um forte abraço.

    Responder
    • Saty Jardim

      Utilizar o campo “outros” seria o mais adequado, Emerson.

      Responder
  • Claudiomir

    Gostaria de saber se para registrar propriedade no simaf para poder caçar e so fazenda ou pode ser chacara tambem,porque tenho uma chacara com rio no fundo e ja entrou javali e fez estrago em

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Claudiomir. Sem problemas

      Responder
  • Reginaldo

    menor pode fazer o cadastro no ibama?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Reginaldo. Mas durante a caça é necessário estar acompanhado de um adulto responsável.

      Responder
  • Cyntian Dias

    A minha arma está cadastrada no acervo de atirador, como usar ela para emitir uma GT de caça?

    Responder
    • Saty Jardim

      Basta solicitar uma guia de caça no SisGCorp, Cyntian.

      Responder
  • Orlando Alves

    Favor informar qual documentação o caçador deve portar para não ter problema de fiscalização com o polícia ou IBAMA.

    Responder
    • Saty Jardim

      Depende. Você vai fazer a caça com ou sem arma de fogo?

      Responder
  • Gabriel

    Boa tarde! Ótimo artigo!
    Onde consigo a matrícula do imóvel? Os javalis muitas vezes ficam em uma unidade de conservação perto da propriedade, e de noite invadem. Posso caçar na unidade? Como faço o pedido no Simaf?

    Obrigado!

    Responder
    • Saty Jardim

      A matrícula do imóvel você consegue com o proprietário, Gabriel. Para controle de javalis em unidades de conservação, somente com autorização dos responsáveis.

      Responder
  • Reinaldo

    Olá,
    Excelente artigo, muito didático.
    Possuo propriedade rural em um estado que ainda não há relato de Javali.
    Posso pedir autorização de caça mesmo assim para a espécie?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Reinaldo. Pois você pode caçar em outros locais com incidência de javalis.

      Responder
  • karen paola anghinoni

    Tentei realizar o cadastro da propriedade usando o CAR e também a matrícula, preenchi corretamente todos os dados conforme orientado, mas ao salvar, simplesmente fica carregando a página e não aparece mais nada. Quando clico em “listar propriedades” não aparece nenhuma propriedade cadastrada, é como se eu não tivesse cadastrado nada.

    Responder
    • Saty Jardim

      Karen, você deve estar colocando algum caractere não permitido no formulário.

      Responder
  • wellington ferreira

    Boa tarde Saty, aonde consigo relação de fazendas e seus respectivos números SIMAF? Estes dados eu consigo apenas com os proprietários ou existe alguma lista de locais permitidos para caça. Sempre pesco na região do MT, gostaria de saber se tem alguma propriedade próximo de onde vou que seja permitido a caça.

    Responder
    • Saty Jardim

      Apenas com os proprietários ou responsáveis pelas fazendas.

      Responder
  • Rafael Queiroz

    Opa
    Quando a propriedade é arrendada eu faço o cadastro no nome do arrendatário que me autorizou ou tem que ser no nome do proprietário da terra ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode ser em nome do arrendatário, Rafael.

      Responder
  • Felipe Galvão

    Boa tarde meu amigo, parabéns pelo informativo, realmente muito útil pra quem está começando, existe algum sistema ou site onde eu possa ver quais as propriedades são cadastrara-se para caça, alguma espécie de lista?

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações, Felipe. Você pode cadastrar qualquer propriedade com incidência de javalis e que você tenha a autorização do proprietário.

      Responder
  • Carlos Amaral

    Saty,

    Sou CAC e tenho fazenda. Já tive notícias do meu caseiro da presença de javali na minha propriedade.

    Não levo minhas armas para fazenda pois minhas guias de trânsito só autoriza o a ida ao clube de tiro.

    Sabe se eu cadastrar minha fazenda e tirar a licença de manejo vou poder transitar com minhas armas para a fazenda ou terei que tirar uma guia de trânsito, junto ao exército ??

    Responder
    • Saty Jardim

      Carlos, você precisa solicitar uma guia de tráfego exclusiva para a caça.

      Responder
  • Reberti

    Parabens pelo tutorial. Muito bom!

    Responder
    • Saty Jardim

      Obrigado pelas considerações, Reberti

      Responder
  • Matheus

    pode ser usado armas de pressão para a caça do javali?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Matheus. Muita gente utiliza as Carabinas de Pressão PCP

      Responder
  • Ronaldo

    Boa noite, moro no norte de minas, sou CAC, gostaria de praticar caça de javali em outros estados, é possível me legalizar junto ao Ibama e esporadicamente praticar essa caça?

    Responder
    • Saty Jardim

      É possível sim, Ronaldo. Você poderá transportar as suas armas entre a sua residência e o local de caça.

      Responder
  • ADILAR SITTA

    Bom dia, e quanto ao transporte de carcaça de javali? Posso caçar e levar pra casa pra comer? Se é permitido, sabe como deve ser feito?

    Responder
    • Saty Jardim

      Adilar, como regra geral é permitido o transporte somente de javalis abatidos. A carne deve ser destinada ao consumo próprio e a venda é proibida. No entanto, verifique se o seu Estado possui alguma legislação adicional sobre esse assunto.

      Responder
  • Mário luis

    Boa noite, uma duvida sou do estado de SP, posso ir caçar em uma propriedade em outro estado sem problemas ? ou preciso de alguma outra autorização?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Mário. Basta cadastrá-la no SIMAF e emitir a respectiva autorização de manejo.

      Responder
  • LUIZ ANTONIO

    BOM DIA.
    NAO CONSIGO TER ACESSO AO SIMAF,SO CONSIGO CADASTRAR A PROPRIEDADE AI NO INICIO JA FALA QUE O USUARIO EXPIROU.

    Responder
    • Saty Jardim

      Ocasionalmente o SIMAF apresenta esse problema, Luiz. Tente novamente em outro momento.

      Responder
  • Willian Fernando dos Santos

    Uma propriedade já cadastrada no SIMAF, pode ser cadastrada novamente por outro caçador?
    Fui fazer uma cadastro e apareceu a seguinte mensagem:
    “Já existe uma propriedade com o CAR informado cadastrada em nossa base de dados.”

    Responder
    • Saty Jardim

      Willian, como a propriedade já está cadastrada, você apenas precisa solicitar a autorização de manejo e informar o respectivo CAR no formulário.

      Responder
  • Flavio

    S’o uma duvida, a propriedade esta no nome do meu pai. Eu declaro que sou o propriet’ario ou preciso informar que a propriedade ‘e de terceiro?

    Responder
    • Saty Jardim

      Flavio, você não sendo o proprietário deve marcar a opção “Não” em “Sou proprietário ou representante legal da propriedade”.

      Responder
  • Jonathan

    Boa tarde, no caso de controle de Búfalos seria o mesmo processo ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Sim, Jonathan. Trata-se de outro animal exótico e invasor. Verifique também a necessidade de alguma outra autorização estadual.

      Responder
  • LEANDRO WALDAMERI

    Posso fazer cadastro no ibama antes do meu cr ser autorizado?
    O cadastro pra quem cr e quem vai caçar com arma branca é o memso?

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode fazer o seu cadastro no IBAMA a qualquer momento, Leandro. Este lhe permite caçar o javali com armas brancas e armadilha do tipo gaiola ou curral. E para caçar com arma de fogo, além do cadastro no IBAMA, também é necessário tirar o CR de caçador no Exército.

      Responder
  • Márcio Douglas Souza Dos Santos

    Tem muita curiosidade seu caçador

    Responder
    • Saty Jardim

      Procure ir junto com algum conhecido que já pratique esta atividade, Márcio. Tenho certeza de que você vai gostar muito.

      Responder
  • Tiago Comim

    Boa tarde,
    estou realizando o cadastro e agora na página do ibama(simaf) tem uma opção que diz especifique o tipo de manejo, o que devo preencher ali?
    E quanto as amostras de sangue? como faço para entregar, os frascos pego no ibama ou preciso comprar?
    O código de etiqueta como consigo?
    Segui os passos do site e até agora deu tudo certo. Muito boa as dicas fica muito fácil,
    Abraço

    Responder
    • Saty Jardim

      Tiago. O “tipo de manejo” diz respeito ao método que você vai utilizar para encontrar/capturar/abater o javali. Quanto a coleta de amostras, elas não são obrigatórias.

      Responder
  • Pedro Paulo Bergo de Almeida

    Eu posso me tornar um caçador autônomo, inclusive prestando serviço de controle e manejo para proprietários rurais? Eu não tenho propriedades, portanto parei na primeira etapa, e fiquei em dúvida naquela parte de inserir propriedades no segundo sistema.

    Responder
    • Saty Jardim

      Pedro, você pode cadastrar propriedades de terceiros após a solicitação de autorização e dos respectivos dados aos proprietários.

      Responder
  • MATEUS JESUS ALMEIDA

    Quero caçar legalmente

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom, Mateus. É importante estar atento as regras para não ter problemas durante a prática dessa gratificante atividade.

      Responder
  • Daniel Lindenmeyer – 51 992146420

    Bom dia!!! Estou tentando cadastrar uma propriedade, tanto com CAR como com o número da matrícula. Ao término do cadastro, quando clico em salvar, não dá mensagem de cadastro concluso com êxito ou coisa semelhante, apenas fica a tela branca, onde me dá a possibilidade de ir em início ou propriedades.
    Depois quando tento solicitar uma nova autorização de manejo, e clico no Local do manejo, coloco o número do CAR da propriedade ou o número da matrícula da propriedade, me dá a mensagem: Nenhuma propriedade possui o CAR informado ou a propriedade não esta vinculada ao solicitante. Clique aqui para cadastrar uma nova propriedade ou informe um novo número de CAR. No Sicar vejo que a propriedade em questão tem registro desde 2016 mas tem a condição de cadastro Aguardando Análise. Poderia ser isto? Penso que, se o SIMAF dá a opção de cadastro da propriedade por meio da matrícula, mesmo que o CAR tivesse alguma pendência, o cadastro deveria ser concluso com êxito e a propriedade deveria poder ser associada ao solicitante. Concordas? Tens como me ajudar? Obrigado.

    Responder
    • Saty Jardim

      Daniel, acredito que você deve ter preenchido o formulário com algum caractere não permitido. Verifique em especial os campos de Latitude e Longitude.

      Responder
  • Gabriel

    Como quantos anos da pra faze o cadastro

    Responder
    • Saty Jardim

      Não tem idade mínima. Porém no caso de menor de idade, este deverá estar acompanhado de um adulto responsável durante a prática da atividade.

      Responder
  • Emerson Campagneri

    Bom dia Saty, estou realizando o cadastro para um colega meu. Minha dúvida é se eu cadastra-lo para o abate com arma de fogo, o sistema irá me pedir o CR do Exército? Não sei se ele está em dia com isso, sei que a arma é registrada. Será que pode haver um embargo na emissão da autorização pelo IBAMA? Ou somente se caso ele for abordado por agentes do orgão fiscalizador.
    Obrigado. O material aqui deixado é muito válido! Meus parabéns!!

    Responder
    • Saty Jardim

      Emerson, o IBAMA não solicita nenhum dado do Exército, CR ou das armas. Apenas é necessário informar o tipo de manejo que será realizado.

      Responder
  • Gabriel

    Fiz o cadastro como eu faço para imprimir a autorização

    Responder
    • Saty Jardim

      Gabriel, através do menu superior você tem acesso aos respectivos documentos.

      Responder
  • Giuliano

    Posso colocar o CAR da mesma propriedade em cada cadastro individual de manejador, ou o sistema não permite utilizar o mesmo CAR mais de uma vez ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Giuliano, você pode cadastrar a fazenda no SIMAF uma única vez. Após, você pode solicitar uma única autorização de manejo incluindo todos os caçadores do grupo.

      Responder
  • Victor

    Saudações Estimado Saty Jardim

    Prazer. Gostaria de agradecê-lo pelas informações disponibilizadas, parabenizar pelo site e pedir-te ajuda; se possível, claro.

    Eu não consegui fazer a segunda etapa, no SIMAF, e tenho outras dúvidas. A primeira parte do cadastro e registro fiz, majoritariamente, de acordo com as suas orientações e, a princípio, tudo deu certo. A questão é, ainda na primeira etapa, a seguinte: eu queria caçar javali com estilingue e flecha, porque não tenho arco, nem arma de fogo, mas tenho as flechas (e as pontas pra caça) e um estilingue potente. Nesse sentido, me registrei na modalidade ‘Arco e Flecha’. Assim, tu me aconselhas a usar o espaço aberto e registrar como ‘estilingue e flecha’, apesar da chance de negatória e demora ou achas que não haveria maiores problemas? É que eu presumi que a similaridade do instrumento, em caso de abordagem da Polícia Florestal ou outra autoridade relacionada, permitiria o argumento da analogia (já que o meio de abate, com arco ou estilingue e flecha, seria parecido). Enfim, se me disseres pra alterar o cadastro, assim o farei.

    Continuando. Na segunda etapa, onde começas a ensinar sobre o SIMAF, naquela primeira tela, de ‘Restrição de acesso’, na minha página há divergência com a sua. O print screen não é o mesmo. Presumo que seja por causa do atual contexto de pandemia, mas pensei em te perguntar, por via das dúvidas. Enfim, eu não consigo ‘prosseguir’, conforme orientado. Não tenho acesso. O botão não aparece. A seguinte mensagem, sem botões para dar continuidade, é a que surge:

    “Restrições de acesso X

    Existem restrições que impedem seu acesso ao serviço:

    Para acessar o SIMAF é necessário verificar as restrições abaixo e emitir o Certificado de Regularidade :
    1. Pessoa física ou jurídica: declarar atividades na categoria 20 – Uso de recursos Naturais e na atividade 28- Manejo de fauna exótica invasora. (Orientações no site do Serviçoes IBAMA);
    ou na categoria 21 – Atividades não relacionadas no Anexo VIII da Lei nº 6.938/1981 58 – Manejo de fauna exótica invasora – Instrução Normativa IBAMA nº 141/2006: art. 4, § 2º. ”

    Apesar da mensagem, fiz o cadastro conforme a última opção (e de acordo com o que te falei ali em cima), na ‘categoria 21 […]’ e mesmo assim, não consegui acesso no SIMAF. Enfim, será que é o momento ou acreditas que deixei de fazer algo? (Porque tenho a forte impressão que fiz tudo corretamente, apesar da questão do ‘Arco e Flecha’).

    Bom, por fim, a última dúvida é pra depois que eu conseguir esse acesso. É relacionada ao lugar em que pretendo caçar. Eu pensei em buscar javalis em áreas de conservação de Porto Alegre e não em fazendas. Tenho roupas, lona, rede e barraca, todas camufladas e um pio. Pensei em acampar e jogar uma ceva. Caçar por campana. Enfim, pelo que eu entendi, seria possível caçar em Unidade de Conservação também, já que num dos prints do SIMAF, tem essa opção (na segunda foto do subtítulo ‘Solicitação de autorização de manejo’, onde ticamos ‘Unidade de Conservação: O manejo ocorrerá dentro de uma Unidade de Conservação’).

    Bom, era isso. Desculpe a quantidade de dúvidas e todas as dificuldades, apesar da aula bem objetiva e clara que você nos dera. Seu site, dentre de todos os que visitei, fora o melhor. De qualquer forma, novamente, meu muito obrigado e parabéns pelo trabalho, por todo o conhecimento adquirido e por compartilhá-lo de maneira solícita!

    Meus mais cordiais cumprimentos

    Responder
    • Saty Jardim

      Victor, antes de mais nada, obrigado pelas considerações.
      – Dada a similaridade com arco e flecha, eu não marcaria a opção “Outros”;
      – Sobre as restrições de acesso ao SIMAF, acredito que você não tenha conseguido incluir a atividade corretamente em seu cadastro;
      – Para manejo em áreas de conservação, você terá que solicitar autorização ao responsável pela respectiva área.

      Responder
  • Giuliano

    Olá Saty, tudo bem? No artigo você falou que o processo é feito inteiramente pela internet. Não vai ser necessário então comparecer pessoalmente nenhuma vez no órgão do Ibama, escritório ou representante para realizar alguma etapa ? Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Exatamente, Giuliano. Tudo feito via internet.

      Responder
  • André

    Cadastrei uma propriedade no sumário inclui os participantes no caso só eu faço o relatório ? Outra dúvida e valida por três meses a altorizacao tanto para como para os participantes que inclui ? Para os participantes e emitido alguma via que comprove que vão fazer o controle nessa propriedade

    Responder
    • Saty Jardim

      André, você pode solicitar a autorização de manejo, com validade de 3 meses, incluindo todos os caçadores do grupo. Disponibilize uma cópia impressa para cada caçador.

      Responder
  • Rodrigo

    E quanto a renovação, como proceder com a renovação da Autorização de Manejo de Javali?

    Responder
  • Felipe Almeida

    Possuo Arco e Balestra, e gostaria de começar a caçar javali. Fiz o cadastro conforme ensinado neste site, mas não tenho CR, pois não utilizarei arma de fogo.
    Minha dúvida seria:
    – Vou usar Arma Branca (Arco e Balestra), preciso possuir o CR de caçador?

    Responder
    • Saty Jardim

      Felipe, para usar Arco e Balestra na caça de javali, basta o cadastro no IBAMA. E para caçar com arma de fogo, além do cadastro no IBAMA, também é necessário tirar o CR de Caçador no Exército.

      Responder
  • Anderson

    Boa tarde
    Devo tirar a autorização de manejo com validade de 3 meses com data igual ao prazo de vencimento do CTF ou os dois pode ter dadtas destintas ?
    Ex: CTF vence em 20/08/20 e o simaf 15/09/20 ?
    Outra duvida, posso adicionar 2 3 4 propriedades cadastradas com destinos destintos umas das outras em uma unica autorização de manejo ??
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      As dadas podem ser distintas em cada documento, Anderson. Apenas é importante estar com todos dentro da validade.

      Responder
  • rafaelc

    Olá boa noite , algumas pessoas dizem que é necessário um papel assinado pelo dono dapropriedade . Isso é necessário ? Ou apenas eu tendo o numero da propriedade e os dados do dono já e suficiente ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Antes isso era necessário. Agora o IBAMA solicita apenas o cadastro da propriedade no SIMAF e a emissão da respectiva autorização de manejo.

      Responder
  • ernanes

    Muito Obrigado Saty, o meu deu tudo certo.
    alem do manejo de javali, CR e craf da arma, nao preciso ter o GT correto ? a autorizacao do ibama para propriedade rural substitui o GT?

    ultima duvida, tem calibre permitido para caca? pois tenho Craf 9mm e 357 magnum

    Responder
    • Saty Jardim

      Precisa da Guia de Tráfego sim, Ernanes. Ambos os calibres citados são permitidos para caça atualmente.

      Responder
  • Thiago

    Estou com uma duvida. E pra quem vai utilizar carabinas de pressao seleciona o que no metodo de abate? Pois nao tm opção de carabinas. Posso selecionar armas brancas?

    Responder
    • Saty Jardim

      Thiago, selecione a opção “Outros” e informe o artefato que deseja utilizar e que não está listado.

      Responder
  • Eugênio Vargas

    Boa noite, algum documento precisa ser reconhecido em cartório?

    Responder
    • Saty Jardim

      Eugênio, somente para fins de recuperação da conta, onde não há acesso ao e-mail cadastrado.

      Responder
  • George Augusto

    Ola, tenho o CR de atirador, tenho que tirar outro CR para caçador? ou somente comprar a arma para caça? Obrigado e parabens pela iniciativa de nos ajudar.

    Responder
    • Saty Jardim

      George, se você deseja caçar com armas de fogo, além do cadastro no IBAMA, você também precisa do CR de caçador.

      Responder
  • Jonatas

    boa noite, não estou conseguindo preencher o nome da propriedade no simaf. se poder me dar uma dica fico muiito agradecido.

    Responder
    • Saty Jardim

      Qual o erro apresentado, Jonatas?

      Responder
  • Thiago Vieira

    Bom dia…
    Quando a terra é arrendada, como funciona?

    Responder
    • Saty Jardim

      Da mesma forma, Thiago. Os dados da fazenda devem ser preenchidos no SIMAF.

      Responder
  • Gabriel

    Como faço para arrumar um cadastro feito no simaf, ex- nome da cidade foi cadastrado errado, ou nome do proprietario esta errado. Não acho a opção para concertar o erro
    Obrigado

    Responder
    • Saty Jardim

      Atualmente não é possível, Gabriel. É preciso fazer o cadastro com muita atenção.

      Responder
  • Gilberto Vianconi Souto

    Uma dúvida: cadastrei a propriedade do meu pai no SIMAF para pegar a autorização.
    Inseri o CAR tudo certo, so que na hora de preencher o município eu coloquei errado.
    Como faço para alterar dados de uma propriedade já cadastrada? Tentei até fazer outro cadastro, mas assim que eu insiro o CAR diz que a propriedade já está cadastrada.

    Muito obrigado.
    Abraços

    Responder
    • Saty Jardim

      Atualmente não é possível, Gilberto. É preciso fazer o cadastro com muito cuidado.

      Responder
  • JOELSON MADUREIRA

    Fiz o cadastro da propriedade, não recebi nenhuma mensagem de retorno do sistema. Eu vou receber algum comunicado da aprovação da propriedade cadastrada?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Responder
    • Saty Jardim

      Joelson, recomendo que você entre diariamente no SIMAF para acompanhar a sua solicitação.

      Responder
  • Teodoro

    Gostaria de saber se para a caça de javali com carabina de pressao necessita de CR?

    Responder
    • Saty Jardim

      Apenas do cadastro no IBAMA, Teodoro.

      Responder
  • Andre

    Ótimo artigo.
    Com o CR, craft e autorização do Ibama, como se dá o deslocamento do acervo entre o endereço de guarda até o endereço de caça ?

    Responder
    • Saty Jardim

      Andre, a arma deverá ser transportada para o local de caça com acompanhamento de CR, CRAF, Guia de Tráfego, RG, Comprovante de Inscrição, Certificado de Regularidade e Autorização de Manejo do IBAMA.

      Responder
  • Gediao da silva de freitas

    Olá tem alguma taxa a ser paga? Qual o valor?
    Quero caçar com balestra.

    Responder
    • Saty Jardim

      Gediao, o IBAMA não cobra pelo cadastro para caça de javali.

      Responder
  • Ricardo

    Boa noite

    Estou com uma dúvida, onde diz informe os participantes da atividade de manejo, se eu fizer o cadastro no meu nome, posso adicionar outros participantes sem que se faça o cadastro individual de cada um?
    Esses participantes seriam somente adicionados mediante cpf e estariam legalizados para atividade juntamente com o titular do cadastro?

    Obrigado.

    Responder
    • Saty Jardim

      Ricardo, você pode adicionar outras pessoas na autorização de manejo desde que todos tenham um cadastro ativo no IBAMA como manejador de espécie exótica invasora.

      Responder
  • Elifas levi

    boa tarde,aqui na minha região tem muitas terras que não tem o numero do car por ser assentamentos como fazer nesse caso são pequenos produtores que tem suas plantação destruidas antigamente se usava aquela declaração assinada por ele autorizando o abate não sei se essa hoje em dia tem validade numa blitz do meio ambiente

    Responder
    • Saty Jardim

      A partir do início de 2019 as autorizações de manejo passaram a ser emitidas digitalmente via SIMAF. Na falta do CAR (Cadastro Ambiental Rural), também pode-se informar o Número da Matrícula do Imóvel.

      Responder
  • Elifas oliveira

    bom dia gostaria de saber se ainda se aplica multas por não entregar o relatorio e se eu tenho mais de uma fazenda cadastrada e seu caçar so em uma tenho que mandar relatorio de todas elas

    Responder
    • Saty Jardim

      É recomendado que se preencha o relatório de manejo corretamente para cada umas das propriedades cadastradas. Não tenho notícias de alguém que tenha recebido multa por não preencher este relatório.

      Responder
  • Anderson Aparecido Pinto

    O meu está acontecendo o mesmo, mais vou tentar novamente obg

    Responder
    • Saty Jardim

      Anderson, se precisar de ajuda, estou à disposição.

      Responder
  • Matheus

    Depois de fazer o cadastro no Ibama ,já posso caçar com armas brancas inclusive carabinas pcp ,ou ainda tenho que tira a CR pra esse tipo de arma PCP.

    Responder
    • Saty Jardim

      Pode sim, Matheus. O cadastro no IBAMA lhe permite caçar o javali com faca, besta, lança, arma de pressão, cachorro e armadilha.

      Responder
  • Manoel

    Olá, ótimo material, muito explicativo.
    Me restou uma dúvida, estou juntando documentos para pedir o CR, como vou incluir atividades de atirador e caçador, vou precisar da CTF, para fins de CR, preciso apenas fazer a primeira etapa desse processo, certo? Apenas o cadastro já é suficiente para envio ao exercito?
    Se eu tirar o CR incluindo a atividade de caçador, mas nunca caçar, não preciso fazer relatório nem nada mais, certo?
    Entendi que apenas quando for caçar que devo seguir com os demais passos, certo?
    Desde já agradeço.

    Att.
    Manoel.

    Responder
    • Saty Jardim

      Manoel, o cadastro no IBAMA e seus respectivos documentos não são necessários no momento da concessão do CR de Caçador. Somente são exigidos ao solicitar uma guia de tráfego para caça. Lógico que, posteriormente, ao realizar as atividades de caça você deverá estar com toda a documentação em dia.

      Responder
  • Maurilio

    Este artigo é muito bom

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom que eu consegui te ajudar, Maurilio.

      Responder
  • Carlos Ferreira

    Somente proprietários de fazendas e sítios podem ter autorização? Tenho CR CAC e não possuo terras, posso conseguir autorização?

    Responder
    • Saty Jardim

      Carlos, basta que o proprietário da terra lhe autorize a fazer a caça de javali em sua propriedade e lhe forneça os dados da fazenda para o cadastro.

      Responder
  • RENATO

    Bom dia, gostaria de saber se sendo proprietário de uma fazenda e possuindo CR de caçador preciso de autorização do Ibama para caçar javali na minha fazenda?

    Responder
    • Saty Jardim

      Precisa sim, Renato.

      Responder
  • Batista Vina

    Caso não haja abate no período, mesmo assim precisa enviar a declaração zerada?
    Outra coisa, na minha região não há javali, somente por do mato, em grandes quantidades que destrói plantações de milho e mandioca, será que o IBAMA autoriza a caça?

    Responder
    • Saty Jardim

      Batista, me parece que o novo sistema do IBAMA não deixará você renovar a autorização para a mesma fazenda sem que você envie um relatório. Atualmente apenas a caça do javali é autorizada no Brasil.

      Responder
  • Edilmar Lima

    Muito bom o material didático fiz o cadastro no IBAMA conforme orientado e deu tudo certo.

    Responder
    • Saty Jardim

      Que bom quer consegui te ajudar, Edilmar.

      Responder
  • Carlos

    Só uma dúvida, necessariamente é preciso ter CR e atividade de caça apostilada para conseguir tirar o CTF -ibama ? Mesmo que a forma de manejo seja com uso de cães e arma branca?

    desde já obrigado.

    Responder
    • Saty Jardim

      Carlos, se você não deseja utilizar armas de fogo na caça do javali, basta fazer o cadastro no IBAMA conforme descrito neste artigo.

      Responder
  • Érico Batista da Silva

    Bom dia, gostei da esplanação muito util e detalhada, eu tenho uma propriedade ao redor de 200 Ha, perto de SOLEDADE – RS, onde tenho uma sede, mas os javalis estão descascando os troncos das frutíferas com suas presas, vou ter que me cadastrar como atirador caçador, OBRIGADO.

    Responder
    • Saty Jardim

      Olá Érico. Para o cadastro de caçador no Exército, eu tenho este artigo que mostra como você poderá tirar o Certificado de Registro (CR) de Caçador e/ou Atirador.

      Responder
  • Murilo

    Fiz o cadastro conforme indicado, porém ao acessar o SIMAF aparece o aviso “Sessão expirada ou usuário inválido. Por favor, faça o login novamente através do CTF-Ibama.”

    Responder
    • Saty Jardim

      Murilo, isto é um erro que acontece frequentemente. Tente repetir o acesso ao SIMAF no dia seguinte que você vai conseguir. Deve ser algum atraso na sincronização de dados entre os dois sistemas…

      Responder
Deixe o Seu Comentário:

9 − 4 =

2019 - 2024 Legalmente Armado. Desenvolvido por .