Como Comprar uma Arma de Fogo Legalmente?
Se você chegou até aqui é porque está procurando saber como comprar uma arma de fogo legalmente, certo? Uma arma pode ter diversos propósitos, como a defesa pessoal, proteção patrimonial, caça de animais ou prática do tiro esportivo. Para cada uma destas finalidades, há uma via legal adequada para se adquirir e registrar uma arma de fogo no Brasil.
Comprar uma arma de fogo é um direito de todo cidadão brasileiro que cumpre os requisitos mínimos exigidos em lei. Neste guia, nós vamos mostrar à você, como comprar uma arma de fogo legalmente.
Os Requisitos para Comprar uma Arma
O interessado em comprar uma arma de fogo, precisa cumprir alguns requisitos legais. É necessário comprovar idoneidade, ocupação lícita, residência fixa, aptidão técnica e psicológica para o manuseio de armas de fogo. Veja quais são as principais exigências:
- Ter idade igual ou superior a 25 anos;
- Não ter antecedentes criminais;
- Não estar respondendo a inquérito ou a processo criminal;
- Ter uma ocupação lícita;
- Ter residência fixa;
- Comprovar aptidão psicológica;
- Ter capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo;
- Entre outras exigências.
Arma de Fogo para que?
Antes de mais nada, é importante saber exatamente, para que você deseja adquirir uma arma. Esta poderá ser empregada em diferentes propósitos. Entre eles, a defesa pessoal, a proteção patrimonial, a caça de animais ou a prática do tiro esportivo.

E então, para que você deseja comprar uma arma? Abaixo, veremos as finalidades mais comuns, suas atribuições e possibilidades legais previstas. Também mostraremos a forma correta para adquirir uma arma para cada um destes propósitos.
Arma de fogo para defesa pessoal
A defesa pessoal sempre foi um dos principais motivos pelo qual as pessoas compram uma arma de fogo. As armas destinadas à defesa pessoal geralmente são as pistolas ou revólveres, de calibres permitidos. Inclusive, apenas estas duas categorias de armas são legalmente previstas para que o cidadão possa requerer o Porte de Arma na Polícia Federal.
Como comprar uma arma para defesa pessoal?
Para o cidadão comum, só há um caminho para comprar e registrar uma arma para a sua defesa: a Polícia Federal. A compra da arma deverá ser feita apenas em loja.
O processo de aquisição e registro de uma arma de fogo junto à Polícia Federal é relativamente burocrático, mas costuma ser mais rápido e barato. Além disso, antes de iniciar é importante cumprir alguns requisitos exigidos pela Lei.
Se esta é a finalidade para qual você deseja comprar a arma, recomendamos que você confira o Passo a Passo de Como Comprar Arma pela Polícia Federal.
Arma de fogo para defesa do patrimônio
A defesa do patrimônio imóvel, apesar de poder ser feita com uma arma curta de porte, é melhor desempenhada com uma arma longa. Essas armas longas são os rifles, as espingardas e as carabinas. São armas com maior poder de fogo e indicadas para o confronto a distância, dentro ou fora de casa.
Para áreas internas, como ambientes comerciais e residenciais, recomenda-se armas mais curtas como as espingardas 12 de cano curto. Por outro lado, para os ambientes externos, como sítios e áreas rurais, recomenda-se os rifles e espingardas de cano longo.
É importante lembrar que, salvo algumas exceções, estas armas ficarão restritas aos limites da propriedade indicada no momento do registro. Não será permitido o seu transporte e muito menos o uso para caça ou tiro esportivo.
Como adquirir uma arma para segurança residencial ou comercial?
Igualmente como as armas curtas de defesa pessoal, as armas destinadas a segurança do imóvel também devem ser registradas junto à Polícia Federal. Mais uma vez, a compra da arma deverá ser feita apenas em loja especializada.
Os requisitos e o processo de aquisição e registro destas armas são praticamente idênticos ao de uma pistola ou revólver. Diferenciando-se apenas, no teste prático e teórico para o manuseio de arma de fogo. Para conhecer todas as etapas, acesse este artigo.
Arma de fogo para a caça
A caça de animais muitas vezes requer o uso de armas de maior alcance e efetividade. Estas armas, muitas vezes são restritas ao cidadão comum, mas podem ser adquiridas por caçadores registrados no Exército (CAC). Como exemplo, podemos citar os rifles em calibre .223, .243 e .308. Além disso, é importante deixar claro que o Exército não autoriza a compra de pistolas, pois estas não são armas de caça.
Ter o Certificado de Registro – CR no Exército, o cadastro de caçador no IBAMA e uma ou mais armas registradas no acervo de caça, traz inúmeros benefícios. Um caçador, devidamente registrado, pode comprar até 15 armas em loja ou diretamente da fábrica e transportá-las por todo o território nacional.
É importante deixar claro, de que no Brasil apenas o Javali pode ser caçado legalmente. Portanto, todas as armas, acessórios e licenças destinam-se a esta atividade.
Como comprar uma arma para a caça de animais?
A compra e registro de uma arma para a caça deve ser feita junto ao Exército Brasileiro. Este é um procedimento relativamente simples, porém requer que o interessado já tenha o Certificado de Registro de Caçador (CAC). Para os que ainda não tem, é necessário cumprir esta “primeira etapa” antes de solicitar autorização para comprar a arma. Sendo assim, dispomos de um artigo que ensina o passo a passo necessários para tirar o CR no Exército.
Considerando que você já tem o CR de caçador, existem duas vias principais para comprar uma arma. Você poderá comprar na loja (somente calibres permitidos) ou diretamente da fábrica (calibres permitidos e restritos). A compra na loja é mais simples e rápida, mas por outro lado, comprar da fábrica lhe permite economizar dinheiro. Estas duas opções de compra e todas as suas etapas, estão explicadas no seguinte artigo: Como Comprar uma Arma pelo Exército.
Arma para a prática do tiro esportivo
O tiro esportivo é uma prática que prevê a utilização de armas e munições em calibres e limites que não são permitidos ao cidadão comum. Essa é uma atividade regulamentada pelo Exército.
O Atirador Esportivo, devidamente registrado, pode comprar até 30 armas em loja ou diretamente da fábrica e munições em quantidades superiores. Também é permitido portar uma arma (de porte) durante o percurso para as atividades de tiro e local de guarda do acervo.
Como adquirir uma arma de fogo para o tiro esportivo?
Igualmente como para as armas de caça, as de tiro exportivo também são registradas junto ao Exército. Da mesma forma, é necessário que o interessado possua o Certificado de Registro, porém na modalidade de Atirador Esportivo. Para descobrir como se tornar um CAC e quais são os requisitos, veja este artigo.
Além da possibilidade de importar uma arma, é permitido a compra em loja ou diretamente da fábrica. Na loja é possível comprar armas de calibre permitido e com mais agilidade. Por outro lado, diretamente da fábrica é possível fazer a compra de armas de calibre restrito. Consulte este artigo, para descobrir como comprar uma arma na loja ou na fábrica e registrá-la no acervo de tiro.
Considerações finais sobre a compra de armas
Como vimos, uma arma de fogo pode ter diversas finalidades e procedimentos distintos de aquisição e registro. Sendo assim, a primeira coisa que se deve fazer é descobrir para que se deseja aquirir a arma de fogo. E então, procura-se a via legal de compra e registro, que pode ser junto à Polícia Federal ou Exército.
Certamente, a compra de uma arma de fogo é um processo burocrático, mas é totalmente possível. Ou seja, basta dedicar um pouco de tempo para cumprir todas as etapas estabelecidas e dar início ao processo.
Por último, não esqueça de deixar a sua opinião sobre este artigo. Já conhecida todas estas possibilidades de compra? Ficou com alguma dúvida?
Helder T Sousa
Bom dia, achei muito esclarecedor sua matéria sobre a compra de arma de fogo. Sou empresário e tenho interesse na compra de uma arma (pistola ou revólver). O caminho é igual tanto no exército quanto na polícia federal? E qual arma vc indica para que nunca possuiu uma?
Saty Jardim
Helder, ambas as instituições, Exército ou Polícia Federal, possuem seus próprios requisitos e trâmites. Aqui no blog, tenho dois artigos que mostram o passo a passo para o registro em cada uma das instituições. Sobre o modelo de arma, recomendo que você visite um clube de tiro e teste várias opções e veja qual se adapta melhor.
Sérgio leal
fui vig. consigo? hoje sou microempreendedor!
Saty Jardim
Cumprindo os requisitos, consegue sim, Sérgio.
Simone Almeida dos Santos
Eu quero comprar uma arma legalmente.
Moro as margens de uma rodovia numa chácara sosinha com dois filhos adolescentes. Eu quero um revólver posso comprar ? Ou só armas de cano longo? Que calibre é permitido nesses caso..obrigada
Saty Jardim
Simone, o Presidente Bolsonaro liberou diversos calibres ótimos para defesa. Para revólver, eu lhe recomendo o .357 Magnum.
Rodney Lima
Gostei muito das informações bem elaborado e fácil intendimento agora sim estou bem informado do assunto Rodney Lima
Saty Jardim
Obrigado pelas considerações, Rodney.
franciluze rodrigues de sousa
Gostei muito sou vigilante e gostaria de comprar uma arma só tenho uma dúvida quanto custa um possi de arma quanto tempo dura
Saty Jardim
Os valores do teste de tiro e da avaliação psicológica variam bastante de acordo com a região. Atualmente a validade do CRAF é de 10 anos.